5 motivos para construir uma estratégia de Employee Listening

Uma pesquisa realizada pelo The Workforce Institute revelou que 86% dos funcionários sentem que as pessoas em sua organização não são ouvidas de forma justa ou igual.

Esse é um número muito alto que revela uma preocupação dos colabores e desejo de serem ouvidos, e é nesse ponto que o employee listening entra em ação. Saiba mais sobre o assunto aqui!

O que é Employee Listening?

Em tradução literal, employee listening significa “escuta dos funcionários” que nada mais é do que utilizar os feedbacks para melhorar o ambiente de trabalho, seja com relação às demandas diárias, ao escopo de trabalho ou assuntos relacionados a equipe e liderança.

Employee Listening 2
O que é Employee Listening?

Ao aplicar o Employee Listening na cultura da empresa, a organização pode identificar questões que sejam um ponto sensível para os funcionários e contornar possíveis os problemas quanto antes.

Como os funcionários são a parte fundamental de qualquer instituição, ouvi-los sobre como está sendo o dia a dia de trabalho e o que eles enxergam de melhorias ou que podem vir a se tornarem problemas maiores, é uma boa forma da empresa se prevenir.

Afinal, são os colaboradores que lidam diariamente com os assuntos pertinentes a empresa, portanto, ouvir esses feedbacks também melhoram a experiência do funcionário para com a empresa, elevando o nível de satisfação e motivação de todos os envolvidos.

Estratégia de Employee Listening

Arquitetar uma estratégia de employee listening permitirá que a liderança saiba o que está acontecendo na empresa ou com os funcionários de forma imediata, já que os feedbacks acontecem em tempo real, acompanhando todo o ciclo de vida dos colaboradores.

Ou seja, ao criar esse canal de escuta ativo e contínuo com os funcionários, a empresa consegue ampará-lo profissionalmente, sabendo quais são suas preocupações e desejos, fazendo com que a empresa consiga tomar melhores decisões sobre a carreira, cargo e ambiente no qual o funcionário está inserido.

Ter essa conexão em tempo real com o funcionário possibilita que a empresa também estruture os objetivos do corpo de funcionário aos da empresa, fazendo com que todos — ou a grande maioria — estejam na mesma página para alcançar os objetivos macros da instituição.

Employee Listening aplicado

Um estudo apontou que 94% das empresas entrevistadas tem uma estratégia de escuta formal dos seus funcionários enquanto três em cada quatro organizações viu uma necessidade maior de escuta ativa dos funcionários após a pandemia.

Essa mesma pesquisa revelou que as instituições se concentram em quatro principais canais de escuta dos funcionários, sendo eles:

  1. Censos, amostras ou pesquisas de clima aplicadas na empresa toda;
  2. Pesquisas de ciclo de vida, como experiência do candidato, onboarding e entrevista de desligamento;
  3. Perguntas de pesquisa específicas, caixa de sugestões ou redes sociais internas;
  4. Audição passiva (monitoramento de produtividade por meio de sistemas de RH)

E ainda 78% das empresas informaram usar mais de um canal de escuta dos funcionários, já que canal um desses canais representa uma etapa do ciclo de vida do funcionário ou tem uma função já pré-estabelecida; por isso, é importante que a empresa use mais de uma opção.

Pensando em sempre oferecer um local de trabalho no qual os funcionários se sintam acolhidos e parte do negócio, é importante que a sua voz seja considerada, mas que o que está sendo dito seja levado adiante.

Ou seja, que ao implementar ações voltadas para ouvir o que o funcionário tem a dizer, que medidas sejam tomadas a fim de sanar aquele problema ou que, ao menos, as sugestões sejam analisadas e estudadas.

Entendemos que nem tudo o que os funcionários sugerem é possível ou viável de ser posto em prática, mas que boas ideias sobre melhores formas e condições de trabalho sempre surgem quando a empresa estabelece uma cultura de escuta ativa.

employee listening 3
Conheça os benefícios do employee listening

Por que ter uma estratégia de Employee Listening?

Agora você já sabe o que é o employee listening, mas queremos te apresentar 5 motivos pelas quais vale a pena investir nessa estratégia na sua empresa:

1 — Diminuição da taxa de rotatividade

Uma empresa que estabelece uma relação de confiança entre funcionários tende a ter menos rotatividade, pois os colaboradores se sentem mais valorizados e que suas percepções sobre a empresa estão sendo consideradas, seja para a tomada de decisão, para melhorar o ambiente de trabalho ou para contribuir positivamente com a cultura organizacional.

