Capital humano: Como adquirir e desenvolver talentos

O capital humano vem sendo o grande foco de equipes de gestão de pessoas. Com  uma série de mudanças no modelo de trabalho nos últimos anos, o modelo completamente presencial, já parece distante para muitas pessoas.

Junto do modelo flexível, inovações disruptivas surgiram por todo o planeta.

Novas indústrias, modelos de negócio e tecnologias em processamento e analises de dados estão presentes nas mais diversas áreas enquanto uma nova geração pede oportunidades para entrar no mercado de trabalho.

O futuro pode ser muito interessante, ao mesmo tempo em que é desafiador e ninguém pode dar bobeira para não ficar para trás.

A importância do capital humano

Uma mudança muito importante no período de 2020 até agora, foi na visão das organizações sobre a própria estratégia. Com a inovação tomando conta do mercado, o capital humano se tornou essencial.

O modelo de negócio do futuro é estruturado na empresa como uma unidade e não mais em tarefas individuais, super-estruturadas, onde cada um faz a sua parte e vai para casa.

A força de trabalho quer ter respostas diretas sobre seu rendimento, seu futuro e quais são as opções de flexibilização do modelo de trabalho, seja em lugar, horário ou funções.

Com esse desenvolvimento individual, e novas oportunidades, muitos estão pensando, e desejando, mudar de emprego em curto prazo.

O capital humano das empresas está prestando mais atenção para o seu conforto e saúde mental. E cabe ao time de gestão de pessoas estar preparado para essa mudança de visão.

Muitas organizações estão investindo cada vez mais no seu setor de RH, principalmente em formas efetivas de recrutamento e seleção.

Com o bem-estar tendo papel cada vez mais importante na gestão de trabalho, conseguir desenvolver uma cultura organizacional é fundamental para ter um ambiente atrativo para recrutar os melhores talentos.

O desafio está em trazer as melhores pessoas para a organização, com um processo de recrutamento bem estruturado, levando em conta o fit cultural de quem está entrando com a cultura já desenvolvida internamente.

Segundo o manual de tendências do RH para 2022 da McClean & Company, empresa canadense de pesquisa e consultoria em RH, 25% dos investimentos em gestão de pessoas em todo o mundo está diretamente ligado ao recrutamento e seleção de talentos.

É muito mais vantajoso investir no processo de integração de uma nova pessoa, que esteja pronta para uma função, ou tenha potencial, e encaixe nas práticas e costumes internos, do que colocar alguém destoante dentro da empresa.

Confira nosso e-book com o guia do RH estratégico em 2022:

Encontrando e desenvolvendo talentos

Entender quais são as habilidades importantes dentro da organização é muito mais importante do que encontrar pessoas que encaixem perfeitamente em uma única função.

A flexibilização do trabalho não está só no modelo híbrido ou remoto. A estrutura do ambiente de trabalho também está passando por mudanças significadas.

Os modelos de trabalho horizontais estão se mostrando cada vez mais efetivos. Construir uma vantagem competitiva hoje, principalmente no Brasil, vem sendo um grande desafio.

Criar um fluxo de trabalho no qual mais pessoas com habilidades complementares conseguem cumprir metas da estratégia em squads inteligentes é uma prática incrível para chegar aos resultados esperados.

Para isso, é essencial que o time de gestão de pessoas identifique as qualidades e defeitos de todos os membros da organização.

Desta forma, é possível criar um fluxo de interações efetivas entre todos e entender quais cargos, funções ou tarefas não estão contempladas e precisam de novos membros e só então definir o processo de recrutamento.

Trazer pessoas com alto potencial para uma organização bem estruturada, com processos definidos e uma cultura desenvolvida, permite resultados incríveis a longo prazo.

As interações entre pessoas preocupadas com o desenvolvimento individual permitem que toda a equipe evolua em conjunto, desde que existam processos de acompanhamento efetivos.

Criar um PDI para cada membro da organização e pesquisas de clima e performance trimestrais, são práticas que auxiliam o desenvolvimento de cada um e estreitam a relação entre funcionário e empresa.

A valorização do capital humano é tendência para os próximos anos. Proporcionar o ambiente correto para o desenvolvimento de todos será um divisor de águas para o crescimento da empresa.

A tecnologia no capital humano

Sem um software completo para entender as necessidades e problemas dos funcionários, é quase impossível influenciar no desenvolvimento pessoal de cada membro da organização.

Entender índices de satisfação, engajamento e performance não é tarefa fácil.

Mas, hoje nós temos a tecnologia para contar com a ajuda de uma inteligência artificial desenvolvida para processar e interpretar indicadores de maneira ágil e prática.

Um software cognitivo de RH consegue reunir as soluções em um único programa.

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