O papel da liderança no desenvolvimento da equipe

 

O papel da liderança se restringe a delegar tarefas e apontar falhas no trabalho desenvolvido pela sua equipe?

É provável que muitas pessoas interajam apenas com esse tipo de líderes durante suas carreiras, o que acaba por minar as suas trajetórias profissionais. 

O papel de um líder é atuar como um mentor de um time com base na sua expertise, conhecimento de mercado e a própria experiência de liderar outros profissionais.

Apesar disso, sabemos que muitos líderes esquecem do seu papel de conduzir o caminho de outros profissionais e resumem suas obrigações apenas em delegar e conferir atividades, e em alguns casos, alertar sobre possíveis erros.

Nem sempre encontramos bons líderes, preocupados com o treinamento e desenvolvimento profissional, fazendo com o que o seu time tenha uma menor evolução e não se destaque tanto quanto outras equipes.

Uma boa liderança pode alavancar o desempenho da equipe e trazer ótimos resultados para a empresa. Saiba como!

O impacto da liderança no desenvolvimento profissional

The desenvolvimento deve ser algo contínuo dentro de uma organização, porque um time que para de evoluir, além de gerar frustração em todos os integrantes, também pouco acrescenta para a empresa.

Para que o time se sinta motivado em buscar melhorias, essa atitude deve ser cultivada a partir do seu líder, pois ele deve ser o primeiro a engajar sua equipe.

Um bom líder também deve ter um conjunto de qualidades que serão essenciais na gestão da sua equipe, e uma das mais importantes é pregar no dia a dia a organizational culture of the company.

Ele será espelho para um grupo de pessoas, que precisam tê-lo como referência, por isso, agir de acordo com os valores da organização deve ser sua primeira forma de conduta.

A comunicação também deve se dar de forma clara e objetiva com a sua equipe, evitando assim, transtornos e ruídos, além de fortalecer o elo entre todos da equipe.

Além disso, saber ouvir é necessário, pois um líder que não possui um canal de comunicação aberto com seu time transmite inflexibilidade e transforma o ambiente de forma negativa.

O que pode ajudar na comunicação efetiva entre todos é a aplicação de and rewards, pois a prática ajuda a estreitar os laços e reafirma o hábito da comunicação e escuta efetiva e escuta entre líderes e liderados.

É durante sua aplicação que o gestor realiza apontamentos de modo a potencializar o desempenho dos funcionários, demonstrando preocupação com seu desenvolvimento.

Feedbacks como prática de desenvolvimento

Já falamos anteriormente sobre a importância de realizar and rewards com a equipe, mas hoje vamos abordar outro lado dessa conversa. 

Por conta do regime híbrido ou remoto de trabalho, inserimos outras duas formas de aplicar o feedback, além do tradicional presencial, então atenção para essas dicas: 

  1. Feedback por e-mail: deve ser feito de forma cautelosa, pois é necessário escolher bem as palavras e empregar um tom de cordialidade na mensagem.
    Feito isso, pode ser uma boa alternativa, pois é possível anexar documentos ou arquivos que facilitem a compreensão do que está sendo dito, além de deixar funcionário mais à vontade para responder, pois, ele terá tempo de pensar no retorno e não terá contato visual, deixando-o mais confortável.
  2. Feedback por telefone: mais uma alternativa que pode deixar o funcionário mais seguro, pois não exige contato visual, mas é possível perceber pelo tom de voz como ele recebe o que está sendo falado.
    Antes de entrar em contato com o funcionário, anote os tópicos do que precisa ser dito, para que nenhuma questão seja esquecida e para que a conversa não se prolongue mais do que o necessário.
    Atente-se ao seu tom de voz, mantenha-se calmo e busque ser claro do que irá dizer, de maneira honesta e objetiva.
  1. Feedback pessoal: por ser um encontro presencial, é possível ficar atento ao comportamento do funcionário, que dá sinais de como está se sentindo e o líder pode alterar o rumo da conversa de acordo com esses sinais.
    É uma boa maneira de evitar comunicação ruidosa, pois esclarece dúvidas dos dois lados e o líder também pode avaliar o comportamento do funcionário diante do que foi falado.

Apesar dos modelos online terem ganhado força nos últimos tempos em razão da pandemia, o feedback presencial ainda é o mais recomendado, pois permite um melhor acompanhamento e controle da situação. 

Aplicar feedbacks com a equipe demonstra que o líder está atento e preocupado com o desenvolvimento individual e coletivo dos liderados.

Do outro lado, a equipe se sente amparada por uma pessoa que mostra empenho na colaboração e está trabalhando para extrair o máximo dos seus funcionários, pois entende que eles são capazes.

Todo feedback, independente do teor do que foi falado, funciona de forma a auxiliar o funcionário em sua jornada pessoal, mas quais ações o líder deve realizar para que seu time continue progredindo? 

Ações da liderança para desenvolvimento do time

O papel do líder aqui é mais que delegar tarefas, é necessario ter um olhar afiado para as pessoas que compõem o time e buscar extrair o melhor de cada um. 

Não existe habilidade que não precise ser atualizada e aprimorada com o passar do tempo, por isso é importante que o líder ofereça oportunidades de treinamentos para a capacitação dos funcionários ou ainda aprimorem o talento individual dos membros da equipe. 

Quando falamos sobre treinamento de pessoas, podemos pensar em dois cenários:

  1. Oferecer cursos de aprimoramento e atualização para aqueles funcionários que já demonstram aptidão e conhecimento naquele assunto;
  2. Oferecer treinamento para um funcionário que ainda não tem grau de especialização, mas que demonstrou competência para realizar certa tarefa e a empresa quer investir na sua educação.

Em ambos os casos a empresa expressa confiança naquele profissional e ele, por sua vez, se sente prestigiado com esse reconhecimento benéfico para ambos. 

Essas formas de desenvolvimento podem ser através de treinamentos, cursos, webinares, especializações, e em alguns casos, até mesmo uma formação de nível superior. 

Essa atitude causa um melhor empenho dos funcionários, que se sentem valorizados e motivados, logo, os resultados que eles apresentam são muito positivos.

Para que isso aconteça, o ideal é que o líder conheça muito bem a sua equipe e saiba que diferentes estratégias funcionam para diferentes funcionários. 

Sendo assim, é inútil investir em um curso de administração financeira para um funcionário que demonstra aptidão para área da comunicação, por exemplo.

O papel do líder é retirar o melhor de cada pessoa, então cada um deve ser analisado de forma individual.

Em todo caso, é importante frisar que por mais proativa que seja a liderança, não é possível desenvolver uma pessoa que não deseje esse aprimoramento para si. O líder não será capaz de potencializar um funcionário que não queria evoluir. 

O desenvolvendo individual reflete no coletivo

O primeiro passo para que a liderança se mostre efetiva no desenvolvimento da sua equipe é saber analisar cada um daqueles com quem trabalha para que o melhor lado de cada um seja explorado. 

Sendo feito, pode impedir frustrações dos dois lados, que não anseiam por resultados inalcançáveis. 

Por essa razão, agir com transparência e honestidade desde o primeiro contato é muito importante, pois ninguém irá cobrar ou ser cobrado por resultados que não são condizentes com a realidade.

Um líder preparado para olhar sua equipe com atenção e saber a melhor forma de agir, colherá bons frutos com o decorrer do tempo. 

Porque uma equipe capacitada também é uma equipe que trabalha com maior autonomia, pois cada um sabe como deve agir diante de cada situação apresentada.

Desta forma, o líder pode contar com uma equipe mais hábil e eficiente, e o crescimento será simultâneo e coletivo.

Por Grazyele Lopes