Case Energisa: mapeamento cultural

A Energisa é uma empresa do setor privado de energia elétrica, situada em Goiás, que atua há 117 anos nesse segmento, e por estarem há tanto tempo em atividade, já têm os valores e missão da empresa bem consolidados no mercado e com seus clientes. 

Porém, eles perceberam que havia chegado a hora de modernizar a empresa e caminhar junto com a inovação que eles também pregam: 

Não vale de jeito nenhum: 

Desistir das novas ideias que geram valor. 

Criar barreiras para quem propõe o diferente. 

Sendo eles clientes da Mindsight desde 2019, já conheciam as nossas soluções e por isso nos procuraram para realizar o mapeamento de cultura organizacional.  

A necessidade de fazer esse mapeamento surgiu por conta de uma mudança interna que a empresa está passando nesse momento, portanto, seria preciso entender a cultura atual, a fim de mapeá-la para enfim, decidir os próximos passos. 

O objetivo, ao final desse projeto, é produzir materiais para análise com o intuito de consolidar a cultura, sendo assim, desde as etapas iniciais de recrutamento e seleção, a imagem da marca empregadora e outros pontos que envolvem a gestão de pessoas estarão respaldados nessa cultura já mapeada. 

Cultura organizacional e mapeamento cultural 

Antes de pensarmos em mapeamento cultural, é preciso entender o que é uma cultura organizacional, sendo assim, podemos definí-la como sendo: 

  • Sistema de valores compartilhados; 
  • Conjunto de características valorizadas pela organização; 
  • O que define como as coisas são feitas e orienta as tomadas de decisão. 

Fonte: Organizational Behavior (Stephen P. Robbins, 2003) 

E quando falamos de mapeamento cultural, falamos sobre entender qual o padrão dos funcionários, de modo que, a partir da análise desses comportamentos e crenças compartilhadas entre os trabalhadores, seja definida a cultura da empresa. 

Para tanto, será utilizada a metodologia do “Organizational Culture Profile” (OCP), que foi desenvolvida por O’Reilly III, Jennifer Chatman e David F. Caldwell, que em tese, diz que os funcionários devem compartilhar dos mesmos valores e ideias da empresa na qual trabalham

Para saber quais são esses valores, foi aplicado um teste com 1.311 funcionários, sendo do setor operacional e corporativo, que responderam a 33 perguntas sobre estilo de trabalho, divididas da seguinte forma: 

  1. Competitividade 
  2. Responsabilidade Social 
  3. Solidariedade 
  4. Inovação 
  5. Ênfase em Recompensas 
  6. Orientação para o Desempenho 
  7. Estabilidade 

É por meio dessas respostas que identificamos quais comportamentos são valorizados pelo grupo, em grau de maior e menor importância. O teste exige que o candidato priorize as alternativas, e desta forma, podemos descobrir o fit entre ambos. 

As vantagens do mapeamento cultural vão além de trabalhadores alinhados com a cultura, como também contribui para o grau de satisfação dos funcionários e melhora do clima organizacional, pois o ambiente tende a ser mais harmônico de acordo com as pessoas que dividem o mesmo espaço e os mesmos valores. 

Ou ainda é possível identificar posturas não tão positivas, mas que foram apontadas como praticadas, sendo assim, é possível realizar ações para corrigir esse tipo de comportamento que não está alinhado com o que a empresa prega. 

Atualização cultural da Energisa 

Depois da aplicação dos testes, chegamos em alguns resultados principais desse grupo de funcionários, sendo possível relacionar o perfil desses funcionários com os principais valores da Energisa. 

Como por exemplo, a valorização da segurança, que vai ao encontro do valor principal da Energisa, que é zelar pela vida, pelo cuidado consigo e com os demais. 

A partir desses resultados, também se tornou claro para a empresa o perfil que devem buscar nos candidatos, a fim de obter contratações de sucesso, que estejam alinhados à cultura deles, como por exemplo, contratar funcionários que sejam donos de suas ações e saibam o que precisa ser executado para alcançar melhores resultados. 

Outros resultados foram apontados na pesquisa realizada em conjunto com a Mindsight, que são fundamentais para ajudar a Energisa a consolidar a sua cultura, mas que se diferem do que é praticado pelo mercado de trabalho, e é justamente essa diferença que nos mostra que a empresa está passando por mudanças internas atualmente. 

Pelo fato de a Energisa já ter um histórico na Mindsight, foi possível realizar uma comparação dos resultados e observar, através de dados, os valores e estilos de trabalho que foram priorizados, desprezados ou modificados ao longo desse período. 

Quais os próximos passos após o mapeamento cultural? 

O propósito da Mindsight é facilitar o processo de tomada de decisão sobre pessoas fazendo uso da inteligência artificial e psicologia organizacional, desse modo, é muito importante encontrar empresas que desejam tornar seus processos internos mais justos e orientados por dados e não por deliberações aleatórias e achismos. 

Por isso, realizar o mapeamento cultural é um passo importante para solidificar a cultura da empresa, porque com essa definição, até a forma de realizar o recrutamento e seleção de candidatos muda, já que é possível estruturar melhor o processo seletivo e as perguntas das entrevistas, que podem ser direcionadas para identificar no candidato os principais pontos que são valorizados pela empresa. 

Dessa forma, a empresa garante que todos os funcionários contratados tenham o mínimo de alinhamento com a cultura organizacional. 

Com esses dados obtidos nesse estudo realizado pela Mindsight, a Energisa conseguirá se concentrar em cima desses tópicos de cultura e analisar quais são valorizados ou não, e decidirem quais pontos serão trabalhados nessa transição atual, bem como quais são os perfis de contratação de sucesso para os novos funcionários. 

Assista aqui ao nosso vídeo demonstração da suíte de Recrutamento e Seleção e saiba mais como a nossa plataforma pode auxiliar a sua área de Recursos Humanos!

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