10 benefícios da diversidade no ambiente de trabalho

 

Diversidade no ambiente de trabalho é o tema do momento. Organizações de todos os tipos estão buscando cada vez mais diversificar sua equipe de colaboradores, tanto em termos de understanding quanto em características mais pessoais.

 

E esse aumento pode ser checado estatisticamente. Nos últimos anos, empresas têm definido Diversidade e Inclusão (D&I) como uma de suas principais prioridades, segundo dados da Glassdoor Economic Research. A pesquisa revela um aumento de 37% nas vagas destinadas (ou de alguma forma relacionadas) a funções de D&I nos EUA, Reino Unido, França e Alemanha em 2019, em comparação com 2018.

 

It is a aumento expressivo! Portanto, você deve ficar atento a esta questão, buscando entendê-la a fundo e — mais importante! — tentar colocá-la em prática na sua organização, por meio de planos de ação e outras implementações.

 

“Mas por que exatamente? O que eu ganho com isso?” É isso que vamos responder neste post. Então continue com a gente!

 

  1. O que é diversidade no ambiente de trabalho?
  2. Diversidade no ambiente de trabalho: moda de inclusão ou vantagem competitiva?
  3. Então, quais são principais benefícios de uma maior diversidade no ambiente de trabalho?
    1. Variedade de perspectivas diferentes
    2. Maior criatividade
    3. Maior inovação
    4. Resolução de problemas mais rápida
    5. Melhor tomada de decisão
    6. Aumento dos lucros
    7. Maior envolvimento dos funcionários
    8. Redução da rotatividade de funcionários
    9. Melhor reputação da empresa
    10. Melhores resultados de contratação
  4. Maior diversidade no ambiente de trabalho, mais benefícios à minha empresa!
  5. Mindmatch, uma solução que dá valor à diversidade

 

1. O que é diversidade no ambiente de trabalho?

 

Diversidade no ambiente de trabalho significa que uma empresa possui uma quantidade considerável de indivíduos diversos. Isto é, uma workforce itself variada, heterogênea, com diferentes características entre si.

 

Desse modo, uma empresa que incentiva a diversidade no ambiente de trabalho incluirá pessoas de diversos gêneros, idades, religião, raça, etnia, formação cultural, orientação sexual, idiomas, educação, habilidades etc.

 

10 benefícios da diversidade no ambiente de trabalho

 

Portanto, veja que não se trata “apenas” de uma questão biológica e/ou sexual. Há também outras características que precisam ser levadas em consideração quando se deseja fortalecer a diversidade dentro da organização.

 

Até mesmo questões mais polêmicas como posição política devem ser consideradas. Muitas vezes, um único posicionamento dentro da organização leva a vieses menos produtivos e interessantes.

 

Mesmo que você não concorde com as opiniões de certos colegas de trabalho (e ache absurda a defesa que ele faz de algum partido ou político), saiba que essa diferença de pensamento costuma gerar bons frutos à organização.

 

Afinal, não se esqueça que, quando estamos falando numa organização, mais importante do que questões de gosto pessoal, são questões de ordem coletiva. O impacto que uma real pluralidade causa à empresa é tão grande e tão profundo, que não devemos (dentro de questões de ética e legalidade) silenciar a voz dos discordantes.

 

Dessa forma, um bom processo de recruitment and selection process não pode ter preferência por esta ou aquela condição. Deve considerar todos iguais dentro das suas características pessoais, evitando vieses que só atrapalham a organização e a circulação de ideias mais criativas.

 

2. Diversidade no ambiente de trabalho: moda de inclusão ou vantagem competitiva?

 

A diversidade no ambiente de trabalho sempre foi um tópico quente no departamento de RH, mas, nos últimos anos, tornou-se uma meta importante para muitas empresas.

 

Essa questão é agora algo que a maioria das empresas se esforça para alcançar. Mas por quê, você saberia dizer? Trata-se apenas de melhorar a reputação de uma empresa e promover a inclusão no local de trabalho?

 

Embora a reputação da sua empresa juntamente com a intensificação do branding sejam objetivos altamente relevantes, a diversidade no local de trabalho tem muitos outros benefícios imediatos relacionados diretamente aos resultados financeiros da sua organização.

 

Assim, a diversidade no ambiente de trabalho não é apenas uma moda politicamente correta: é uma vantagem competitiva séria. Empresas com locais de trabalho mais diversificados superam seus concorrentes e obtêm maiores lucros!

 

3. Então, quais são principais benefícios de uma maior diversidade no ambiente de trabalho?

 

Veja abaixo 10 enormes benefícios que a sua organização consegue extrair de uma maior diversidade no ambiente de trabalho.

 

Benefício # 1 – Variedade de perspectivas diferentes

 

A diversidade no ambiente de trabalho garante uma variedade de perspectivas diferentes.

 

Visto que essa diversidade significa que os funcionários terão diferentes características e experiências, eles também têm mais probabilidade de ter uma variedade de habilidades e experiências diferentes.

