Liderança

Você está aqui:
< Tópicos

O termo liderança possui diversas definições, porém nenhuma delas é considerada como a verdade universal. Liderança, no geral, diz respeito de uma série de atitudes, crenças, comportamentos e a influência de um líder perante os outros o qual interage. Todas as definições encontradas ressaltam pontos da personalidade, comportamentos e efeitos do líder, além da interação entre líder e liderado.

Embora, segundo Spector (2012), pesquisas venham sugerindo que alguns aspectos da liderança são universais, enquanto outros não, estudiosos têm recorrido a diversas abordagens em busca de definir e compreender a liderança. Algumas abordagens voltaram-se às características que seriam capazes de descrever os atributos pessoais que bons líderes deveriam ter e os comportamentos das lideranças mais eficazes.

A abordagem de contingências de Fiedler, por exemplo, fala de três dimensões contingenciais da liderança: a relação líder-liderado, que envolve confiança, credibilidade e respeito do grupo pelo líder; a estrutura da tarefa, que diz respeito aos procedimentos definidos na tarefa do grupo; e o poder da posição, que são as diferentes decisões, de diferentes pesos, que podem ser tomadas pelo líder.

Um dos aspectos mais apontados quando o assunto é liderança, é a influência dos líderes sobre seus subordinados e sua interferência sobre os comportamentos dos liderados. Segundo French e Raven (1959), a influência dos líderes se resume a cinco fatores principais, como bases de poder e influência:

  • Conhecimento: o líder proporciona informações;
  • Referência: o líder consegue fazer com seus subordinados o apreciem/ o achem agradável;
  • Legítimo: o líder possui um cargo e/ou título de maior poder hierárquico;
  • Recompensa: o líder recompensa a observância;
  • Coerção: o líder pune a não observância.

Portanto, são muitos os aspectos levados em consideração quando se aborda o tema liderança, uma vez que é um termo que não se refere apenas a uma posição, mas sim a uma série de atitudes, posturas, características e formas de se comportar.

Anterior Artefatos de Cultura
Próxima Teste de Cultura Organizacional
Sumário