Como realizar uma pesquisa de clima organizacional

 

A pesquisa de clima organizacional is uma importante ferramenta que permite entender o ambiente de trabalho e o efeito que ele causa nos colaboradores.

 

Por meio dela, é possível compreender o ambiente no qual as equipes estão inseridas, para que assim melhorias sejam promovidas, impactando na motivação, produtividade e retornos financeiros. 

 

Muitas pessoas sabem que a pesquisa de clima organizacional é uma maneira de entender a percepção dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho.

 

Eles são convidados a participar e também a refletir sobre o seu dia a dia dentro da organização, bem como as práticas corporativas, aspectos da gestão e quais são os pontos negativos.

 

Apesar desse entendimento, alguns não compreendem o que leva uma corporação a aplicar a pesquisa de clima. Mas além de compreender a percepção dos colaboradores, essa pesquisa vai impactar nos resultados financeiros.

 

As análises estão relacionadas às maneiras de liderança, à integração dos funcionários aos objetivos da empresa, bem como a motivação das equipes.  

 

Tendo isso em vista, neste artigo, vamos falar sobre o que é pesquisa de clima organizacional, seus objetivos, como fazer e dar alguns exemplos.

 

O que é pesquisa de clima organizacional?

 

Pesquisa de clima organizacional é uma estratégia que mapeia a percepção dos profissionais de diferentes aspectos. Ela é feita em forma de questionário físico ou virtual.

 

Dessa forma, o colaborador assinala as questões, de acordo com sua experiência, demonstrando seu engajamento e a satisfação com cada ponto abordado.

 

As informações obtidas são muito importantes para o RH que, em conjunto com os gestores, definirá ações de melhoria em curto, médio e longo prazo.

 

Por meio da pesquisa, empresas de consultoria tributária, por exemplo, terão um diagnóstico mais preciso do ambiente e da motivação do corpo de funcionários, o que ajuda a manter a saúde da empresa.

 

Além de conhecer a impressão dos profissionais, permite investigar a fundo os motivos que repercutem os lucros e rendimentos.

 

Objetivos da pesquisa

 

O principal objetivo dessa pesquisa de clima organizacional é entender como a organizational culture colabora ou prejudica o ambiente de trabalho.

 

Os resultados obtidos permitem uma avaliação básica dos pontos fortes e fracos do clima dentro da corporação.

 

Ela também tem outros objetivos, como medir e identificar oportunidades de melhoria, entender se os colaboradores podem ajudar a tornar as mudanças indesejáveis mais fáceis de lidar, além de identificar barreiras de desempenho.

 

Fora melhorar processos internos, como auditoria independente nas empresas de grande porte, a pesquisa também aumenta as chances de gerar ideias inovadoras, além de proporcionar uma base sólida para melhorias de qualidade.

 

Esses parâmetros já existem há mais de 50 anos, no entanto, com o passar do tempo, foram propostos novos modelos mais simples ou mais complexos. No entanto, os objetivos centrais continuam os mesmos.

 

A pesquisa permite entender o grau de satisfação entre as equipes, além de facilitar a detecção de como a organização valoriza seus colaboradores, para que trabalhem de maneira mais satisfatória.

 

Quando alguns aspectos se mostram desfavoráveis, eles se transformam na oportunidade de mudanças para reverter o quadro. De qualquer forma, fazer a pesquisa de clima organizacional é importante para:

 

  • Entender como o clima organizacional afeta motivação e desempenho
  • Tomar medidas para melhorias
  • Retenção de talentos
  • Obtenção de dados concretos
  • Detectar tendências futuras
  • Diagnóstico realista
  • Detectar mudanças.

 

Todos esses fatores ressaltam a importância da pesquisa. No entanto, é preciso saber como fazê-la para atingir resultados reais.

 

Como fazer uma pesquisa organizacional

 

Para que uma empresa tenha acesso às melhores soluções em gestão, deve saber aplicar a pesquisa de clima, assim contará com colaboradores mais engajados e motivados. Dessa forma, é importante seguir um passo a passo:

 

Fazer um planejamento

 

O primeiro ponto é fazer um planejamento, para isso, deve ser levada em conta a melhor época do ano para fazer a pesquisa, quanto tempo para finalizá-la, quem vai aplicar o questionário, quem vai avaliar os resultados e como eles serão compartilhados.

 

Fazer o questionário

 

Para o questionário, é necessário aplicar 9 fatores que ajudam a medir o clima organizacional. São eles:

  • Estrutura
  • Responsabilidade
  • Desafio
  • Recompensa
  • Relacionamento
  • Cooperação
  • Conflito
  • Identidade
  • Padrões.

 

Conhecendo esses fatores, é possível elaborar perguntas que meçam o sentimento de cada colaborador em relação a esses pontos.

 

Com isso, uma agência de recrutamento, por exemplo, consegue saber se seus colaboradores se sentem recompensados por seu trabalho, se se sentem desafiados, dentre outros pontos importantes.

