Axur: fit cultural revela alta correlação com satisfação dos funcionários

Axur é uma empresa que nasceu com o objetivo de tornar a internet um lugar mais seguro. Sediada no Brasil e com clientes em diversos países, a empresa atua com monitoramento de riscos digitais e apoia organizações a identificar fraudes e prevenir incidentes na rede.

O intuito é preservar a reputação e segurança das empresas, protegendo a presença digital delas e munindo-as de ferramentas que as ajudem reagir de maneira bastante rápida caso ocorra alguma intercorrência.

Essa área de atuação sempre exigiu da empresa um nível de contratação elevado: para a Axur, era necessário contar com profissionais bastante qualificados tecnicamente e que assimilassem novas informações de maneira ágil.

Nos últimos anos, essa certeza se consolidou: a empresa estava crescendo e precisava compor um time de especialistas que apresentasse as skills necessárias para suas posições e que também tivesse aderência à cultura da organização.

Foi nesse momento que a Axur conheceu o nosso software de Recrutamento e Seleção, uma plataforma de assessments online que permite qualificar candidatos ao longo do processo seletivo. Utilizando algoritmos de inteligência artificial e mensurando fit cultural de maneira bastante personalizada, a ferramenta se propõe a ser uma grande aliada na contratação de novos talentos.

Amanda CornetetHead de People & Performance da Axur, conta:

Depois que implementamos o software de R&S, a percepção do pessoal é que eliminamos bastante subjetividade. Isso é importante porque estamos sempre na busca por aumentar o nível do nosso capital humano.  

Ela explica que:

Na Axur, utilizamos o sistema da seguinte maneira: quando os processos são de muita aplicação, o nosso primeiro ponto de corte é o teste de raciocínio fluido. É com base nele que triamos os nossos candidatos.

O teste de perfil e o de fit cultural também são fortalezas para o recrutamento na empresa:

Nós utilizamos esses dois testes para balizar a parte qualitativa do processo. Se algum dos atributos de perfil está pouco expressivo, a gente investiga melhor na entrevista. Nós utilizamos esse teste como um direcionador de entrevista, então isso tem nos ajudado a também sermos objetivos na etapa presencial dos processos.

Em pouco tempo de uso, os ganhos passaram a ser sentidos de forma bem perceptível pelo time da Axur: ao adequar seus processos para que os testes da Mindsight fossem alocados na primeira etapa, o tempo de contratação da empresa diminuiu em 20%.

Além da agilidade que conquistamos, o que nos deixa mais felizes é o relatório emitido para o gestor quando o candidato preenche a bateria completa. O conteúdo é claro e objetivo e nos apoia muito como etapa final do processo.   

Complementando os ganhos obtidos no recrutamento e seleção, a ferramenta também demonstrou grande assertividade ao identificar que colaboradores com pontuações mais altas no teste de fit cultural são aqueles que tendem a se sentir mais satisfeitos no ambiente de trabalho. Uma vez que a Mindsight trabalha com aplicação ilimitada de assessments, a empresa aproveitou para utilizar esse recurso para avaliar seus colaboradores. Amanda conta:

Fizemos uma análise para entender quais características estavam relacionadas com a satisfação na empresa. Para isso, aplicamos a bateria completa do sistema da Mindsight com 109 colaboradores, de 7 áreas diferentes. Todos responderam aos assessments de raciocínio fluido, habilidades sociais e motivacionais, personalidade e fit cultural. 

Fizemos uma análise estatística de correlação dos testes da Mindsight com o e-NPS da empresa, que representa o índice de satisfação com o nosso ambiente organizacional.

A partir disso, foi encontrada uma forte correlação positiva com as notas de cultura (+0.6) e do teste de habilidades motivacionais (+0.67) dos colaboradores. Isso significa que quanto mais um desses fatores variava, mais o outro acompanhava essa variação; essa informação é valiosa para a empresa porque, em um momento de decisão, fica mais claro para o recrutador quem ele deveria avançar no processo seletivo. 

Rodar esse estudo internamente nos deu a segurança de que estamos nos direcionando para o caminho certo. Com base nesse material, sabemos o que queremos reforçar em nosso employer branding e EVP, além de comprovarmos que o nosso fit cultural está bem ajustado com o que vivemos dentro da empresa. 

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