Suzano: diversidade e eficiência no programa de estágio

A Suzano é maior produtora global de celulose de eucalipto e uma das 10 maiores de celulose de mercado, além de líder mundial no mercado de papel. Dado o tamanho, tem diversas vagas tanto para o escritório corporativo como para as fábricas.

Em uma empresa tão grande e renomada é de se esperar que ela esteja sempre buscando mais eficiência nos processos. E foi isso que a Suzano buscou com a utilização do sistema de Recrutamento e Seleção da Mindsight no programa de estágio.

O “Suzano na Facul Contrata Você” é um programa de estágio da empresa, que conta com diversas ações de employer branding, focando em tornar os estagiários embaixadores da marca nas universidades e por meio deles, atrair novas pessoas que se identificam com a cultura.

Na edição de 2020 do programa, a Suzano resolveu adotar a bateria de testes do software como critério de triagem, deixando a análise de currículos para momentos posteriores. Com isso, tinha dois grandes objetivos:

1. Evitar vieses discriminatórios e assegurar diversidade

2. Aumentar a eficiência do processo, diminuindo tempo de triagem

Os testes não levam em consideração nenhuma informação de background, que podem muitas vezes enviesar a avaliação dos recrutadores. Para ser aprovado para as próximas etapas, o sistema avaliou o que realmente importa para a Suzano: o fit cultural e o potencial dos candidatos.

O programa contou com 1175 candidatos para 15 vagas. A orientação da equipe da Mindsight foi realizar um filtro com três critérios: fit cultural, match com as posições em aberto e potencial. Todos esses quesitos são medidos com testes psicométricos validados e algoritmos de inteligência artificial.

Logo na triagem, o primeiro grande resultado:

Para analisar cerca de 60% dos currículos, a Suzano gastava em média 117 horas de trabalho dos recrutadores. Com o sistema, conseguiram filtrar todos os candidatos em 5 horas. Ou seja, reduzimos em 95% o tempo gasto na triagem.

Considerando, ainda, o salário médio do mercado para recrutadores, a economia de tempo representa o valor de uma mensalidade do software. Logo, com apenas um processo seletivo, a utilização da ferramenta já se prova como uma economia para a Suzano.

Uma segunda análise foi em relação a diversidade. A Suzano se preocupa muito com esse quesito e gostaria de preservá-lo no processo. Dada a realidade da indústria brasileira, com predominância de homens, a maior preocupação era com diversidade de gênero.

Dito e feito: Dos 63 finalistas, 49% foram mulheres e 51% homens, um equilíbrio grande que manteve a diversidade conquistada na fase de atração.

A plataforma da Mindsight é uma ferramenta livre de vieses, pois não avalia nenhuma informação demográfica do candidato. Portanto, favorece essa diversidade.

A equipe da Suzano nos relata grande satisfação com o processo. Kassio Castro, Analista de Planejamento e Gestão de Talentos da Suzano, conta que:

“Para a Suzano, foi excelente encontrar uma ferramenta que nos permitisse acelerar o processo de seleção, ao mesmo tempo que garantiu a eliminação de vieses que o currículo muitas vezes favorece.“

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