Por que usar um HCM na gestão de pessoas?

HCM e gestão de pessoas

Gerenciar pessoas é uma tarefa desafiadora e cheia de obstáculos. Afinal, lidar com seres humanos é lidar com diferentes jeitos e personalidades. Às vezes, isso pode dificultar o trabalho do gestor, mas é nessas individualidades que reside a força das pessoas — e onde entram o HCM, o ERP e demais ferramentas de gestão.

 

Baixe o e-book de Implementação de People Analytics

 

Porém, com tantas ferramentas disponíveis no mercado, não é de se espantar que fiquemos em dúvida sobre qual seria mais adequada ao nosso negócio. Empresa de pequeno ou grande porte, B2B ou B2C, que trata diretamente com os clientes ou apenas intermedia? Qual sistema de gestão escolher?

A dinâmica do trabalho no século XXI, sobretudo após a pandemia de Covid-19, exige um olhar mais cuidadoso sobre o capital humano da nossa organização. Talvez seja necessário revisar os processos e o próprio entendimento quanto à gestão de gente como um todo.

Mas para isso, precisaremos voltar ao básico e explorar o que é a Gestão do Capital Humano no contexto de hoje. E compreender de que forma ela pode ser otimizada com um sistema completo de gerenciamento, capaz de integrar diversos campos de atuação dos gestores e profissionais de RH.

Assim, as perguntas a serem feitas são: você sabe exatamente o que é um HCM? Sabe para que serve e por que você deve usá-lo na gestão de pessoas do seu departamento?

Se não tem as respostas em mente, não se preocupe. É sobre isso que falaremos neste post.

 

1. O que é um HCM?

O HCM é uma abreviação em inglês para Human Capital Management (Gestão de Capital Humano, em português) e cuja definição pode ser descrita como um conjunto de práticas relacionadas à gestão dos recursos humanos.

Essas práticas são focadas nas necessidades da organização e costumam ser implementadas em três categorias: aquisição de talentos, gestão de pessoas e otimização de força de trabalho.

Dessa forma, é um mecanismo que abrange grande parte do que acontece no departamento de RH, integrando diversos campos de atuação em um único modelo de gerenciamento.

Em termos concretos, o HCM é um sistema de gestão. Ele ajuda os líderes e gestores na tomada de decisão, pois numa única plataforma ele agrega dados e permite ações.

Por que usar um HCM na gestão de pessoas?
Qual a diferença do ERP para o HCM

Campos integrados pelo HCM

 

Assim, os diferentes campos que podem ser acessados num HCM incluem:

Suporte administrativo central:

  • Administração de pessoal
  • Administração de benefícios
  • Folha de pagamento
  • Portal/Autoatendimento do funcionário
  • Centro de serviço

Suporte estratégico:

Outro HCM:

Imagine uma linha de produção…

Analogias são boas porque aproximam conceitos complexos e abstratos a saberes conhecido e simples. Dessa forma, não economizamos o seu uso quando ela serve ao propósito de facilitar a compreensão. Então, vamos a ela!

Imagine uma linha de produção de blusas. Qual é o caminho que será percorrido até a matéria prima (tecido) se transformar numa elegante blusa de manga comprida a ser vendida numa loja de grife? Basicamente, teremos estas etapas:

Máquina de corte => Máquina de costura => Máquina de embalar

O tecido primeiramente chega cru à fábrica de roupas. Um grande rolo liso, sem nenhum trabalho feito — a não ser o de transformar algodão em tecido propriamente dito.

Máquina de corte: As costureiras primeiramente vão cortá-lo para ajustar ao tamanho desejado.

Máquina de costura: Logo em seguida, os panos são costurados numa máquina de costura, dando forma e acabamento àquele tecido. São acrescentados peças e acessórios (como botões, bolsos e zíper) e costurados a marca e os selos.

Máquina de embalar: Com a blusa pronta, é só embalar e vender.

