Construtora Sudoeste: fit cultural e retenção de talentos

Sobre a Construtora Sudoeste

A Construtora Sudoeste Ltda. foi fundada em 1991, com foco na construção de unidades residenciais. Iniciou suas obras buscando atender as necessidades de seus clientes da melhor maneira possível, visando qualidade, eficiência, transparência e honestidade.

Com as experiências acumuladas nestes anos, e melhoria contínua dos processos e recursos humanos, atualmente os empreendimentos visam atender um público cada vez mais exigente, com produtos, que efetivamente atendam as demandas do mercado.

Há um foco grande em diferenciar a empresa por meio da ênfase em tecnologia e design. Logo, uma atenção especial aos funcionários, para que estejam alinhados com os objetivos da empresa, é mais do que necessária. A Sudoeste foca em capacitação para ajudar pessoas a cumprir suas metas pessoais e profissionais.

O desafio

Para alcançar a visão de “Ser referência em inovação e gestão” em meio a um mercado tão tradicional, buscar pessoas alinhadas com a cultura era essencial para a Construtora Sudoeste. E em um momento de pandemia, contar com uma ferramenta que ajudasse nesse filtro de forma virtual e automatizada seria um verdadeiro trunfo.

Contrataram então a solução de Recrutamento e Seleção da Mindsight, que conta com Teste de Fit Cultural, calibrado de acordo com a cultura organizacional da empresa.

Após o período de implementação e treinamento do sistema, a Sudoeste quis entender se o fit cultural tinha influencia real na adesão cultural e consequentemente, na retenção de pessoas mais alinhadas. Foi quando resolveram enviar o teste para todos os funcionários para uma análise interna.

Os resultados

O teste de fit cultural gera uma nota de 0 a 100, que indica a o nível de aderência dos valores da pessoa à cultura da empresa. A mediana das notas dos funcionários da Sudoeste foi de 61,57, nota considerada médio-alta pela classificação da Mindsight, de acordo com a tabela abaixo:

Classificação
Maior que 75MUITO ALTO
Entre 65 e 75ALTO
Entre 55 e 65MÉDIO-ALTO
Entre 45 e 55MÉDIO
Entre 35 e 45MÉDIO-BAIXO
Entre 25 e 35BAIXO
Menor que 25MUITO BAIXO

A Contrutora Sudoeste entende que as pessoas com mais tempo de casa são fortes embaixadores da cultura. Logo, com esses dados em mãos, eles resolveram comparar as notas de cultura com o tempo de casa dos funcionários e encontraram uma correlação de 0,19.

A correlação indica se há algum grau de dependência entre duas medidas. No caso de uma correlação positiva, significa que existe uma relação entre o crescimento dessas duas variáveis. Estamos falando de pessoas, e as variáveis envolvidas em qualquer acontecimento são inúmeras.

Portanto, qualquer correlação acima de 0,15 na área de pessoas já é considerada uma correlação forte. O resultado de 0,19 entre fit cultural e tempo de casa deixou a Sudoeste confiante de que conseguiria trazer talentos alinhados e aumentar a retenção de pessoas.

Outra análise que foi feita cruzou o tempo de casa dos funcionários com fit cultural.  Tomando a mediana das notas dos funcionários como régua, compararam o tempo de casa das pessoas com fit cultural acima de 61,57 com as demais. Constataram que o grupo com notas superiores tinha mais que o dobro do tempo de casa dos demais.

Essa informação foi essencial para comprovar que o fit cultural construído ajuda diretamente na contratação de funcionários que se identificam mais com a empresa e por isso, ficam mais tempo. Com isso, a Construtora Sudoeste consegue garantir uma contratação mais efetiva.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Compartilhe:

Post populares

Tudo o que você precisa saber sobre avaliação de desempenho
Como identificar colaboradores high performers na empresa? 
O que é ERP e seus principais benefícios
SIOP Conference 2024: Confira os destaques do maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Ciclo de Gente: que etapas, pontos de contato, times e métricas ele envolve? Tiramos essas e outras principais dúvidas aqui! 

Posts relacionados

Menu de Navegação