Kroton: Entenda a Relação entre Assessments de Triagem e Performance

Kroton: o Gigante da Educação 

 

Com sua idealização em 1966, no estado de Minas Gerais, cinco jovens amigos ousaram encabeçar um novo projeto na educação: o curso pré-vestibular Pitágoras. Com o passar dos anos, o sonho se amplia e se concretiza com a aquisição de vários outros colégios, faculdades e universidades.  

 

O crescimento acelerado da empresa promoveu a abertura de capital na BM&FBovespa, com o nome de Kroton Educacional (KROT11). Logo em sequência, a organização se tornou líder no setor de educação a distância do Brasil, título que foi somado ao de maior empresa educacional do mundo em termos de valor de mercado e alunos. 

 

Com o impacto direto em mais de 1 milhão de estudantes brasileiros e uma transformação digital marcante, a empresa mãe possui inúmeras holdings com intuitos diferentes, sendo uma referência extraordinária para todos que estão a sua volta. 

 

 

The Prefácio de uma Transformação 

 

Visando selecionar apenas pessoas alinhadas para fazer parte de seu time, a Kroton se via diante de um grande desafio: encontrar as pessoas certas, dentre milhares de candidatos, para embarcarem em sua história e fazerem a diferença junto deles.  

 

Sob orientação da Mindsight, a empresa conduziu um processo seletivo online que desconsiderava os currículos inicialmente e que triava os aspirantes às vagas pelos critérios de nível de cultura semelhante and potential do candidato ao cargo. 

 

Para melhor compreensão, abaixo encontra-se uma breve explicação referente aos dois quesitos avaliados na Kroton para sua seleção: 

  1. The Cultural Fit é um teste personalizado que tem como premissa a metodologia Organizational Culture Profile (OCP), onde mapeiam-se os comportamentos esperados dentro daquela empresa a partir de funcionários modelos e guardiões da cultura vigente. Esses comportamentos orientam as ações e diretrizes de cada um dos colaboradores no cotidiano da organização. 

Qual a importância de se medir o fit cultural?   

  • Maior chance de se ter um funcionário engajado;
  • Redução de REDUCTION
  • Maior produtividade dos funcionários. 

 

2. O Match com a posição, por sua vez, mede a probabilidade daquele candidato performar bem no cargo em questão.  

É feita uma análise dos resultados dos testes do candidato a partir de machine learning. Foi criado um algoritmo personalizado para a Kroton pela Mindsight, permitindo desta forma, uma identificação e predição de um bom desempenho dos competidores às posições para as quais eles estão pleiteando.  

 

Esse Match com a posição é então mensurado a partir de alguns Assessments Psicométricos. Apesar de existir um leque de possibilidades nesse quesito, normalmente os testes mais comuns utilizados estão na faixa de 4 avaliações:  

  • Personality Test: com a metodologia do Big-Five, é possível mapear 16 atributos da personalidade do respondente; 
  • Motivational Testavaliação da disposição do candidato a correr riscos ou evitar fracassos;  
  • Teste Situacional: mensura o bom senso social em variadas situações;  
  • Teste de Raciocínio Fluído: compreensão do nível de capacidade analítica e identificação de padrões pela pessoa. 

 

Entretanto, ao realizar um teste de personalidade, por exemplo, é possível nos esbarrarmos com alguns problemas, como:  falta de autoconhecimento, projeção por parte do candidato ou referencial de ambientação desbalanceado. Por isso identifica-se a necessidade de aplicação dos outros três testes, que vão além de um perfil teórico: coloca-se em prática, então, as constatações obtidas.  

 

Conseguimos, desta forma, fazer uma dupla verificação das respostas iniciais e, portanto, garante-se uma acurácia perante os dados de primeira instância.   

 

Assim, usando os Assessments de Cultura como nota de corte inicial e Potencial como qualificador para etapas seguintes do processo seletivo, a Kroton escolheu um seleto grupo de pessoas para continuarem nas próximas fases de sua esteira de seleção, diminuindo absurdamente a quantidade inicial de candidatos.  

 

 

As Repercussões Manifestadas 

 

É importante entendermos que ao estruturar esse processo de seleção com a Mindsight, a rede de educação Kroton não deixou seu processo apenas mais ágil, mas também conseguiu ter algumas percepções extras que podem auxiliá-los no futuro.  

 

O ciclo de testes permite um maior embasamento na tomada de decisão no momento da seleção, possibilitando identificar características de personalidade e hard skills que preveem performance. Portanto, a realização de análises profundas gera evidências de padrões de um possível bom desempenho nos cargos da empresa.

 

 

O algoritmo de “Consultor de Sucesso”, como foi apelidado pela equipe da Mindsight e da Kroton, foi desenvolvido em meados de julho de 2020. Desde então a área de Atendimento da Kroton tem um acompanhamento do indicador de produtividade dos colaboradores contratados por ele nos meses seguintes.  

 

Realizando análises que interligam os resultados da Avaliação de Desempenho, propiciada pela Kroton, e as notas do Match com a posição do sistema da Mindsight, foi constatada, no intervalo de tempo dos meses de agosto, setembro e outubro, uma correlação positiva (+0.4) entre a nota de triagem e o indicador de produtividade.  

 

Ou seja, consegue-se enxergar uma precisão garantida no algoritmo programado, uma vez que esse indicador positivo demonstra que as duas informações modificáveis caminham em conjunto, sendo o inverso também verdadeiro: uma correlação negativa simboliza o antagonismo das variáveis, uma oposição entre as ações decorrentes delas. 

 

É importante frisarmos, também, que a correlação das variantes é gradualmente mais forte – interligadas – quanto mais próximo do valor de número um.  

 

Na imagem abaixo, disponível em “Métodos Estatísticos Avançados: Correlação e Regressão Linear Simples – Estimação e Interpretação da Reta Tabela ANOVA e R2” pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pode-se compreender melhor a interpretação quanto convergência/divergência de fatores mencionados acima: 

 

Além disso, vale ressaltar que, tanto a Kroton como a Mindsight seguem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando a privacidade dos dados usados nessa análise. 

 

Naquela ocasião, para a construção desse modelo, trabalhou-se com as seguintes categorias variáveis de: 

  • Qualidade do atendimento; 
  • Produtividade do colaborador; 
  • Atingimento de TMA (tempo médio de atendimento); 
  • Disponibilidade.  

 

Foi compartilhada uma planilha com os dados de produtividade, qualidade e resultado final desses funcionários e, após o tratamento da base encaminhada (com a retirada de informações de pessoas que já não faziam mais parte do quadro de funcionários ou colaboradores que foram admitidos após essa leva de contrações), foi possível ter insights com boa acurácia e veracidade quanto ao processo.  

 

The Cenário Vigente 

 

Portanto, a inteligência artificial do Mindmatch é uma aliada para área de Recursos Humanos, já que conseguiu provar a relação entre os Assessments de triagem e a Performance dos colaboradores atuais da organização. 

 

Essa triagem assertiva e otimizada como parâmetro e filtro nos processos seletivos garante uma economia de energia, tempo e dinheiro, uma vez que se evitam pessoas desalinhadas e existe uma maior objetividade no momento de contratação, bem como, maior produtividade nos funcionários selecionados.  

 

Em suma, a Kroton pode canalizar seus esforços para a escolha certeira de talentos a partir destes insights colecionados que regarão, então, a sinergia entre a cultura organizacional e o potencial de desempenho do candidato com o empregador. 

By