O que é RH estratégico e quais suas diferenças?

O que é RH estratégico

RH estratégico é o modelo de gestão de pessoas que prioriza o capital humano e integra a equipe na estratégia da organização.

Isso só é possível através de uma metodologia inteligente, com o que há de mais moderno em psicologia organizacional e com a tecnologia correta, através de ferramentas que consigam processar a grande quantidade de dados necessárias para uma tomada de decisão precisa e rápida.

Neste momento que surge a necessidade de conhecer e aplicar o People Analytics.

O que é o People Analytics?

O People Analytics consiste em utilizar a big data, ou seja, grande volume de informações para entender tendências de comportamento na equipe e promover uma tomada de decisão efetiva a partir de métricas e dados.

Através de um software inteligente, os dados e métricas alimentados na plataforma são compilados e apresentados de forma visual, podendo ser gráficos ou tabelas autogeradas que agilizam as tarefas.

Ao conseguir insights embasados de maneira simplificada, é possível predizer o turnover e outros resultados negativos com maior precisão do que em um RH tradicional

O que é o RH tradicional?

Não podemos falar de um modelo moderno sem falarmos do modelo tradicional. De forma geral, o RH se acostumou com algumas práticas que se baseiam em achismos e padrões engessados.

Desde o processo de recrutamento através da análise de currículo e sem ter um processo definido de seleção; ao a análise de dados de lado, até pensar em apenas resolver problemas, ao invés de se preparar para questões que poderiam surgir de maneira prévia.

O RH tradicional não segue metodologias avançadas, não se preocupa em otimizar tarefas e não liga completamente para uma tomada de decisão propriamente justa.

Não precisamos mais seguir toda uma linha burocrática para conseguirmos acessar informações prévias ou futuras.

O fit cultural

Voltando a falar sobre uma nova forma de enxergar a gestão de pessoas, outra vantagem que temos ao adotar um RH estratégico é trazer pessoas que encaixem com a cultura organizacional.

Ao se trabalhar o fit cultural no processo de recrutamento e seleção, conseguimos separar logo no início da triagem quais pessoas combinam com o resto do time, e sigam práticas que façam parte da estratégia.

O bem-estar e o engajamento são essenciais para reter talentos dentro da organização.

A força de trabalho está cada vez mais interessada em um estilo de vida mais saudável e em combinar a vida profissional e pessoal, sem precisar se tornar em outra pessoa no ambiente de trabalho.

A tecnologia cognitiva no RH estratégico

Ter um RH preditivo e que tome decisões a partir de dados não é possível sem ajuda da tecnologia.

Para um RH estratégico, que integre todas as tarefas de gestão de pessoas, além da análise de todas as métricas que surgem diariamente, acreditamos que a tecnologia cognitiva é a ideal.

O ser humano não consegue absorver todas as informações que surgem constantemente, mas um software preparado para adquirir conhecimento e processas as métricas que são alimentadas no sistema, consegue.

Mais do que isso, ele otimiza os processos garantindo precisão, ao mesmo tempo em que diminui o tempo necessário para realizar as tarefas.

Ao ser otimizado para a gestão de pessoas, o software aprende constantemente e gera hipóteses através de inúmeras probabilidades.

O Cognitive HR Software foi desenvolvido para ser uma solução completa para as maiores dores do RH.

Com a metodologia correta e o mais moderno da tecnologia conseguimos transformar a gestão de pessoas para uma tomada de decisão mais justa e rápida.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Compartilhe:

Post populares

SIOP Conference 2024: Confira os destaques do maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Ciclo de Gente: que etapas, pontos de contato, times e métricas ele envolve? Tiramos essas e outras principais dúvidas aqui! 
Como contratar um profissional de People Analytics de maneira efetiva?
SIOP Annual Conference: Conheça o maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Case Grant Thornton: ferramenta para centralização de dados e inteligência para tomada de decisão

Posts relacionados

Menu de Navegação