 

Consequentemente, os funcionários de uma empresa com maior diversidade de locais de trabalho terão acesso a uma variedade de perspectivas diferentes, o que é altamente benéfico quando se trata de planejar e executar uma estratégia de negócios.

 

Benefício # 2 – Maior criatividade

 

A diversidade no ambiente de trabalho leva ao aumento da criatividade.

 

Pessoas com origens diferentes tendem a ter experiências diferentes e, portanto, perspectivas diferentes. A exposição a uma variedade de perspectivas e visões diferentes leva a uma maior criatividade.

 

Quando você reúne pessoas que veem a mesma coisa de maneiras diferentes, é mais provável que obtenha um caldeirão de ideias novas e frescas, melhorando assim a criatividade de sua força de trabalho.

 

Sabemos que hoje, num mercado tão competitivo recheado de pessoas tão capazes, encontrar soluções criativas para problemas complexos é um grande diferencial. Pode colocar a sua organização à frente na preferência dos consumidores.

 

Quanto maior a fatia conquistada, mais sua empresa se consolida como uma referência no mercado.

 

Benefício # 3 – Maior inovação

 

Diversidade no ambiente de trabalho leva a maior taxa de inovação.

 

De acordo com a pesquisa de Josh Bersin, empresas inclusivas têm 1,7 vezes mais probabilidade de serem líderes em inovação em seu mercado.

 

Em um local de trabalho diversificado, os funcionários são expostos a várias perspectivas e visões de mundo. Quando essas várias perspectivas se combinam, muitas vezes se unem de maneiras novas, abrindo portas para a inovação.

 

Por isso, como dissemos antes, é extremamente importante que você busque pessoas com diferentes pontos de vista no hora da contratação. Tenha em mente que as suas posições são bastante relevantes, mas não são as únicas do mundo — e nem devem balizar as opiniões do candidato.

 

Mesmo quando você discordar do posicionamento alheio, saiba que por trás daquela opinião pode existir um conceito interessante, cujo fundamento venha a ser extremamente útil a uma questão importante da organização.

 

Como um diamante bruto esperando para ser esculpido e lapidado.

 

Benefício # 4 – Resolução de problemas mais rápida

 

Empresas com maior diversidade de locais de trabalho resolvem problemas mais rapidamente.

 

A Harvard Business Review descobriu que diversas equipes são capazes de resolver problemas mais rapidamente do que pessoas cognitivamente semelhantes.

 

Funcionários de origens diversas têm experiências e visões diferentes, e é por isso que eles podem trazer soluções diversas para a mesa. Assim, a melhor solução pode ser escolhida mais cedo, o que leva a uma resolução de problemas mais rápida.

 

Benefício # 5 – Melhor tomada de decisão

 

A diversidade no ambiente de trabalho leva a melhores resultados na tomada de decisões.

 

Um white paper da plataforma de tomada de decisões on-line Cloverpop encontrou uma ligação direta entre a diversidade no local de trabalho e a tomada de decisões. Os pesquisadores descobriram que, quando diversas equipes tomam uma decisão de negócios, superam os tomadores de decisão individuais em até 87% das vezes.

 

Quando funcionários com experiências e perspectivas diferentes se reúnem, eles surgem com mais soluções, o que leva a processos de tomada de decisão e resultados mais informados e aprimorados.

 

Lembre-se: sua empresa deve buscar maneiras criativas, inovadoras e especialmente embasadas para tomar decisões. Performance management é um dos assuntos mais importante para líderes e RH — e nada melhor do que trabalhar com uma equipe competente e criativa. A tomada de decisão assertiva fica sempre mais fácil.

 

Benefício # 6 – Aumento dos lucros

 

Empresas com maior diversidade no ambiente de trabalho obtêm maiores lucros.

 

McKinsey & Company, uma empresa de consultoria de gestão global, conduziu uma pesquisa que incluiu 180 empresas na França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. Eles descobriram que empresas com equipes de alto escalão mais diversificadas também eram de alto desempenho financeiro.

 

Empresas com uma força de trabalho diversificada tomam decisões melhores com mais rapidez, o que lhes dá uma grande vantagem sobre seus concorrentes. Como resultado, empresas com diversidade no local de trabalho obtêm melhores resultados de negócios e colhem mais lucros.

 

Benefício # 7 – Maior envolvimento dos funcionários

 

A diversidade no ambiente de trabalho leva a um maior engajamento dos funcionários.

 

10 benefícios da diversidade no ambiente de trabalho

 

A Deloitte conduziu pesquisas que capturaram as opiniões e experiências de 1.550 funcionários em três grandes empresas australianas que operam em manufatura, varejo e saúde. Esta pesquisa mostrou que o engajamento é resultado da diversidade e inclusão.

 

A ligação entre a diversidade do local de trabalho e o envolvimento dos funcionários é bastante direta: quando os funcionários se sentem incluídos, eles ficam mais engajados.