2 — Nível de satisfação dos funcionários

O item acima e esse se complementam, afinal, se uma empresa tem um baixo índice de rotatividade de funcionários, é provável que muitos deles se sintam satisfeitos em fazer parte dessa organização, certo?

Ao ter um canal efetivo de escuta dos funcionários, isto é, quando os funcionários se sentem seguros e confiam nesse canal e no RH da empresa; e quando o que é repassado por este canal é recebido por alguém e a empresa age de acordo com esses feedbacks, os colaboradores tendem a se sentirem mais estimados e respeitados pela organização.

3- Employee branding

Quando os funcionários se sentem felizes em fazer parte da organização na qual trabalham, organicamente eles se tornam colaboradores promotores da marca.

Isso faz com que a marca empregadora seja melhor vista no mercado de trabalho, refletindo até mesmo na atração de talentos, já que o desejo de fazer parte da empresa é semeado entre os candidatos.

4 — Atração de talentos

O movimento d força de trabalho mudou muito nos últimos anos e como sabemos, as pessoas estão em busca de melhor equilibrar a vida pessoal e profissional.

Muitas dessas pessoas já experimentaram a experiência de ter problema com os chefes, colegas de trabalho ou com a própria falta de valorização por parte da empresa, e por isso agora querem fazer parte de uma organização de os ouçam e valorizem pelo trabalho bem feito.

É por isso que no employee listening é uma boa estratégia para atrair esses talentos que estão em busca de oportunidades de serem ouvidos e de mostrarem seu valor para a empresa. Esse tipo de vantagem te coloca na frente das demais empresas na guerra por talentos.

5 — Fortalecer a relação com os funcionários

Por fim, o futuro da gestão de pessoas tem seus objetivos pautados na satisfação, motivação e engajamento dos funcionários, isso quer dizer que as empresas estão tornando a relação entre empregado/ empregador mais humanizadas e mais centradas nos colaboradores.

O que toda empresa deseja é atrair e reter talentos que são importantes e produtivos para a empresa, e os funcionários desejam trabalhar em um local em que se sentem reconhecidos e que também promova o bem-estar daqueles que fazem parte da organização.

A estratégia de employee listening unirá essas duas necessidades, fazendo com que os funcionários se sintam confortáveis em compartilhar seus pensamentos com seus colegas e gestores, para que o local de trabalho continue a ser um espaço em que ele se sinta satisfeito em fazer parte.

Já para a empresa, esse funcionário, além de motivado e engajado com a organização, ainda entregará bons resultados e agregará para a estratégia de negócio da empresa.

Como desenvolver uma estratégia de Employee Listening?

Conforme mencionamos acima, existem vários canais de escuta que podem ser usados pela empresa, porém, para você criar uma estratégia de employee listening, é preciso que esses canais sejam somados.

É esse conjunto de ações que a empresa precisa ter e que oferecem boas noções de como os funcionários se sentem ao fazer parte da instituição.

A Mindsight desenvolveu um sistema de RH integrado e inteligente que consegue unificar todas as informações sobre os candidatos e funcionários desde o processo seletivo.

Com o nosso sistema, você consegue aplicar pesquisas de clima, eNPS, feedbacks, avaliações de desempenho e muitas outras etapas que são desde a admissão até o desligamento do funcionário, ou seja, todas as ferramentas necessárias para você estruturar o employee listening na sua organização!

Pela integração do software com todas essas frentes, você consegue ter uma visão integral da jornada do colaborador, analisando seu desempenho e tendo um registro de todos os alinhamentos já realizados entre ele, liderança e RH.

O futuro da gestão de pessoas está a um passo de fazer a diferença na sua empresa. Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e agende uma reunião, ou se preferir, fale conosco através do whatsapp no ícone abaixo.

Temos um time preparado para tirar todas as suas dúvidas!

Autor

Compartilhe:

Post populares

Ciclo de Gente: que etapas, pontos de contato, times e métricas ele envolve? Tiramos essas e outras principais dúvidas aqui! 
Como contratar um profissional de People Analytics de maneira efetiva?
SIOP Annual Conference: Conheça o maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Case Grant Thornton: ferramenta para centralização de dados e inteligência para tomada de decisão
Mindsight + Sankhya: Uma nova era na gestão de RH

Posts relacionados

Ação 1
pexels-photo-1379636
© Mindsight 2024. Todos os Direitos Reservados