O uso de dados para promover ou demitir funcionários

Promover ou demitir funcionários é uma tarefa sempre complexa para o time de gestão de pessoas e as lideranças, que precisam agir de forma justa e efetiva, visando a melhor tomada de decisão para a equipe e empresa. 

O uso de dados nesse momento é o grande aliado para o RH e líder, que juntos poderão analisar diversas informações para verificar as futuras promoções ou demissões, a depender do caso. 

A Mindsight possui uma suíte de performance e recompensa que facilitará a análise individual de cada funcionário a fim de conceder informações precisas e acuradas sobre o desempenho de cada membro da equipe. 

Antes de conferir como nosso software vai contribuir para a gestão de pessoas da sua empresa, não deixe de ler os posts abaixo no nosso blog, que também vão te mostrar como o uso de dados beneficia a sua gestão de pessoas. 

  

O uso de dados para gerenciar e avaliar performance 

Para começarmos a falar sobre o uso de dados para promover ou demitir funcionários, é preciso que as informações sobre essas pessoas tenham sido coletadas e processadas. 

Porque é a partir dessas informações ordenadas e sistematizadas que vamos conseguir ter um panorama sobre o desempenho do trabalhador e as demais decisões acerca do seu futuro profissional serão tomadas a partir daí. 

Sendo assim, podemos começar a pensar primeiro em gestão de desempenho (ou performance) dos funcionários, que será realizada em ciclos, sendo que a etapa final é a avaliação de desempenho. 

É na gestão de desempenho que serão elaboradas estratégias a serem cumpridas por todas as equipes e funcionários, visando uma melhor performance da empresa como um todo. 

E como toda empresa é feita de pessoas, para que a organização tenha uma performance positiva, é importante que a performance individual dos funcionários também seja efetiva. 

Por isso é importante que as performances individuais sejam avaliadas, porque todos devem estar alinhados quanto aos objetivos finais a serem alcançados, já que isso se refletirá na empresa. 

Avaliar a performance é muito vantajoso para os funcionários, pois proporciona mais clareza acerca das suas responsabilidades, afinal, eles sabem o que, quando e quanto precisa ser feito. 

Com isso, a produtividade individual e do time aumentam, já que todos compreendem seu papel dentro da equipe. 

A avaliação de performance também auxilia no desenvolvimento dos funcionários por meio de feedbacks, que acabam por melhorar a comunicação entre líderes e liderados, criando uma relação de confiança. 

Por essas e outras razões, é crucial que a gestão de performance aconteça em toda empresa que deseja sua evolução e de seus funcionários. 

 

Fundamente suas escolhas 

Pensando que a sua empresa tenha uma gestão de performance definida e alinhado com todos os funcionários as metas e objetivos individuais e da equipe, como você vai monitorar isso? 

Sem o uso de um sistema cognitivo fica muito difícil – e demorado – fazer esse acompanhamento, portanto utilizar um software inteligente é a melhor solução para um melhor gerenciamento do capital humano e para se tornar um RH estratégico. 

A utilização de um sistema integrado também reduz custos para a empresa e eleva a produtividade do time de gestão de pessoas, que poderá realizar outras tarefas e ações com esse tempo que foi economizado. 

A nossa suíte de Performance e Recompensa faz parte do Cognitive HR, um software inteligente e preditivo que vai elevar a forma como você gerencia o departamento de gestão de pessoas.   

Através dele você irá criar e acompanhar as metas dos funcionários, plano de desenvolvimento individual (PDI), avaliação de desempenho, feedbacks, alertas de turnover, análise de demissões e outras ações que envolvem os funcionários e equipes. 

Todas essas informações estarão disponíveis em um só lugar, de forma analítica e organizada, fazendo com que a tomada de decisão seja embasada e livre de vieses cognitivos. 

Você consegue analisar a produtividade individual de um funcionário, seu engajamento e sua trajetória profissional, sendo possível decidir sobre possíveis bonificações, promoções ou demissões, por exemplo. 

Saber o momento em que você precisa dar novos rumos na vida profissional de um funcionário pode evitar futuras insatisfações que poderão afetar o clima organizacional e ocasionar em um turnover. 

Um funcionário que está com a sua carreira estagnada e sem perspectiva de novos desafios pode parar de performar e afetar a rotina e satisfação da equipe. 

Por isso é importante monitorar a performance dos funcionários para saber o momento certo para promovê-lo ou demiti-lo, por exemplo. 

A nossa ferramenta te auxilia a tomar decisões mais embasadas, pois todos os dados estarão disponíveis em um só local para que você consiga analisar por completo a atuação dos funcionários. 

Sendo assim, você saberá quando promover ou bonificar um funcionário que está performando muito bem e com níveis altos de produtividade. 

O mesmo acontece para um funcionário que está indo no sentido contrário, pois está com baixo rendimento, produtividade baixa, que já recebeu feedbacks sobre sua performance e não houve evolução. 

O sistema compila essas informações para que suas decisões sejam tomadas de forma justa, a partir do desempenho real de cada funcionário. 

Um RH inteligente não toma decisões precipitadas ou com poucas evidências sobre cada caso. 

Além disso, gerenciar pessoas não deve ser uma tarefa frustrante, pois é possível extrair o melhor de cada pessoa com as ferramentas certas para isso. 

Cognitive RH: Transforme processos em jornadas. 

Agende uma conversa com um dos nossos consultores e conheça nosso software!   

Por Grazyele Lopes