 

E como você já deve saber, engajamento no local de trabalho é uma das grandes questões do momento. Afinal, vestir a camisa da empresa traz vantagens enormes tanto para o funcionário — que se sentirá mais conectado à sua missão e às suas funções cotidianas — quanto para a organização como um todo — que contará com uma equipe mais unida e com performing professional.

 

Benefício # 8 – Redução da rotatividade de funcionários

 

A diversidade no ambiente de trabalho é benéfica para a retenção de funcionários.

 

Empresas com uma força de trabalho diversificada geralmente incluem mais características e perspectivas individuais diferentes.

 

Diversidade e inclusão fazem com que todos os funcionários se sintam aceitos e valorizados. Quando os funcionários se sentem aceitos e valorizados, também ficam mais felizes em seu local de trabalho e permanecem mais tempo na empresa.

 

Como resultado, empresas com maior diversidade no local de trabalho apresentam menores taxas de rotatividade.

 

Benefício # 9 – Melhor reputação da empresa

 

A diversidade no ambiente de trabalho aumenta a reputação e a marca da empresa.

 

As empresas que se dedicam a construir e promover a diversidade no ambiente de trabalho são vistas como organizações boas, mais humanas e socialmente responsáveis.

 

A diversidade no ambiente de trabalho também torna sua empresa mais interessante. Por fim, se você apresentar uma força de trabalho diversificada, facilitará o relacionamento de muitas pessoas diferentes com sua empresa e sua marca, abrindo portas para novos mercados, clientes e parceiros de negócios.

 

Benefício # 10 – Melhores resultados de contratação

 

A diversidade no ambiente de trabalho leva a melhores resultados de contratação. Ela impulsiona a marca de empregador de uma empresa e apresenta a empresa como um lugar mais desejável para trabalhar.

 

Dessa forma, a diversidade no local de trabalho é um ativo especialmente benéfico para atrair os melhores talentos de diversos pools de talentos.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Glassdoor, 67% dos candidatos a emprego disseram que uma força de trabalho diversificada é importante quando se considera as ofertas de emprego.

 

4. Maior diversidade no ambiente de trabalho, mais benefícios à minha empresa!

 

Como pode ser visto neste texto, diversidade e inclusão é um tema super importante nos dias de hoje — e por boas razões!

 

10 benefícios da diversidade no ambiente de trabalho

 

Quando for estruturar um processo de recruitment and selection process, tenha em mente que você deve levar em conta as diferentes condições dos seus candidatos. Isto é, atentar para a variedade de características entre postulantes ao cargo.

 

Dessa forma, considerar questões como etnia, gênero, idade, orientação sexual, habilidades físicas e deficiências, religião, crenças políticas, educação, histórico socioeconômico, idioma, cognição e cultura.

 

Afinal, como mostramos no texto que você acabou de ler, a diversidade no ambiente de trabalho é um motivador crucial para estimular a inovação, a criatividade e a tomada de decisão, trazendo diferentes perspectivas para refinar uma ideia.

 

No entanto, é importante dizer o seguinte: não force a barra! Ou seja, não faça com que a diversidade seja a única questão importante na hora da contratação. Ela é certamente uma questão importante, mas não é a única.

 

Todos os fatores devem ser considerados: performance, aptidão, match com a vaga, adesão aos valores da empresa (fit cultural) etc. E, entre esses fatores, está também a diversidade.

 

Essa escolha deve ser feita de maneira natural, com um sistema que proporcione a aquisição de pessoas com diferentes características e visões, sem nunca deixar de lado questões mais objetivas como as mencionadas acima.

 

5. Mindmatch, uma solução que dá valor à diversidade

 

A Mindsight conta com uma incrível solução de recrutamento e seleção chamada Mindmatch.

 

Com esse sistema, é possível selecionar os melhores candidatos dentre um pool de candidatos. Aqueles com bom fit cultural, bom match ao cargo, boa performance, grande capacidade de raciocínio e… mais diversos!

 

Nosso sistema faz isso naturalmente, sem forçar a diversidade nem colocá-la acima das outras questões. De que forma?

 

Mindmatch is a bias-free tool, pois não avalia nenhuma informação demográfica do candidato. Portanto, essa diversidade acaba sendo naturalmente favorecida, sem nenhuma interferência discriminatória nem predileções enviesadas.

Já temos excelentes cases de sucesso nessa área. Um dos mais recentes é o caso da Suzano, the largest global producer de celulose de eucalipto.

 

A empresa teve ao final do processo seletivo 63 finalistas, entre os quais 49% were women and 51% men, um equilíbrio grande que manteve a diversidade conquistada na fase de atração.

 

Portanto, uma equanimidade muito alta, em que só avançaram realmente os candidatos mais adequados à vaga.

 

Livre-se dos vieses paralisantes do mercado. Contrate com mais qualidade e assertividade. Sua organização só tem a ganhar com isso e seu time de colaboradores também. Afinal, a diversidade no ambiente de trabalho é uma das formas mais positivas de a empresa abraçar seus funcionários, dando a eles todo o respeito e dignidade que merecem.

 

To learn more, please contact us. and get to know our products and services.

Por Amauri Campos