Tomada de decisão sobre o time sempre gerou tensão para o RH, mas a boa notícia é qu atualmente, existem sistemas desenvolvidos para ajudar que essas decisões sejam justas, traduzindo a realidade da empresa.
Fazer o movimento correto de maneira ágil, e seguindo a estratégia da empresa, é essencial para a organização se manter sem sustos no caminho planejado, mas isso nem sempre é possível.
Só que sem as ferramentas e metodologias corretas para acertar em um momento tão complexo, não dá para ter um RH estratégico.
Hoje é necessário estar sempre a frente, entendendo as dores e problemas da equipe e propondo uma solução prévia, ao invés de esperar e reagir aos problemas que surgirem.
Além disso, ao analisar todos de maneira honesta e efetiva, é possível evitar o turnover e recompensar aqueles que estão se destacando positivamente.
Acompanhe a leitura para saber mais!
Os primeiros passos para a tomada de decisão
Para estar efetivamente pronto, é necessário entender, antes de tudo, quais as práticas esperadas e criar um alinhamento com a cultura organizacional.
Se não existir uma cultura definida dentro da sua organização, o caminho deve começar a partir daí.
A liderança deve entender a equipe e guiar os próximos passos, para coibir e eliminar comportamentos indesejados e permitir que todos evoluam de maneira responsável e contínua.
Toda organização conta com seus valores e objetivos como parte da estratégia. Fortalecer algumas práticas que perpetuam tais fundamentos é fundamental para a inovação e o crescimento.
Outro ponto importante é que o capital humano precisa estar alinhado com a estratégia da empresa desde o processo de recrutamento e seleção.
O fit cultural não deve nunca ser negligenciado. Empresas que não valorizam a prática ao recrutar novos funcionários para o time acabam afetando diretamente a cultura organizacional.
Com indivíduos que destoam no comportamento e atitudes esperadas, toda a empresa acaba sofrendo com uma cultura que não é ampliada e cultivada.
Ao construir um time em que todos tenham ideais próximos, é muito mais fácil conseguir resultados positivos e reter os melhores talentos na organização.
Confira nosso e-book com o guia do RH estratégico em 2023:
Tomada de decisão correta
Não é fácil encontrar as métricas corretas para tomar decisões de gente. Entender quem deve trocar de área, quem deve ser promovido, quem merece um aumento.
Enfim, são diversas questões a serem analisadas pelo time de RH. Para uma decisão justa é necessário ter os dados corretos a mão na hora de decidir o próximo passo de cada membro da organização.
Isso só é possível com a tecnologia e metodologias corretas. Por isso, a tecnologia cognitiva surge com uma grande aliada.
O processo cognitivo, através de uma inteligência artificial alimentada com os dados da equipe é um diferencial para não deixar nenhuma informação de fora.
É impossível para o ser humano ter controle sobre tantas métricas e catalogar os dados recebidos individualmente. Já um software cognitivo é capaz de assimilar todas essas informações de maneira ágil e prática.
Otimização de processos para a tomada de decisão
Um sistema integrado de gestão de pessoas consegue otimizar processos do RH agilizando a tomada de decisão de gente.
Utilizar diversos softwares para gerir a equipe e encontrar informações é muito mais problemático e trabalhoso do que acessar apenas uma plataforma para acompanhar a jornada completa do seu funcionário.
Além da rapidez, um sistema integrado consegue te mostrar com mais clareza todas as etapas do ciclo de gente.
É muito diferente ter uma visão através de diversos pedaços em lugares diferentes ou acompanhar apenas uma jornada de ponta a ponta.
Desta forma, você tem em mãos os dados já catalogados sobre cada funcionário. Mais do que isso, um sistema bem trabalhado consegue mostrar esses dados em uma interface gráfica com pontos de destaque.
Não é mais possível utilizar práticas antigas e baseadas em achismos do RH tradicional e querer ser uma empresa moderna.
O People Analytics é fundamental na tomada de decisão de gente. Com um grande volume de dados processados da maneira correta, é possível tomar decisões de maneira efetiva e justa com métricas reais.
Os insights gerados tornam o RH preventivo e capaz de entender os possíveis problemas futuros. O RH estratégico surge como grande tendência em 2022 e nós queremos ser os motores da modernização do RH tradicional.
Cognitive HR Software: Transforme processos em jornadas!