FAT: Metas e desenvolvimento por meio da gestão de performance

FAT: Do início ao infinito

 

A FAT – Faculdade e Escola oferece uma série de iniciativas para incentivar a educação por meio de cursos que vão desde a educação infantil e ensino fundamental até a pós-graduação. Localizada em Tapejara, no Rio Grande do Sul, ela ainda permite opções EAD por meio de uma parceria com a Unicesumar. Em sua visão, a empresa quer ser referência em educação e ensino, destacando-se por suas ações, práticas e metodologias.

 

Os objetivos do projeto

 

A FAT se encontrava com alguns desafios em seus processos de gestão de pessoas, e tendo isso em mente a empresa começou a procurar uma solução externa que pudesse auxiliá-la a potencializar os seus esforços. Foram desenvolvidos três principais objetivos que seriam o foco deste projeto, incluindo:

 

  • Engajar os funcionários de forma que buscassem desenvolvimento e maior comprometimento com o trabalho desenvolvido na instituição
  • Estimular o trabalho em equipe e a troca entre setores
  • Formalizar processos de feedback e de acompanhamento de seus trabalhadores

 

Para realizar um projeto que fosse o mais embasado possível, era preciso de uma empresa que tivesse know-how e experiência na área de gestão de pessoas. Assim, a FAT se juntou com a Mindsight, que oferece módulo de gestão de desempenho como solução essencial para uma gestão mais eficaz e inteligente.

 

Transparência e atenção nas avaliações de desempenho

 

A performance appraisal is a ferramenta chave para mensurar e avaliar a performance dos funcionários de uma empresa. Ela é responsável por melhorar tanto resultados como a satisfação de funcionários, também permitindo uma quantidade maior de insumos para gestores para a tomada de decisões mais estratégicas e embasadas.

 

Durante a realização do projeto em parceria com a Mindsight, a FAT buscou reforçar aos seus colaboradores a importância dessas avaliações, que são essenciais para possibilitar um maior direcionamento quanto à performance na empresa. Na FAT essa análise foi feita com base em cargos específicos ao invés de áreas, o que permitiu ainda mais clareza no processo de autoconhecimento e desenvolvimento dos funcionários.

 

Outro ponto importante para a empresa foi a preocupação em esclarecer que nas avaliações não se trata de respostas certas ou erradas, mas sim o ponto de vista de cada um, assim como sua disposição para melhorar e continuar evoluindo. Sobre as avaliações de desempenho, Vanderlusa Navarini, docente do Ensino Fundamental II e Médio na FAT, teve o seguinte depoimento:

“O que considerei mais interessante nas avaliações foi por elas estarem divididas em tópicos, visando um crescimento para nós professores naqueles que apresentavam menor aproveitamento. Desse jeito, podíamos saber onde e o que realmente precisávamos desenvolver.”

“Acho que é importante ter esse tempo para refletir e permitir insights para nosso desenvolvimento futuro. Na área da educação e do ensino o tradicional ainda prevalece, mas também usamos bastante a tecnologia para desenvolver outras técnicas, por que ambas devem coexistir.”

 

Referências de performance pela matriz nine box

 

Pelas avaliações que foram realizadas pela FAT, funcionários podiam ser enquadrados na matriz nine box, que permite fazer uma classificação conjunta tanto de potencial como de performance. Com o uso dessa matriz, era possível definir tanto os high performers da empresa, ou seja, aqueles que demonstram maior performance e resultados, como também aqueles que precisavam de maior atenção. Assim, a FAT também podia estabelecer os comportamentos dos high performers como ponto de referência para incentivar o desenvolvimento dos funcionários como um todo.

 

Calibração inteligente para assegurar transparência

 

Depois dessas avaliações também foi estabelecida uma etapa de calibração, método em que gestores têm o objetivo de validar as análises que foram feitas, assegurando o mesmo padrão de avaliação. Com o uso do módulo de calibração inteligente da nossa ferramenta, as avaliações puderam ser mais eficientes e justas, já que a plataforma realiza uma análise capaz de captar possíveis divergências ou pontos de revisão.

 

Feedbacks para desenvolvimento de funcionários

 

Após a liberação dos resultados de suas avaliações, foi realizada uma reunião de alinhamento entre a FAT e a Mindsight para discutir boas práticas e estratégias para estruturar feedbacks de valor. As avaliações de desempenho e a calibração inteligente permitiram que a FAT tivesse mais insumos para analisar o seu time e, assim, auxiliar no processo de desenvolvimento dos funcionários de forma mais objetiva. Assim, colaboradores poderiam ter um norte melhor sobre o que poderia ser feito para evoluírem cada vez mais, entregando mais resultados e aumentando sua performance.

 

O resultado

 

Promovendo avaliações justas e transparentes e incentivando o desenvolvimento de funcionários por meio desses feedbacks construtivos, a FAT conseguiu aumentar tanto o engajamento de seus funcionários  como a responsabilidade com entregas, possibilitando também a criação de metas com maior embasamento e objetividade à partir dos dados obtidos nas avaliações.

 

Maria Caroline da Silva, Psicóloga Organizacional da FAT, apontou o seguinte sobre o projeto:

“Com uma primeira rodada mais focada nos gestores e colaboradores da empresa, conseguimos conhecer um pouco mais a ferramenta e seus recursos. Acreditamos que ela será essencial para nos auxiliar nas possibilidades de reconhecimento do trabalho realizado pelo nosso time, tendo dados e métricas que servirão como base para a tomada de decisões no que diz respeito à gente.”

 

Próximos planos para a FAT

 

Agora que uma primeira rodada de avaliações foi realizada na empresa, a FAT está em processo de usar esses dados e as metodologias por trás das ferramentas da Mindsight para potencializar cada vez mais os seus processos de gestão de pessoas. Para futuras avaliações, a FAT irá focar em melhorar os resultados que foram obtidos nesta primeira rodada, fortalecendo e evoluindo nossa parceria.

A Mindsight esteve conosco em todos os momentos, nos auxiliando com nossas dúvidas e sempre sugerindo formas de melhorar. Os prazos foram cumpridos para que o processo acontecesse sem complicações, e ainda contamos com vários recursos para orientação, como tutoriais. Estamos nos encaminhando para a segunda rodada de avaliações, e o suporte segue sendo fundamental para o nosso planejamento.”

 

E-Book Indicadores de R&S

Por Guilherme Bambace Caraccio