RH estratégico é o modelo de gestão de pessoas que prioriza o capital humano e integra a equipe na estratégia da organização.
Isso só é possível através de uma metodologia inteligente, com o que há de mais moderno em psicologia organizacional e com a tecnologia correta, através de ferramentas que consigam processar a grande quantidade de dados necessárias para uma tomada de decisão precisa e rápida.
Neste momento que surge a necessidade de conhecer e aplicar o People Analytics.
O People Analytics consiste em utilizar a big data, ou seja, grande volume de informações para entender tendências de comportamento na equipe e promover uma tomada de decisão efetiva a partir de métricas e dados.
Através de um software inteligente, os dados e métricas alimentados na plataforma são compilados e apresentados de forma visual, podendo ser gráficos ou tabelas autogeradas que agilizam as tarefas.
Ao conseguir insights embasados de maneira simplificada, é possível predizer o turnover e outros resultados negativos com maior precisão do que em um RH tradicional
Não podemos falar de um modelo moderno sem falarmos do modelo tradicional. De forma geral, o RH se acostumou com algumas práticas que se baseiam em achismos e padrões engessados.
Desde o processo de recrutamento através da análise de currículo e sem ter um processo definido de seleção; ao a análise de dados de lado, até pensar em apenas resolver problemas, ao invés de se preparar para questões que poderiam surgir de maneira prévia.
O RH tradicional não segue metodologias avançadas, não se preocupa em otimizar tarefas e não liga completamente para uma tomada de decisão propriamente justa.
Não precisamos mais seguir toda uma linha burocrática para conseguirmos acessar informações prévias ou futuras.
Voltando a falar sobre uma nova forma de enxergar a gestão de pessoas, outra vantagem que temos ao adotar um RH estratégico é trazer pessoas que encaixem com a cultura organizacional.
Ao se trabalhar o fit cultural no processo de recrutamento e seleção, conseguimos separar logo no início da triagem quais pessoas combinam com o resto do time, e sigam práticas que façam parte da estratégia.
O bem-estar e o engajamento são essenciais para reter talentos dentro da organização.
A força de trabalho está cada vez mais interessada em um estilo de vida mais saudável e em combinar a vida profissional e pessoal, sem precisar se tornar em outra pessoa no ambiente de trabalho.
Ter um RH preditivo e que tome decisões a partir de dados não é possível sem ajuda da tecnologia.
Para um RH estratégico, que integre todas as tarefas de gestão de pessoas, além da análise de todas as métricas que surgem diariamente, acreditamos que a tecnologia cognitiva é a ideal.
O ser humano não consegue absorver todas as informações que surgem constantemente, mas um software preparado para adquirir conhecimento e processas as métricas que são alimentadas no sistema, consegue.
Mais do que isso, ele otimiza os processos garantindo precisão, ao mesmo tempo em que diminui o tempo necessário para realizar as tarefas.
Ao ser otimizado para a gestão de pessoas, o software aprende constantemente e gera hipóteses através de inúmeras probabilidades.
O Cognitive HR Software foi desenvolvido para ser uma solução completa para as maiores dores do RH.
Com a metodologia correta e o mais moderno da tecnologia conseguimos transformar a gestão de pessoas para uma tomada de decisão mais justa e rápida.