Cultural Fit
O fit cultural é fit da pessoa com a organização, também chamado P-O fit, ou seja, o fit entre o perfil de valores da pessoa e a organizational culture.
Diferente do P-J fit, o fit cultural, tende a ser genérico, ou seja, costuma ser igual em diferentes áreas da mesma organização (com exceção de organizações com culturas muito fragmentadas).
O objetivo do fit cultural é entender o quanto a pessoa e a organização concordam na importância atribuída às crenças ligadas ao ambiente de trabalho. Quanto maior essa concordância, maior a chance da pessoa se identificar com a organização e vice-versa.
Por isso o fit cultural tende a ser um preditor do índice de turnover. Trabalhadores que se identificam à cultura organizacional tendem a se sentirem pertencentes ao ambiente e tomarem decisões mais acertadas dentro da organização e, dessa forma, performarem melhor.
Para estabelecer os parâmetros do fit cultural, é necessário que se faça um diagnóstico de cultura. Alguns dos métodos para se entender uma cultura são estudos antropológicos qualitativos, em que se busca entender a história da empresa e de a sua evolução; estudos via testes, buscando captar a percepção de todos de forma quantitativa; e o estudo do perfil dos principais líderes e dos formadores de cultura.
A partir desses estudos, identificam-se os principais valores da organização, que os assessments de seleção procuram mapear nos candidatos, identificando os mais aderentes à cultura organizacional.
No Mindmatch, por exemplo, o fit cultural ajuda a compor o perfil do candidato que responde aos outros assessments da bateria. Dessa forma, é possível calcular um índice de previsibilidade de performance no ambiente avaliado.