Riosulense: Um banco de talentos rápido e assertivo com o Mindmatch

 

Há mais de sete décadas no mercado, a Riosulense é uma indústria mestre em desenvolvimento de materiais, fundição e usinagem, que está entre as maiores fabricantes de peças automotivas da América Latina, e conta com mais de 700 colaboradores dedicados à organização.

 

Com amplo investimento em tecnologia e inovação de processos, a empresa assume uma posição de destaque no setor, seguindo o seu propósito de iluminar caminhos, acender talentos e moldar o futuro.

 

Em 2019, prevendo a necessidade de tornar suas contratações cada vez mais assertivas, a Riosulense conheceu o Mindmatch, plataforma de testagem online cujo objetivo é melhorar a triagem de candidatos e qualificá-los a partir de critérios justos e precisos.

 

Alan Conti, responsável pela área de Gente e Gestão da organização, comenta que desde o início a plataforma tem se mostrado uma aliada forte para respaldar as indicações dos recrutadores e acelerar os processos de seleção.

 

Um exemplo de utilização na prática foi quando a empresa precisou realizar uma contratação para a área de Marketing Digital, como conta Alan:

Anunciamos a vaga em um portal para candidatos e recebemos 87 candidatos que atendiam os pré-requisitos mínimos. Em seguida, aplicamos a bateria completa de testes do Mindmatch com esses candidatos e tivemos uma conversão de 77%, que responderam os testes. Analisando o Match com a vaga e a nota de Fit Cultural, filtramos rapidamente 8 candidatos e seguimos para as entrevistas.

 

A partir dessas entrevistas, a Riosulense conseguiu contratar um candidato que atendia aos desafios da posição. O mais interessante, contudo, foi que, na sequência foi aberta uma nova vaga para a mesma área. Segundo Alan:

Como tínhamos acabado de rodar o processo, usamos o mesmo banco de dados anterior e selecionamos os candidatos da sequência para entrevista. Isso aconteceu outras vezes também, possibilitando que utilizássemos a ferramenta como um banco de talentos. Em poucas palavras, estamos muito contentes com os resultados, porque com a plataforma foi possível fazer filtros bastante rápidos e assertivos.

 

Alan também comenta que o resultado dos testes ajudou a gerar respaldo para as indicações dos recrutadores:

Já houve casos em que alertamos que o candidato não iria funcionar para aquela posição, mas foi mantida a decisão de contratá-lo. Em pouco tempo, contudo, a pessoa deixou a organização, gerando para nós uma grande confiança com a ferramenta do Mindmatch.

Por