Simples, não é? Agora, quais são as variáveis envolvidas nessa linha de produção? Podemos citar algumas: capacidade de produção (blusas/h), matéria-prima (quantidade de tecido), custo por blusa, tempo de manutenção, peças de reposição, novas tecnologias etc.

 

Por que usar um HCM na gestão de pessoas?
Como o HCM ajuda no negócio?

Voltando ao HCM…

Essa linha de produção precisa ser gerenciada de alguma maneira. Um sistema de gerenciamento muito conhecido é o ERP (Enterprise Resource Planning — em português, Planejamento de Recursos Empresariais).

Um ERP consegue controlar basicamente todos os processos da empresa, incluindo balanço patrimonial, estoque, portal do cliente, cadastro de funcionários etc. Assim, buscam a melhoria da produtividade, a otimização dos processos e a segurança das informações. E servem tanto para grandes quanto para microempresas.

Mas então qual a diferença do ERP para o HCM? Voltemos para a nossa linha de produção, porém desta vez vamos olhar para as atividades humanas, e não para as máquinas. Dessa forma, ela poderia ser descrita assim:

Cortar => Costurar => Embalar

Basicamente, é o mesmo esquema, mas agora as variáveis têm a ver com pessoas: capacidade (blusas/h), matéria-prima, custo por blusa, férias, salário, plano de carreira, engajamento e satisfação, treinamento etc.

Notem que o quadro é bem diferente do anterior. A análise se estabelece de acordo com as condições humanas. E é aí que entra o HCM. Um sistema de capital humano capaz de garantir o desempenho e a produtividade por meio da gestão de pessoas.

2. Como o HCM ajuda no negócio?

O departamento de RH tem uma dupla função dentro das organizações. Precisa lidar com pessoas — estimulando a performance de cada um e engajando as equipes no contexto da companhia.

E precisa lidar com dados — agrupando informações relevantes sobre cada funcionário e fornecendo aos líderes todo embasamento necessário à tomada de decisão.

Dessa forma, é de se esperar que os profissionais de RH possam contar com ferramentas capazes de otimizar suas atividades corporativas. Uma solução integrada pode economizar tempo nos processos e dar ao RH todo o material de que precisa para agir com eficiência.

 

Por que usar um HCM na gestão de pessoas?
Obtenha dados confiáveis

E, com isso, reduzir custos operacionais e de sistema, já que as atividades serão exercidas com mais rapidez e as decisões terão efeitos mais imediatos. Além disso, muitos erros podem ser evitados, tanto em processamento de informações e administração de planos quanto em ações estratégicas da liderança.

A influência de um RH desalinhado sobre o quadro geral da organização é tão grande que pode até mesmo desestruturar outros departamentos — afinal, como dissemos, gestores costumam tirar seus insights dos indicadores de RH.

O importante é ter dados confiáveis

Dessa forma, devemos garantir que dados confiáveis estejam chegando a eles. E assim evitar ao máximo causar prejuízos que podem perdurar por meses (ou anos) antes de serem completamente resolvidos e seus efeitos nocivos serem diluídos.

Logo, qual deve ser nosso foco? Entender a importância de centralizar dados e atividades em um único sistema, buscando solução de um parceiro que já tenha o know-how de gestão e saiba lidar com gente.

Como o HCM é uma solução baseada em nuvem e extremamente econômica, a integração dos processos é facilitada. Todo funcionário — seja líder, seja liderado — pode acessar o sistema de onde estiver, com qualquer dispositivo. Isso é especialmente importante para o trabalho remoto.

Além disso, atualizações de software e até mesmo de hardware, se houver, são feitas de maneira organizada e veloz, reduzindo a necessidade de suporte de TI.

E por fim não podemos deixar de ressaltar a segurança dos dados. Mesmo quando não são criptografados, os dados inseridos num HCM podem ser protegidos por protocolos e outros mecanismos de segurança como firewalls. Isso garante que padrões legais sejam rigorosamente cumpridos, seguindo regulamentos em conformidade com o código trabalhista.

