Os testes foram feitos para que você possa se mostrar além do seu currículo. Medindo seu perfil, seus valores culturais e suas habilidades, nossos clientes conseguem entender quem é a pessoa que mais se encaixa na empresa e na posição.
Portanto, entenda que, apesar de a bateria de testes ser padrão, não quer dizer que o match com cada posição ou empresa serão os mesmos. Pois para cada cliente da Mindsight são elaborados algoritmos personalizados que investigam o que é mais importante naquele contexto.
Logo, uma performance ruim em um teste não quer dizer que você está automaticamente eliminado. As combinações possíveis das características são inúmeras e variam de empresa para empresa, de vaga para vaga. Assim, temos a pessoa certa no lugar certo.
O mais importante nos testes é ser verdadeiro, para que eles reflitam quem você é com a maior acurácia possível. Nossas dicas são:
Muito comuns em processos seletivos concorridos, provas de lógica funcionam como filtros iniciais e exigem calma, foco…
A triagem de currículo tem diversos problemas. Não há nenhuma garantia de performance futura. Os candidatos mentem no currículo…
Se você fez os testes e chegou à etapa de entrevistas, parabéns! Isso significa que você já demonstrou indícios de que se encaixa na empresa e na vaga. Agora o entrevistador tentará confirmar as informações dos testes e se aprofundará em questões mais específicas para entender se você é a melhor pessoa para a vaga.
Note que: você já demonstrou se encaixar naquela empresa de alguma forma. Portanto, uma boa impressão em uma entrevista, por mais que você não consiga a vaga em questão, pode te render oportunidades futuras nessa empresa. Logo, é hora de se preparar!
Algumas dicas que separamos para você:
Não é preciso realizar todos os testes de uma vez. Você pode realizá-los na ordem que preferir e administrar o tempo da forma como achar melhor.
Lembre-se apenas de observar o prazo final indicado pela empresa recrutadora (se existir) e de que os testes não podem ser interrompidos no meio, ou seja, você pode fazê-los em momentos diferentes, mas cada teste, quando iniciado, precisa ser concluído sem interrupções.
O Status é o estado atual em que o teste e o resultado dele se encontra, exemplo:
Status Pendente – Nesse caso não há resultados computados no processo, você pode iniciar o teste clicando nele ou você pode reutilizar seus resultados anteriores, caso já tenha efetuado esses testes com o mesmo e-mail para outra empresa (procure essa opção no final da página do teste);
Status Iniciado – Nesse caso seu teste já foi iniciado anteriormente, não sendo possível reutilizar resultados anteriores. Você pode nele para realização e finalização do teste*;
*Nota: Alguns testes têm limite de tempo de realização, caso apareça como finalizado após clicar no teste, veja o tópico “É possível resetar algum teste?”.
Status Finalizado – Nesse caso seus resultados já estão computados no sistema e disponíveis para visualização da empresa*, seja por meio da realização e finalização dos testes ou reutilização de resultados anteriores.
O tempo total depende dos testes escolhidos pela empresa para a vaga em questão. Abaixo, os tempos de cada um:
As duas combinações de testes mais comuns utilizadas pelas empresas são:
Reserve o tempo adequado e tenha atenção na realização dos testes.
Recomendamos abrir os testes em um computador (desktop ou notebook). Se mesmo assim você enfrentar algum problema, há três possíveis causas:
1. Pode ser devido às restrições de segurança da rede em que seu computador está conectado;
2. A habilitação de cookies do seu computador;
3. Incompatibilidade com o navegador. Uma alternativa é tentar abrir em outro navegador como Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Google Chrome.
Se nada resolver, tente abrir em um computador diferente se possível.
It is very simple to change the language of your tests: just click on the desired language at the top of the page and after that the whole system will be shown according to the option you chose. (See the image below).
Cambiar el idioma de sus pruebas es muy simple: haga clic em el idioma deseado en la parte superior de la página y luego se cambiará el idioma. (Vea la imagen de abaio).
It is also possible to set your language preferences on your test page by selecting the desired language at the bottom of the page. (See the image below).
También es posible cambiar los idiomas de la página de la prueba selecionando el idioma deseado en la parte inferior de la página. (Vea la emagen de abaio).
Uma vez que você faz os testes, eles ficam salvos no sistema e você pode reutilizar os resultados para várias empresas diferentes. No caso de duas ou mais vagas da mesma empresa, você não precisa escolher a reutilização dos testes, pois ela já é automática e o status irá aparecer como “Finalizado”.
Segue abaixo o passo a passo para reutilizar os testes:
1. Antes de iniciar qualquer um dos testes, há uma opção de reutilização do resultado dos testes. Ela irá aparecer de diferentes formas em diferentes telas. Vamos mostrar todas as possibilidades aqui e é importante que você busque essa opção caso já tenha feitos os testes para outra empresa:
Na tela de cadastro (Caso você esteja fazendo a vaga por um ATS como a kenoby, Senior, Enlizt e outros, você irá pular essa página):
Na tela inicial de instruções para os testes, também temos a indicação de reaproveitamento:
E na tela de cada teste, antes do início, também há a opção de reutilização abaixo da confirmação de cadastro:
Em seguida, irá aparecer uma tela pedindo o e-mail utilizado na última vez em que você preencheu os testes para que possamos encontrá-lo. Por isso é muito importante saber qual o e-mail utilizado nos outros testes. Sem ele, não será possível reutilizar os testes;
Uma vez inserido o e-mail, você receberá a seguinte mensagem abaixo:
Basta aguardar o link que chegará no seu e-mail cadastrado. Ao acessar o link, aparecerá a página para reutilizar os testes. Importante verificar se todos os testes que você pretende reutilizar estão marcados e se seus dados cadastrais estão corretos. Se estiver tudo correto, basta clicar em “confirmar”;
Se os testes forem reutilizados com sucesso, irá aparecer a tela abaixo:
Importante: os testes precisam estar com status “Finalizado” ou “Finalizado – Pode ser refeito”. Caso estejam com o status “Pendente” ou “Iniciado”, será necessário preencher o teste.
Os testes ficam salvos permanentemente, a não ser que a empresa para a qual você os preencheu tenha apagado os seus resultados. Uma vez que você os realiza, você também poderá reutilizá-los para qualquer outra empresa, sempre que quiser.
Se o seu desejo for refazê-los, a situação muda. Se você fez o teste hoje para uma determinada empresa e depois quiser refazê-los em outra vaga da mesma empresa, isso só será possível após 4 meses. Se você quiser solicitar nova chance antes desse prazo, você deverá entrar em contato com a empresa em que está prestando o processo seletivo.
Porém, cada vez que você se candidata para uma empresa diferente você tem a opção de realizar os testes novamente, ou caso preferir, também pode optar pela reutilização de resultados que já fez em outro processo seletivo.