Uma boa experiência de candidato pode significar a diferença entre um processo de recrutamento forte e um fraco. E por mais que pareça estranho, isso independe de a pessoa ser contratada ou não.
É plenamente possível não evoluir no processo seletivo e sair com a sensação de que se passou por uma avaliação justa, transparente e desafiadora. Em geral, é essa experiência do candidato que pe valorizada no mercado.
Caso a experiência do candidato for ruim, isso pode prejudicar a reputação da marca e dificultar a atração de talentos para sua organização. Dessa forma, trazendo consequências negativas para o seu negócio.
E não é isso que você quer, certo? Sua empresa não pode se arriscar desnecessariamente em ter a reputação manchada apenas por um descuido do processo seletivo, que prejudique a experiência do candidato, concorda?
Se quer entender melhor como a experiência do candidato afeta a marca do seu negócio, então este texto é para você!
Uma das responsabilidades mais importantes de um recrutador é garantir a melhor experiência do candidato possível durante o processo de recrutamento e seleção.
De acordo com o Talent Board, “mais do que nunca, a aquisição de talentos estratégicos é agora definida pela experiência do candidato. As organizações já são capazes de fornecer talentos mais qualificados, melhorar a eficiência do recrutamento e aumentar o alinhamento com os objetivos de negócios quando candidatos são prioridades.”
No entanto, é possível observar como muitos recrutadores não fazem um bom trabalho de estruturação quando o assunto é experiência do candidato. Mesmo com mais atenção e mais investimento na área, os processos seletivos continuam não oferecendo a experiência “completa e direta” que os candidatos esperam.
Aliás, há muitos pontos interessantes que foram observados ao longo dos últimos anos. Veja algumas descobertas:
Uma experiência do candidato frustrante pode ser o resultado de uma longa lista de coisas que incluem falta de comunicação consistente, um processo de inscrição complicado, contratação de líderes mal preparados para entrevistas.
E especialmente o “silêncio” após a entrevista — ou seja, a falta de uma devolutiva com informações relevantes sobre os motivos de o candidato não ter avançado para as próximas fases.
Isso pode ser feito de maneira automatizada (caso o candidato pare na bateria de testes psicométricos). Ou pode ser feito pessoalmente, caso ele não seja selecionado em algumas das entrevistas ou cases.
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De qualquer forma, algum tipo de feedback é fundamental. Quanto mais o candidato souber sobre seu desempenho no processo seletivo, mais ele vai sentir que aquela empresa faz um trabalho sério. E com isso promover o nome da empresa nos canais a que tem acesso: amigos, colegas de trabalho, redes sociais, Google etc.
Deixe muito tempo e isso pode prejudicar a marca do seu empregador ou piorar as vendas. O especialista em Andy Headworth avisou em seu post
Agora temos tecnologias de recrutamento avançadas e consciência da falta de habilidades no mercado. O que significa que devemos aproveitar ao máximo cada interação com o candidato. Todo candidato conhece outras pessoas e tem seguidores nas redes sociais. Como você provavelmente rejeitará mais candidatos do que vai contratar, o poder do boca a boca não pode ser negligenciado.
Assim, é importante entender como aquele candidato que acabou de realizar uma etapa do processo pode reagir a ela. As consequências do processo seletivo não terminam juntamente com o processo. Elas permanecer ao longo de muito tempo. E os impactos não tardam a aparecer…
Porém, como podemos monitorar isso? Por que a piora na experiência do candidato acontece? Há muitas razões para isso acontecer (falaremos mais no próximo tópico), mas basicamente podemos citar dois fatores muito importantes: falta de informação e falta de tempo.
Sem as informações certas, a equipe de aquisição de talentos não saberá o que há de realmente errado com seu processo seletivo. E não poderá tomar as medidas corretas para corrigir esses problemas.
Da mesma forma, a maioria dos recrutadores não tem muito tempo para preencher funções críticas. E não conseguem obter rapidamente insights valiosos que os ajudem a melhorar a eficácia e a experiência de seu processo.
