Localiza: Seleção de Talentos Rápida e Assertiva

Sobre a Localiza

 

A Localiza ​​​​​ é a maior rede de aluguel de carros da América do Sul. Após uma trajetória de sucesso de mais de quatro décadas, sem dúvidas a Localiza é uma das empresas mais notáveis do setor.

 

Com uma frota de mais de 325 mil carros, está presente com 608 agências nas principais cidades e aeroportos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai.

 

O contexto

 

Há algum tempo a Localiza buscava uma solução inteligente capaz de tornar seus processos seletivos mais eficientes e ainda compreender melhor quais características e habilidade realmente explicavam a performance em determinadas posições.

 

Pode-se dizer que dentro do contexto de Recrutamento e Seleção, a locadora de carros tinha dois principais objetivos:

 

  • Tornar os processos seletivos mais rápidos, deixando de lado métodos lentos e ineficientes, como por exemplo, a triagem de currículos.
  • Aumentar a assertividade do processo seletivo, por meio de uma seleção baseada em critérios que comprovadamente explicam performance.

 

Foi com isso em mente que a Localiza deu início à implementação do Mindmatch – solução de recrutamento e seleção que se baseia em testes psicométricos e algoritmos de inteligência artificial.

 

A implementação do Mindmatch

 

O primeiro passo foi a construção de um fit cultural personalizado. Para construir o fit, analisamos um grupo de pessoas  consideradas “exemplos” em termos de cultura, e entendemos os principais valores e crenças daquele grupo.

 

Com essa ferramenta a empresa é capaz de fazer uma triagem online baseada na cultura, eliminando etapas manuais e avançando no processo apenas pessoas alinhadas.

 

O segundo passo foi a implementação dos outros assessments no processo seletivo, como o teste de raciocínio fluido, personalidade, teste situacional e motivacional.

 

Esses testes mostram aos recrutadores o potencial bruto dos candidatos, suas principais habilidades, traços de personalidade e ainda o match com a posição.

 

Os resultados

 

Após alguns meses utilizando a solução, os recrutadores começaram a perceber uma grande mudança em seu sistema de trabalho e na assertividade da seleção.

 

Notaram que muitos dos candidatos selecionados para a etapa de entrevista, de fato eram aprovados ao final da conversa, o que demonstrou que a ferramenta estava ajudando a encontrar – dentre milhares de candidatos – as pessoas certas.

 

Funcionários Localiza

 

Triagem rápida e assertiva

 

Para testar a eficácia dos assessments foi feito um teste em uma vaga que exigia uma boa capacidade de análise e cognição. Sendo assim, foi determinado como critério de corte o teste de Raciocínio Fluido, que mede o potencial mental do indivíduo.

 

Essa metodologia não avalia habilidade em fazer cálculos, mas sim a velocidade de aprendizado e a capacidade de processar informação.

 

A vaga recebeu nada menos que 200 inscrições – o que é muito comum nos dias de hoje com os processos seletivos online. Para fazer a seleção, os recrutadores estabeleceram uma rigorosa nota de corte de 60% para Raciocínio Fluido.

 

Dos candidatos, 98% não avançaram no processo e, apenas 4 pessoas atenderam os critérios estabelecidos e foram convidados para um entrevista. Dos 4 candidatos entrevistados, todos foram contratados, o que significa que a triagem foi 100% assertiva.

 

Além disso, o processo ficou muito mais ágil. A Localiza constatou ao final da seleção uma redução de 1/3 do tempo de dedicação do recrutador.

 

Explicando performance

 

Sabemos que nem tudo se explica por meio da capacidade cognitiva de raciocínio, como foi o caso do exemplo anterior. Para cada tipo de trabalho existem habilidades e características que são mais importantes.

 

Buscando entender quais os principais critérios que realmente explicam performance para uma de suas posições mais importantes – a célula de atendimento a casos críticos – conduzimos um estudo com a equipe.

 

Solicitamos a todos os colaboradores dessa área que realizassem a bateria de testes da Mindsight, e em paralelo foi feito um levantamento do histórico de performance dessas pessoas.

 

Após a finalização, cruzamos as notas dos testes com as avaliações de performance e descobrimos que existem alguns padrões entre aqueles que mais entregam resultados.

 

Funcionários em escritório

 

Vamos aos número. As pessoas que mais desempenham bem em atendimentos emergenciais apresentam:

 

  • Alto traço de personalidade para tomada de risco, que representa uma grande capacidade de agir mesmo com altos graus de incerteza, sem se abalar.
  • Alta capacidade de facilitação para solucionar conflitos e entender situações sociais, respondendo de forma colaborativa de maneira harmoniosa.
  • Alta motivação, que representa o impulso mais forte de se lançar em busca da realização e execução de tarefas, apresentando mais tendência ao risco e tolerância aos fracassos.
  • Baixo traço de pensamento conceitual, o que demonstra uma preferência menor por atividades de abstração conceitual e pensamento profundo.
  • Menor ambição, o que representa uma necessidade menor de buscar altos patamares de crescimento para si e para a carreira.

 

Conclusão

 

Após implementar a solução de Recrutamento e Seleção da Mindsight, a Localiza tornou seus processos seletivos mais ágeis e assertivos.

 

A implementação do fit cultural e da bateria completa de assessments tem se mostrado muito útil para embasar a tomada de decisão durante a seleção de talentos e ainda, reduzir o tempo de trabalho de cada recrutador.

 

Na análise apresentada, o processo seletivo sofreu uma redução de 1/3 do tempo e ainda apresentou 100% de assertividade, quando dos 200 candidatos inscritos, os 4 que foram escolhidos para a entrevista com a ajuda dos testes, foram contratados.

 

Além disso, os testes fornecem dados que geram insight ao longo do tempo, como foi o caso do estudo da célula de atendimento a casos críticos. Após analisar a correlação entre os testes e a performance dos colaboradores, foi possível entender quais traços de personalidade e habilidades realmente explicam o alto desempenho.

 

A partir desses insights a empresa consegue direcionar melhor seus esforços durante os processos seletivos, e escolher dentre tantos talentos inscritos, aqueles com maior alinhamento cultural e potencial para o trabalho. Além de todo o ganho em assertividade, ao final do processo ainda consegue economizar tempo.

Por