Modelo ASA (Atração, Seleção e Atrito)

Você está aqui:
< Tópicos

O modelo ASA é um modelo de análise organizacional que propõe que o capital humano se constrói por meio de 3 principais processos dentro das organizações: atração, selection process e atrito.

 

Atração

A estratégia de posicionamento e divulgação da marca empregadora e das oportunidades em aberto na empresa é o primeiro pilar deste modelo. O objetivo é atrair as pessoas que, além de apresentarem os pré-requisitos para as posições em aberto, estejam realmente interessadas em participar do processo seletivo e ingressar na organização. Igualmente, é também o processo em que os candidatos selecionam as empresas e posições que parecem prometer atender suas ambições e estar alinhada aos seus valores pessoais.

Na etapa de atração, existem estratégias que podem ajudar a organização a se destacar aos olhos dos candidatos, e, igualmente, estratégias que ajudam os candidatos a se destacarem frente à empresa.

Algumas dessas estratégias por parte das organizações são o , focusing on making interns brand e a experiência do candidato. Já por parte do candidato, muitas empresas consideram importante uma boa apresentação de the resume, enquanto outras valorizam bem mais o uso de assessments, testes psicométricos que fornecem dados muito mais precisos para subsidiar as tomadas de decisão sobre os candidatos.

Seleção

Nesta etapa do modelo ASA, a empresa ativamente escolhe as pessoas que devem adentrá-la ou não. Aqui o processo de assessment se mostra ainda mais fundamental para que a organização não perca as pessoas corretas nem traga as pessoas erradas para dentro dela.

Um processo de Seleção bem feito é capaz de elevar a performance das equipes, reduzir custos com contratação e demissão e fortalecer a cultura da organização. Por isso, ter métodos confiáveis de mensuração dos atributos de cada candidato pode fornecer dados relevantes a se analisar e gerar insights para as tomadas de decisão sobre pessoas.

Atrito

Independentemente da qualidade do processo de seleção, é inevitável que haja o Atrito. O atrito ocorre quando as pessoas já entraram na organização, e. a partir dos seus estilos de trabalho, demandas, funcionamento interno, sistema de recompensas e etc., acabam saindo ou sendo demitidas. Ou seja, o turnover é um fenômeno natural nas organizações e faz parte do funcionamento organizacional.

Anterior Liderança
Próxima Modelo Clássico de Seleção de Pessoas
Sumário