Normalmente, a equipe de recrutamento está trabalhando com base nos dados contidos no Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS). Essas tecnologias são usadas para tarefas como receber inscrições, coletar referências e rastrear o progresso de um candidato ao longo do pipeline.
Embora as tecnologias ATS mais recentes tendam a oferecer algum tipo de módulo analítico, esses insights são pouco mais do que métricas de vaidade que analisam um tipo de dados por vez. Como, por exemplo, o número de inscrições recebidos ou em que etapa as pessoas estão no pipeline.
Além disso, seu ATS está apenas olhando os dados contidos em seu funil. Isso elimina sua capacidade de fazer conexões valiosas com dados pré-inscrição e pós-contratação.
Por exemplo, se seu ATS não pode se conectar ao seu sistema de gestão de desempenho e dizer de quais fontes de recrutamento vêm a maioria dos funcionários de alto desempenho.
Sem a capacidade de fazer esse tipo de análise multidimensional, as relações entre todos os dados da sua força de trabalho (pré e pós contratação) não podem ser facilmente exploradas, impedindo que você obtenha insights estratégicos precisos que podem melhorar muito o seu candidato experiência e, como resultado, seu processo geral de recrutamento.
Ter uma visão clara e completa do processo de recrutamento e seleção é a única maneira de medir verdadeiramente sua eficácia.
Quer você consulte todos os seus sistemas de dados e classifique as informações em planilhas ou se inscreva em uma plataforma de análise projetada para agilizar o trabalho, os insights que você obtém devem ajudá-lo:
Estar ciente de onde e por quanto tempo cada candidato está sentado no processo o ajudará a planejar seu tempo de acordo. Ao verificar regularmente cada fase, você pode tomar medidas proativas para garantir que as pessoas se movam em um bom ritmo pelo pipeline e não fiquem muito tempo sem receber uma mensagem ou confirmação de sua equipe.
Esses insights mostram qual fonte de aplicativo resultou nas contratações mais bem-sucedidas no menor período de tempo, para que você possa direcionar as fontes mais eficazes (especialmente para funções sob demanda que fornecem uma vantagem competitiva).
Com uma solução de análise sofisticada, você pode até rastrear um funcionário de alto desempenho até a origem da aplicação para que possa aumentar as taxas de contratação de candidatos qualificados.
Às vezes, quando um candidato está no pipeline por muito tempo, pode ser um sinal de que ele não é adequado para a função para a qual foi originalmente considerado. Este ponto de dados dá a você a capacidade de reavaliar o que está errado e/ou se eles são mais adequados para outras funções em seu portfólio.
Com dados claros e precisos, você pode injetar mais comunicação e soluções mais proativas em seu canal de recrutamento para que os candidatos nunca sintam que foram negligenciados ou tratados injustamente.
Grandes candidatos a empregos abandonam o processo de aquisição de talentos o tempo todo por diferentes motivos.
É extremamente benéfico saber exatamente o que os está levando a sair: eles estão gastando muito tempo em um estágio? Muitos candidatos desistem após uma reunião com um gerente de contratação específico? O método de entrevista os está afastando?
Saber em quais áreas concentrar sua atenção ajudará a diminuir as chances de que os candidatos que você perdeu sejam bons. Com uma abordagem de recrutamento baseada em dados, você pode descobrir quais fatores na experiência de contratação aumentam ou diminuem a probabilidade de um candidato desistir de sua inscrição. Então:
A equipe de aquisição de talentos baseada em dados sabe que quanto mais informações você tiver sobre um candidato, melhor poderá avaliar sua adequação e sucesso em sua organização.
Da mesma forma, quanto mais dados você tiver sobre o que está acontecendo em seu processo de recrutamento, melhor poderá avaliar o que não está funcionando e fazer melhorias que irão melhorar as taxas de retenção de candidatos e melhorar sua marca de empregador.
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