Com mais de duas décadas de existência e presença em todo o território nacional, o banco Agibank foi pioneiro no pagamento por QR Code no Brasil e a primeira empresa bancária a fazer com que a conta corrente dos clientes fosse igual ao seu número telefônico.
Presente de forma online e física, investe na multicanalidade para entregar conveniência ao cliente e está disponível por meio de aplicativo, internet banking, atendimento telefônico e também nos mais de 800 hubs de atendimento presencial em todos os estados do Brasil.
Hoje, o Agibank possui quase 3 milhões de clientes e 4 mil colaboradores, que trabalham em modelo híbrido: de uma das sedes – o Agi Campus, em Campinas, ou no Agi Lab, em Porto Alegre -, ou no formato home office.
Alguns dos grandes desafios em gestão de pessoas são identificar profissionais com alto potencial de desempenho, os high performers, nos processos de promoção, assim como reter os melhores talentos. E era exatamente essa a realidade do Agibank até 2019.
Chama-se de talentos potenciais os funcionários com alta produtividade e que apresentam alta aderência à cultura organizacional. Ou seja, que atingem e até superam as expectativas em relação à entrega de resultados.
De forma geral, perder pessoas pode impactar o andamento dos processos internos e gerar um alto custo já que será necessário a substituição do profissional e o treinamento do novo talento, além de uma jornada de inclusão à cultura da empresa.
Para aprimorar o cenário do Agibank na identificação dos talentos potenciais e retenção das pessoas, foram compreendidas algumas necessidades de mudança:
O começo do trabalho foi debruçado na frente comercial com foco em três níveis: Coordenador/ Gerente, Supervisor e Consultor. Nessa faixa de cargos, a empresa continha aproximadamente 1500 pessoas.
Depois do mapeamento, montou-se um cálculo de predição de potencial com base nas notas dos testes do sistema da Mindsight aplicado na admissão. A partir desses resultados, foi possível perceber que pessoas com as notas mais altas eram as que apresentavam melhor desempenho quando eram promovidos e assumiam novos desafios.
Ao aplicar uma série de testes através do nosso software de Recrutamento e Seleção, foram selecionados cerca de 100 funcionários para fazer parte de um programa de Potenciais.
O programa foi composto pelas três divisões de negócios da empresa: call center, varejo e corporativo, e a primeira ação do programa foi propor um exercício de imersão, em que os participantes puderam transitar entre as unidades para conhecer mais profundamente as demais áreas de negócios.
Com a chegada da pandemia do COVID-19, as Business Partners assumiram a responsabilidade de auxiliar os potenciais para orientar na sua capacitação, com auxílio para seleção de cursos e ferramentas para desenvolvimento com acompanhamento próximo e individualizado. A projeção para os próximos passos é conseguir aumentar a retenção e apoiar a construção de jornadas mais longas e proveitosas para todos os talentos potenciais.
Além do programa de Potenciais, a empresa identificou a oportunidade de utilizar os resultados dos nossos testes também para trabalhar a questão de sucessão. Para isso, foram cruzados os dados de potenciais com as pessoas indicadas como possíveis sucessores para cargos de liderança.
A partir das soluções oferecidas pelo Mindsight, o Agibank conseguiu aproveitar para três principais usos:
Com esse leque de possibilidades de uso, a flexibilidade do nosso software de R&S permitiu que a performance dos funcionários fosse identificada, estudada e reconhecida.
O alto desempenho dos empregados foi levado em consideração para tomada de decisão, reduzindo a chance de vieses. Além disso, as iniciativas ajudaram na identificação e na preservação de funcionários considerados modelos.