Decidir as perguntas para avaliação de desempenho é tão importante quanto fazê-la, afinal, é a partir dessas respostas que o gestor terá uma visão ampla e registros das percepções dos funcionários acerca das tarefas diárias, qual a visão dos seus pares, além de pontos fortes e fracos dos funcionários.
A partir disso também é possível ter uma ideia no que a empresa pode amparar o funcionário para que ele prospere na sua carreira e como consequência, acabe trazendo resultados melhores para a organização através da sua produtividade e conhecimento.
O papel do RH, dentro das avaliações de desempenho, é garantir que os critérios certos sejam colocados no formulário, além de assegurar uma análise justa de acordo com a performance de cada colaborador.
Pensando nisso, separamos 30 perguntas para te ajudar na elaboração da avaliação de desempenho, a fim de que o setor trabalhe de forma efetiva para colher os melhores dados que serão usados futuramente na tomada de decisão.
Acompanhe a leitura!
Se você chegou até aqui, é porque sabe que a avaliação de desempenho é realizada para dar e receber feedbacks para os funcionários, a fim de que tenham consciência da sua performance durante determinado período.
Isso garante que todos os líderes e liderados entendam se o desempenho está de acordo com os objetivos da empresa, além da prática da avaliação de desempenho ser benéfica para o crescimento profissional dos funcionários.
As avaliações de desempenho podem ser de 90, 180 ou 360 graus, mas todos os tipos da avaliação de desempenho tem o mesmo objetivo: todas elas almejam que o profissional compreenda melhor suas qualidades, suas responsabilidades e pontos a melhorar.
Entre os benefícios de aplicá-la, podemos mencionar:
É uma boa oportunidade de alinhamento, tanto para o colaborador, quanto para o gestor, que podem entender quais os próximos passos que o funcionário pode dar para se desenvolver na sua carreira.
Para os gestores, é o momento de entender quais são os objetivos profissionais do funcionário e de que forma ele pode ajudá-lo a alcançar essas metas.
Os funcionários desejam ser ouvidos e querem saber que seus esforços estão sendo observados e valorizados pela empresa.
Quando o time consegue expor seu ponto de vista, conversar sobre crescimento profissional e sabe que existe um acompanhamento da sua performance e preocupação com sua satisfação no trabalho, eles tendem a se sentir mais motivados com o trabalho e engajados com a empresa.
Criar uma cultura de feedbacks na empresa já contribui de maneira efetiva para a relação líder-liderado, e isso tende a se fortificar com a aplicação da avaliação de desempenho, já que ambos podem debater sobre a performance do funcionário.
É claro que nem toda avaliação de desempenho será positiva, porque existem funcionários desmotivados e com baixa performance que precisam de outro tipo de acompanhamento.
A avaliação de desempenho também auxiliará que o gestor consiga identificar o que está afetando o desenvolvimento dos funcionários e a depender do contexto, ajudá-lo a melhorar esses pontos.
Sendo assim, por meio de uma cultura de devolutivas, a comunicação entre funcionários e gestores é fortalecida, garantindo uma relação de maior confiança, buscando formas de unir a satisfação do funcionário e resultados para a empresa.
Saber quais perguntas colocar na sua avaliação de desempenho vai ditar o sucesso desse processo, porque não adianta formular um questionário que não condiz com o que você quer avaliar nos seus funcionários.
Pensando nisso, separamos 30 perguntas para avaliação de desempenho, divididas de três formas: avaliação com foco na equipe, foco em projetos e foco de performance individual.
As perguntas para avaliação de desempenho propostas abaixo são focadas em uma avaliação de desenvolvimento, isso porque as perguntas são abertas, sendo necessário que os funcionários discorram sobre o que foi perguntado.
Perguntas para avaliação de desempenho com foco em performance e objetivos pedem perguntas mais fechadas, com escalas de avaliação já pré definidas que também vão te auxiliar na tomada de decisões administrativas.
Em um outro conteúdo nosso do blog, já falamos sobre perguntas para avaliar o desempenho dos funcionários, que você pode conferir clicando nesse link.
As perguntas para avaliação de desempenho abaixo vão focar nas três frentes que mencionamos acima e o objetivo delas é garantir o bom desenvolvimento dos funcionários, equipe e projetos, sendo que a partir desses feedbacks, a empresa pode tirar insumos para aprimorar seus processos internos, com base no que foi relatado.
Confira a seguir as perguntas para avaliação de desempenho que separamos para você!
Os tipos de perguntas abaixo são para saber como é o desempenho da equipe toda com relação às atividades que precisam desenvolver.
Nesse caso, os funcionários não são avaliados individualmente sobre suas habilidades, mas o desempenho deles enquanto parte de um time. Confira:
Caso a empresa queira avaliar o desempenho dos funcionários em um projeto específico, cabe realizar uma avaliação que compreenda perguntas apenas sobre essa demanda.
É importante centralizar as perguntas no processo de desenvolvimento desse projeto, bem como qual foi o sentimento durante e como se sentiram quando foi finalizado.
Alguns exemplos de perguntas para avaliação de desempenho focada em projetos específicos são:
A avaliação 360 graus é quando líderes e pares respondem as perguntas sobre produtividade do funcionário.
Essas perguntas devem ser feitas de modo a compreender o desempenho total do funcionário que são pertinentes a função exercida.
As avaliações de desempenho são realizadas, geralmente, duas vezes ao ano, ou seja, avaliações semestrais, ou ainda avaliações anuais, mas isso pode variar de acordo com a necessidade da empresa.
Por exemplo, a avaliação com foco em projetos específicos pode ser realizada sempre que um grande projeto for finalizado pelos funcionários, a fim de coletar informações sobre como ele foi realizado, quais foram as dificuldades e acertos.
Dessa forma, esses dados serão utilizados para projetos futuros, servindo como suporte para corrigir erros de percurso ou desenvolvimento, assim como repetir o que deu certo.
É importante mencionar que as avaliações de desempenho não excluem a prática de feedbacks e vice-versa. Um deve existir independente do outro.
Os feedbacks devem ser aplicados de acordo com o contexto do funcionário para que não percam o sentido, por exemplo: é improdutivo aplicar um feedback construtivo ou negativo apenas quando chegar na época da avaliação de desempenho.
Desta forma, o funcionário não saberá que sua conduta foi positiva ou negativa, já que não houve o apontamento em tempo hábil, de modo que ele possa reproduzir o que foi feito que teve resultado efetivo.
Assim como ele pode continuar com um comportamento prejudicial até que isso seja apontado na avaliação de desempenho.
Para que a avaliação de desempenho seja bem-sucedido na sua empresa, você pode seguir algumas boas práticas para que o processo aconteça com poucas ou nenhuma interferência.
Siga as nossas dicas para que o antes, durante e depois da avaliação de desempenho seja um sucesso!
Além de saber as perguntas certas para colocar no formulário, é preciso saber qual a melhor forma avaliar o desempenho dos funcionários, porque existem ferramentas no mercado próprias para te ajudar com isso.
A Mindsight desenvolveu o sistema de avaliação de desempenho mais personalizável do mercado, então as avaliações aplicadas com seus funcionários trarão resultados mais fiéis para apoiar as decisões de negócio da empresa.
Se você quer saber mais sobre nosso sistema, agende uma conversa com um dos nossos especialistas e peça uma demonstração do nosso produto.
As decisões sobre pessoas não precisam ser imprecisas e cercada de dúvidas. Faça mais da sua estratégia de gente com o sistema da Mindsight!
Você também pode falar com um dos nossos consultores diretamente pelo whatsapp clicando no ícone abaixo!