3. Principais benefícios

 

Por que usar um HCM na gestão de pessoas?
HCM transformando a gestão de pessoas da sua empresa

 

Você já deve ter percebido como um HCM ajuda bastante líderes e gestores gerenciarem suas equipes, certo?

Fazer uma gestão de desempenho contando com uma plataforma que integre dados e informações sobre os funcionários é muito mais fácil do que usar um sistema descentralizado. Sair coletando dados dispersos para tomar uma simples decisão é ineficaz e prejudica a assertividade da gestão.

Mas quais são os benefícios concretos de se usar um HCM na sua empresa? Levantamos as principais características do sistema:

  • Atração e retenção de talentos, aumentando a qualidade e a rapidez das contratações
  • Desenvolvimento de talentos, oferecendo oportunidades de crescimento e evolução profissional
  • Otimização da gestão da sua força de trabalho e os gastos associados
  • Alinhamento de estratégia de pessoas e negócios
  • Comunicação veloz e direcionada
  • Ajuste da força de trabalho com as mudanças organizacionais
  • Agilidade das operações de RH com análise avançada;
  • Automação dos processos manuais, tanto global quando localmente
  • Maior envolvimento dos funcionários, que podem acessar informações como dados pessoais, benefícios, solicitações de PTO, folha de pagamento etc. independentemente de onde estiverem.
HCM transformando a gestão de pessoas da sua empresa
HCM transformando a gestão de pessoas da sua empresa

4. De que forma o HCM aprimora a gestão de pessoas?

Num mundo com tantas mudanças acontecendo, não é surpresa notar que as empresas têm passado por transformações profundas nas últimas décadas. Por exemplo, aquele chefe intempestivo e grosseiro já não tem mais espaço no ambiente de trabalho. Outro exemplo é o home office, que definitivamente chegou para ficar.

E como não poderia deixar de ser, o RH também vem se modernizando ao longo do tempo. Não apenas na questão tecnológica, mas sobretudo na questão de gente.

Já assimilamos a ideia de que nossa organização deve cuidar de seus colaboradores como seres humanos. Dar a eles todo o suporte necessário ao desenvolvimento de suas atividades diárias e o bem-estar no trabalho. Isso gera mais engajamento e fomenta a experiência do funcionário.

Mas como unir todas essas questões de capital humano com uma gestão eficiente, que gere frutos não apenas para os funcionários mas também para a empresa? Como acelerar a transformação digital numa era em que o caderninho de anotações está sendo aposentado?

Um HCM pode ser a resposta!

Afinal, são exatamente esses os objetivos da sua implementação.

Não podemos mais ficar gastando tempo em tarefas puramente operacionais — contratações, benefícios, folha de pagamento, licenças, férias e demissões. Tudo isso precisa ser automatizado.

E não porque os profissionais de RH sejam incapazes de fazê-las à mão. Porque simplesmente não há motivos racionais para desperdiçar o talento e a capacidade do colaborador com atividades que poderiam ser feitas automaticamente.

Devemos usar as habilidades das nossas equipes para resolver problemas que só podem ser resolvidos por seres humanos!

Automatizando esses processos, o departamento fica mais livre para pensar em questões estratégicas, fundamentais para o futuro da organização. E trabalhar na criação de um ambiente de trabalho mais acolhedor, inclusivo e integrado.

 

Baixe o e-book de Implementação de People Analytics

 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os amigos e colegas de trabalho. Para mais informações sobre nossas soluções, agente uma conversa conosco.

Sobre o autor:

Post populares

Case Soluzione: Gestão de vagas com ATS da Mindsight
JotaF. Telecom: evoluindo o Clima Organizacional na Covid-19
Collact: Liderança e Desenvolvimento com Avaliações de Desempenho
Agibank: Como Identificar e Reter Talentos
Trinus: People Analytics na Tomada de Decisão Embasada

Posts relacionados

Ação 1
pexels-photo-1379636
© Mindsight 2024. Todos os Direitos Reservados