 

Calcular o tempo de duração

 

Uma das maiores dificuldades da pesquisa de clima organizacional é o tempo que cada pessoa pode levar para respondê-la. Isso porque todos têm uma meta a atingir, o que torna o tempo mais escasso.

 

Por isso, é importante facilitar o trabalho de resposta dos colaboradores, evitando muitas opções, além disso, vale a pena utilizar a tecnologia.

 

Se o colaborador vai levar de 20 a 30 minutos, é necessário elaborar o questionário de modo que ele possa parar e voltar quantas vezes precisar.

 

Existem até mesmo ferramentas gratuitas que podem ajudar nesse processo, incluindo no momento de tabular e analisar os resultados.

 

Incentivar a participação

 

Pesquisas nunca devem ser obrigatórias, então, pelo fato de serem voluntárias, é fundamental que um escritório de contabilidade real, por exemplo, incentive os funcionários a participarem.

 

Isso porque com a participação de todos fica mais fácil compreender o clima de trabalho. Uma dica é informar que as respostas são secretas e que somente os dados serão usados.

 

Também é importante informar os trabalhadores que o objetivo da pesquisa é possibilitar melhorias para a empresa e para o trabalho.

 

Analisar e concluir

 

As pesquisas beneficiam uma empresa, assim como vão surgindo novas percepções dos colaboradores. Por isso é importante analisar tudo o que foi coletado, para entender o que acontece no dia a dia da corporação.

 

Ao analisar os resultados da pesquisa de clima organizacional online, os gestores devem finalizá-la e, a partir disso, começar a empregar as mudanças necessárias.

 

Exemplos de pesquisa mais utilizados

 

As empresas podem apostar em diversos tipos de pesquisa, indo sempre de acordo com o objetivo da instituição, bem como, com base em quais resultados se espera obter. Por isso, vamos citar os dois exemplos mais utilizados.

 

1 – Três opções simples de resposta 

 

Um modelo muito utilizado é o questionário com três alternativas de resposta, sendo ‘sim’, ‘não’ e ‘às vezes’. 

 

Algumas empresas podem trocar as respostas por número, por exemplo, 5 para muito satisfeitos e 0 para totalmente insatisfeito. Confira o exemplo que montamos de uma pesquisa com opções simples de resposta.

 

Meu chefe me mantém informado sobre meu desempenho? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
Minha remuneração é capaz de atender minhas necessidades? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
Há harmonia entre meu grupo de trabalho? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
Confio nas decisões do meu líder? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
É feita uma avaliação adequada do meu desempenho profissional? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
Gosto de trabalhar nesta empresa de portaria e limpeza? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
Meu trabalho é bem aproveitado na minha área? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
Acredito que a minha remuneração seja condizente com o que eu faço?  SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
O grupo, no geral, me trata com respeito e educação? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
Tenho acesso a informações que possam mudar a minha maneira de trabalhar? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
São feitas reuniões entre a equipe de trabalho periodicamente? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
Recebo elogios do meu líder sobre as atividades que eu executo? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
Esta fábrica de etiquetas adesivas possui infraestrutura adequada? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
Tenho sempre muito trabalho, o que toma boa parte do meu tempo? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
Tenho boas oportunidades de crescimento na empresa? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
A empresa investe em treinamentos que aprimoram minhas funções? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
Meu líder tem dificuldade em aceitar algumas sugestões? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
Me esforço para melhorar meu desempenho no ambiente de trabalho? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
Meu líder é um bom exemplo para os demais funcionários?  SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
Gosto do trabalho que faço dentro da empresa e, especificamente, da minha equipe? SIM (  ) NÃO (  ) ÀS VEZES (  )

2 – Questionário múltipla escolha 

 

Além desse exemplo citado anteriormente, as empresas também utilizam um questionário com várias opções de resposta, dessa forma o colaborador pode exemplificar melhor a sua visão sobre a instituição. 

 

Neste caso, a empresa pode escolher utilizar as mesmas respostas para perguntas semelhantes, ou mudar completamente as opções. Novamente, isso dependerá dos objetivos que a instituição busca. Confira o modelo de pesquisa: 

 

1.    Marque com X o principal fator que te traz mais SATISFAÇÃO no trabalho:

(  ) Ambiente da empresa;

(  ) Benefícios;

(  ) Oportunidade de crescimento;

(  ) Reconhecimento.

 

2.    Marque com um X o principal fator que te traz mais INSATISFAÇÃO no trabalho:

( ) Ambiente da empresa;

( ) Excesso de trabalho;

( ) Falta de reconhecimento;

( ) Remuneração.

 

Com isso, a empresa consegue promover melhorias que trarão muitos benefícios, como já falamos em outros tópicos. O mais importante é que a organização consegue se tornar um lugar melhor para se trabalhar.

 

Com isso, se transforma em um ímã para talentos, além de desenvolver a capacidade de reter aqueles que já tem. Isso é um importante fator, porque é por meio os colaboradores que uma organização se desenvolve.

 

Então, é a pesquisa de clima organizacional que trará as respostas que os gestores precisam para melhorar a corporação como um todo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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