Como o uso de dados pode transformar equipes e empresas 

O uso de dados permite que os diversos setores da organização utilizem informações complexas e tangíveis para uma tomada de decisão mais ágil e justa. 

Além disso, a prática também auxilia na produção de novos planejamentos e contribui, até mesmo no aprimoramento do clima na empresa. 

De nada adianta que o RH tenha dados importante em mãos, se não souber como analisá-los para usá-los a seu favor, sendo assim, o primeiro passo para ter um RH estratégico é fazer o processamento desses dados, o que pode ser realizado através de um software inteligente. 

Atualmente encontramos alguns softwares de inteligência cognitiva no mercado que possibilitam que o time de gestão de pessoas colete diferentes informações para otimizar o resultado de diversas equipes. 

Mas você sabe como utilizar esses dados para mudar para melhor os processos internos das áreas e da empresa? Acompanhe a leitura a seguir e saiba como! 

 

Decisões embasadas 

Já falamos aqui nesse post sobre os benefícios de utilizar um sistema integrado na gestão de pessoas.

Entendemos que ao sincronizar as informações, o trabalho cotidiano do RH é facilitado, pois ele elimina o processo de várias buscas em vários sistemas. 

Pois, no fim, cada pessoa é única e não deveríamos ter que procurar em mais de um sistema diferentes informações sobre ela, por isso um software integrado se mostra muito mais eficiente. 

Além disso, como já mencionamos, tendo todas as informações essenciais em mãos, a tomada de decisão é feita de forma mais justa e eficaz, pois é uma decisão fundamentada. 

Decisões sobre pessoas não precisam ser no escuro. 

Ao invés do que possa parecer em um primeiro momento, ao utilizarmos um sistema tecnológico para a compilação e análise desses dados, além de o RH ser mais analítico e inteligente, ele também se torna mais humanizado. 

E isso se dá porque decisões de gente usam como base as habilidades, competências e a gestão de carreira das pessoas, então as deliberações sempre levam em conta o fator humano, afinal, são as pessoas que fazem a empresa. 

  

A jornada do funcionário dentro da empresa 

Os funcionários sabem quando o RH é desorganizado e não está atuando de forma eficiente para o gerenciamento das pessoas que fazem parte da empresa. 

Quando não existe acompanhamento desta área sobre sua jornada, as chances de um funcionário ficar insatisfeito é muito grande, e o seu desligamento se torna cada dia mais certo. 

Porém, até que isso ocorra, os funcionários se mostram descontentes, o desempenho cai e muitos passam a ver o trabalho apenas como fonte de renda e não mais um lugar da qual eles fazem parte. 

Por isso é importante que, ao notar os sinais de que algo assim está acontecendo na sua empresa, é preciso agir para reter talentos enquanto ainda há tempo. 

Não basta apenas pedir comprometimento por parte dos funcionários, quando eles não veem o mesmo sendo feito pela empresa. 

Se o RH não tem os dados necessários para entender a jornada daquele funcionário, vai demorar mais para entender onde está o problema e como atuar de forma preditiva para que não aconteça com outras pessoas. 

Por essa razão o uso de um sistema integrado e inteligente se faz necessário, pois é ele que dará o sinal de alerta para que ações sejam tomadas, fazendo com que os funcionários saibam que existem pessoas se dedicando nessas tarefas. 

 

E como esses dados ajudam a transformar equipes? 

The People Analytics é uma realidade hoje para o RH, e por isso a Mindsight desenvolveu o Cognitive HR Software para ser o aliado do time de gestão de pessoas desde a contratação e seguindo toda a trajetória do funcionário dentro da empresa. 

Através desses dados acurados, os líderes de cada equipe podem ter um panorama dos seus times ou de um funcionário específico, e com isso, entender as habilidades e personalidades de cada um. 

E a partir disso, escolher pontos de melhoria de cada pessoa e de que forma se darão os próximos passos dela dentro da empresa, tanto se tratando dos próximos passos da sua carreira, quanto com relação ao seu desenvolvimento pessoal. 

Dentro do Cognitive, contamos com algumas suítes que vão te auxiliar a estruturar seus processos de uma forma moderna e inteligente. 

Para isso contamos com a suíte de Recrutamento e seleção, que te mostrará a melhor escolha para a empresa e para o cargo através dos psychometric tests. 

Ao recrutar uma pessoa que desde o primeiro momento demonstrou alinhamento com o fit cultural e com a vaga, você reduz as chances de turnover em um futuro próximo. 

Já com a suíte de Performance e recompensa, você consegue alinhar as expectativas da empresa e do funcionário por meio da avaliação de performance, fazendo com que ambos saibam o caminho que devem percorrer para alcançar os objetivos. 

Além de outras suítes que vão auxiliar o departamento de RH em pesquisa de clima, engajamento dos funcionários, avaliação de desempenho, desenvolvimento pessoal e de carreira. 

Dados para o RH
Dados para o RH

Do outro lado, o funcionário entende que existe uma equipe de gestão de pessoas e um sistema competentes para administração de quem faz parte da empresa. 

Todos esses processos internos e até mesmo burocráticos serão transformados em jornadas individuais, que serão observadas dessa forma: com atenção às informações que asseguram a trajetória profissional de todos na empresa. 

Cognitive HR: Transforme processos em jornadas! 
Por Grazyele Lopes