Tecnologia cognitiva: A Inteligência artificial no RH

 

Você conhece a tecnologia cognitiva? Em mundo plenamente conectado não é possível absorver a quantidade de dados e informações que surgem todos os dias. Segundo o Internet Live Stats, site que monitora atividades online em tempo real, o Google recebe atualmente mais de 40 mil solicitações de pesquisa a cada segundo em todo o mundo.

São 3,5 bilhões de pesquisas por dia e 1,2 trilhões de pesquisas por ano. Há 20 anos, em 2001 o Google recebeu cerca de 27,5 bilhões de pesquisas em todo o ano. Hoje nós atingimos esse número em um pouco mais de uma semana com nosso fluxo atual.

Indo mais a fundo, segundo Claudio Bessa, Head of Ecosystem Development Unit da IBM América Latina, 1,7 megabyte de informações novas são criadas a cada minuto para cada ser humano do planeta, o equivalente a 2,4 gigabytes por dia para cada um. Parece muita coisa para um ser humano dar conta sozinho, certo?

Então, o que é cognição?

É a nossa função psicológica que atua na aquisição de conhecimento através de processos como o pensamento, imaginação, experiências e interpretação de sinais e símbolos.

Neste fenômeno utilizamos nossa memória, capacidade de julgamento, de resolução de problemas, tomadas de decisão e atenção para processarmos as informações recebidas a todo o tempo.

Porém, como falamos anteriormente, somos bombardeados com dados e informações constantemente. Para nos mantermos atualizados precisamos usar a tecnologia como ferramenta de trabalho. Assim, a inteligência artificial surge como nossa grande aliada.

O uso da Inteligência artificial no RH

Com um software inteligente conseguimos processar de forma muito mais rápida a quantidade de dados que recebemos para auxiliar nossa tomada de decisão e solução de problemas.

Uma das plataformas cognitivas mais famosas e bem estruturadas do mundo é o Watson da IBM. Criado para auxiliar desenvolvedores a melhorar processos internos, hoje ela é capaz de processar cerca de 2,5 milhões de terabytes todos os dias.

A tecnologia cognitiva aprende constantemente e gera hipóteses através de probabilidades. Ao alimentarmos a plataforma com dados, sua capacidade de processamento permite estruturar as informações que surgem a todo tempo.

Desta forma, um software cognitivo é capaz de reproduzir nosso processamento de dados de forma muito mais rápida do que estamos preparados, tomando decisões precisas neste tempo muito menor.

Na gestão de pessoas essa agilidade é mais do que bem-vinda. É necessário analisar diversas métricas constantemente para entender o comportamento de todos e ter o melhor resultado.

Os processos que exigem essa análise são alguns como: recrutamento e seleção, treinamento, performance, pesquisas de clima. Além de questões do dia a dia, como folhas de pagamento, folgas, horas extras. Assim como na internet, surgem novas informações o tempo todo e sem ajuda algumas podem ser deixadas de lado.

Vamos modernizar a gestão de pessoas

Uma inteligência artificial capaz de absorver e processar tudo isso de maneira ágil é mais do que bem-vinda. Com um software bem trabalhado é possível ter os dados de maneira clara, com uma interface gráfica e pontos de destaque.

Uma gestão de pessoas moderna exige precisão e eficiência. Decisões importantes são tomadas com as lideranças todos os dias, como: demissão, realocação, contratação, promoção, bonificação. Muitas questões que precisam de dados e fatores concretos para as decisões serem justas e eficientes.

Modernizar o RH é fundamental para as pessoas se sentirem cada vez mais felizes com seus cargos e evoluírem em um processo contínuo dentro de cada empresa. Os achismos e soluções sem fundamento devem ficar no passado. Esse é o propósito da Mindsight.

Para alcançarmos resultados positivos e justos precisamos entender e aproveitar o melhor da tecnologia e psicologia aplicada. Acreditamos na evolução contínua e estamos avançando cada dia mais para trazer as melhores soluções em gestão de pessoas.

Por