Cinco passos para você ter um RH estratégico

Nós falamos anteriormente sobre cinco razões para você ter um RH estratégico e agora vamos listar cinco etapas e práticas que merecem sua atenção para desenvolver uma gestão de pessoas eficiente e otimizada na sua organização.

O capital humano vem tendo cada vez mais importância em todo o mundo.

Empresas de todos os tamanhos estão aumentando o investimento na captação e retenção de talentos, o que passa diretamente pelo time de RH, mas isso não é o bastante.

Hoje a tecnologia em gestão de pessoas avança de maneira muito rápida, assim como teorias e práticas da psicologia organizacional.

Ter um RH propositivo e otimizado vai fazer toda a diferença nos próximos anos, por isso é fundamental entender o RH estratégico e as ferramentas que auxiliam e agilizam a tomada de decisão e encontrar a solução ideal.

Vamos para as dicas que separamos:

Implementando um RH estratégico

  1. Reflexão e planejamento

Todas as decisões que mudam o rumo da organização precisam de reflexão e planejamento.

Na área de gestão de pessoas não pode ser diferente. É necessário entender quais são os problemas da equipe e como entrar a solução correta.

Definir uma meta facilita o trabalho, e ter como mostrar a evolução do processo, e os seus resultados, vai aumentar o engajamento de todos, não só nesta questão, mas para o planejamento a longo prazo.

Se você entender que o problema está na prospecção ou retenção de talentos, será necessário escolher qual das duas etapas você irá priorizar.

O importante neste primeiro momento é definir qual questão será enfrentada e fazer com que toda a equipe faça parte da solução.

A gestão de pessoas moderna e estratégica está preparada para o que surgir, ser reativo e esperar os problemas acontecerem não é mais eficiente.

Para isso, você precisa de tecnologia, metodologia e uma comunicação interna eficiente.

  1. People Analytics

O People Analytics consiste em utilizar a big data, ou seja, um grande volume de dados para entender tendências e comportamentos da equipe e a partir de uma análise efetiva, gerar insights para uma tomada de decisão justa a partir de métricas consistentes, ao invés de achismos.

Com esses dados expostos de maneira clara através de um software inteligente, é possível predizer o turnover e outros resultados negativos com maior precisão.

  1. Promover a cultura organizacional

A cultura organizacional é um elemento essencial em qualquer organização. Sem uma cultura definida e trabalhada é impossível gerar um ambiente agradável para todos e trazer pessoas que complementem a estratégia da sua empresa.

Como já falamos, o capital humano é prioridade em 2022. Para ter resultados e desenvolver talentos é necessário gerar engajamento e trabalhar a satisfação de toda a equipe.

O seu planejamento inicial vai ajudar aqui. Por isso, você precisa entender o mercado, seus concorrentes, quais práticas são mais favoráveis, tudo isso vai te ajudar a fortalecer a sua cultura.

Porém, é necessário tomar cuidado para não perder sua identidade, você deve adaptar novas práticas ao que já funciona na sua organização e não o contrário.

  1. Transparência e bem-estar

Entender questões sociais é uma prática que vai além da vida profissional. E a lógica do modelo de trabalho atual é a integração da vida pessoal com o trabalho.

Vestir uma máscara para ir trabalhar é um conceito atrasado. As diferenças precisam ser aceitas.

Além disso, a transparência no andamento da empresa é uma prática essencial. Definir reuniões ou alimentar um board com resultados financeiros e mercadológicos aumenta o engajamento e satisfação de todos.

Em casos de crise, a equipe sabe o que está acontecendo, quais práticas estão sendo tomadas e todos ficam preparados para lidar com o momento negativo.

  1. Tecnologia e metodologia

A tecnologia na gestão de pessoas é acessível para todos. Não é possível ter um RH estratégico sem as ferramentas corretas.

Uma inteligência artificial com diversas soluções integradas é um diferencial que vai te preparar para os desafios que virão.

A gestão de pessoas passa por um processo de mudança que vai desde o modelo trabalho, a otimização do tempo e a saúde mental da equipe.

Nós entendemos que um sistema cognitivo, que aprenda ao ser alimentado com cada métrica e compile os resultados de maneira visual é o melhor caminho para a gestão de pessoas.

Por isso, criamos o Cognitive HR Software. Um sistema com diversas soluções e que otimiza tempo e recursos para um RH inteligente.

Autor

Compartilhe:

Post populares

Ciclo de Gente: que etapas, pontos de contato, times e métricas ele envolve? Tiramos essas e outras principais dúvidas aqui! 
Como contratar um profissional de People Analytics de maneira efetiva?
SIOP Annual Conference: Conheça o maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Case Grant Thornton: ferramenta para centralização de dados e inteligência para tomada de decisão
Mindsight + Sankhya: Uma nova era na gestão de RH

Posts relacionados

Ação 1
pexels-photo-1379636
© Mindsight 2024. Todos os Direitos Reservados