Teste de Raciocínio

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Testes de raciocínio são assessments utilizados em processos seletivos para mensurar a capacidade de processamento mental do indivíduo respondente. Essa capacidade também é comumente chamada de inteligência.

Mensurar a inteligência não é uma tarefa fácil, a começar pelo fato de que o constructo inteligência não tem uma definição consensual dentro da própria Psicologia. Neste texto, no entanto, falamos de inteligência a partir das definições de Cattel e Horn, estudiosos conceituados no tema.

Existem diversos tipos de testes de raciocínio. Os mais comumente utilizados nos processos seletivos são os testes de raciocínio fluido e os chamados de teste de raciocínio lógico, ou, simplesmente, teste de lógica.

Os testes de raciocínio fluido buscam mensurar o constructo da inteligencia fluida. De maneira geral, são elaborados baseados em metodologias da psicometria e tem validação estatística a partir da coleta de dados numa amostra populacional. Não é possível considerar um evaluación como válido sem testá-lo amplamente e garantir critérios mínimos de validade e confiabilidade.

A inteligência fluida diz respeito a operações mentais às quais um indivíduo recorre quando apresentado a tarefas relativamente novas, que não podem ser executadas automaticamente. Essas operações mentais podem incluir formar e reconhecer conceitos, perceber relacionamentos entre padrões, realizar inferências, compreender implicações, resolver problemas, extrapolar e reorganizar ou transformar informação.

Já os testes de raciocínio lógico costumam ser elaborados com questões de matemática, interpretação de texto e conhecimentos gerais. Isso faz com que os respondentes que tenham mais escolaridade, ou mesmo formação acadêmica em determinadas áreas, tenham maior facilidade em respondê-los.

Por esse motivo, o teste de raciocínio lógico não é exatamente capaz de mensurar a inteligência fluida, mas pode ser útil para mensurar o conhecimento do sujeito sobre determinados conteúdos e operações cristalizados, ou seja, conhecimento que foi adquirido e consolidado com o tempo.

Evolução da teoria CHC de inteligência e assessments

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