Grupo Marista: fortalecendo a cultura e marca empregadora

A empresa 

 O Grupo Marista faz parte da Província Marista Brasil Centro-Sul, unidade administrativa do Instituto Marista que foi idealizado em 1817 por Marcelino Champagnat, na França. Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia, o Grupo Marista atua nas áreas da educação (educação básica, superior e editora) e saúde (por meio de seus hospitais) e trabalha para promover um mundo melhor, mais humano e mais solidário, promovendo a vivência e a disseminação de valores humanos, cristão e Maristas

O contexto 

Dentro do contexto de Recrutamento e Seleção, o Grupo Marista tinha alguns objetivos. Um deles era ter uma marca empregadora forte, afinal, precisavam expressar de forma clara seu jeito de ser, para atrair candidatos cada vez mais alinhados culturalmente.  

Com base nesse alto alinhamento cultural, o Marista esperava: 

  • Tornar o onboarding mais fluido, pois quanto mais adaptados, menos atrito há na entrada dos funcionários;
  • Reduzir o turnover, contratar pessoas mais aderentes à cultura organizacional e assim, reter funcionários por mais tempo;  
  • Aumentar o engajamento, pois quanto mais pessoas alinhadas, mais existe uma força social que envolve todos no contexto da empresa. 

Foi com isso em mente que o Grupo Marista entendeu que a ferramenta de fit cultural da Mindsight tinha tudo para ajudar a atingir os objetivos e a escalar o processo. A ferramenta, por meio de um teste psicométrico, demanda do candidato um apontamento dos comportamentos que ele mais valoriza e desvaloriza dentro de um ambiente organizacional. 

Cada cliente da Mindsight conta com um diagnóstico de cultura único e personalizado, e as respostas do candidato são comparadas com esse gabarito para gerar uma pontuação de aderência cultural. Ou seja, o candidato pode fazer o teste uma única vez e submeter o resultado para diferentes empresas que utilizam a ferramenta. Para cada empresa, o sistema indicará uma nota de fit cultural diferente, de acordo com o diagnóstico. 

Logo, a nota obtida indica o quanto as crenças daquele candidato se aproximam dos valores compartilhados pela organização. O Grupo Marista passou então a utilizar o fit cultural em todos os programas de seleção

Os resultados 

Aplicando os testes há pouco mais de 1 ano, perceberam que cerca de 84% dos mais de 16 mil candidatos que participaram dessa etapa tiveram pontuação de fit cultural médio-alto, alto e muito alto. Essas notas são indicações de que essas pessoas tendem a se adequar muito bem dentro da organização.  

Esse dado nos mostra que a atração via marca empregadora tem funcionado: os candidatos que se interessam pelo Grupo Marista são alinhados à cultura e por isso avançam no processo.

Olhando para dentro: análise dos funcionários  

Avaliando um grupo de 299 profissionais ativos na empresa, com tempos de casa diversificados, identificamos que 87% dos avaliados tem fit cultural com classificações entre médio-alto, alto e muito alto. Essa constatação reforça que a cultura no Grupo Marista não está somente na marca, mas também no dia a dia dos profissionais. 

Além disso, por meio de avaliações comparativas entre o tempo de casa e o fit cultural, foi possível identificar que os colaboradores que têm uma pontuação de fit cultural acima de 67%, ou seja, estão nas classificações alto ou muito alto, registram em média 29% de tempo de casa à mais que os demais funcionários com nota de fit cultural inferior. 

Portanto, para o Grupo Marista, que tem uma marca empregadora capaz de atrair muitos candidatos alinhados, a aplicação de uma régua mínima de 65% para o fit cultural da Mindsight mostrou-se como um instrumento assertivo para triagem de candidatos nos processos seletivos. Assim, é mantida uma cultura forte, e ao mesmo tempo, o fit cultural atua como um termômetro que avalia a capacidade de atração da marca empregadora

A triagem de candidatos  

Tendo em vista que mais de 80% dos candidatos se mostram aderentes à Cultura do Grupo Marista, fica a curiosidade: quais são os critérios adotados pelo Grupo Marista para triagem de candidatos? 

Após a primeira etapa da seleção que inclui a aplicação do fit cultural, o Grupo Marista segue o processo com a aplicação dos demais testes que compõem a bateria da Mindsight. São eles: personalidade, raciocínio fluido, habilidade social e motivacional. Utilizam então, principalmente nos processos para vagas corporativas, os algoritmos inteligência artificial da Mindsight, que ajudam a compreender qual candidato combina melhor e tem mais potencial para atuar na posição em aberto com alta performance

A experiência do candidato  

Além da seleção forte por cultura, o Grupo Marista é um exemplo de dedicação quanto a experiência do candidato. Ao final de cada processo, são enviadas as devolutivas da Mindsight para todos os candidatos que participaram do processo e finalizaram todos os testes. Essa ação chega a repercutir em divulgação da marca nas redes sociais. 

Tamanha dedicação à experiência do candidato é reconhecida também nas avaliações deles em relação à participação no processo seletivo, não apenas nas etapas de testes: 

Média da avaliação: 8,45 
Número de respondentes: 194 
Média da avaliação: 9,03 
Número de respondentes: 194 
Média da avaliação: 8,46 
Número de respondentes: 194 
Média da avaliação: 8,47 
Número de respondentes: 194 
Média da avaliação: 9,15 
Número de respondentes: 136 

Podemos dizer que o Grupo Marista aplica um processo seletivo bem estruturado, que observa as melhores práticas de seleção para garantir um capital humano de alta qualidade para organização. E esse processo reflete na sua marca empregadora, realimentando todo o processo. Esse é um exemplo real de uma área de recursos humanos mais estratégica, analítica e humana

Por Maria Luiza Schwengber.

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