O que é a Síndrome de Boreout?
Se você notou que ultimamente, alguns funcionários parecem estar desmotivados, com o rendimento abaixo do normal, com pouco interesse ou energia, saiba que eles podem estar sofrendo com a Síndrome de Boreout.
A Síndrome de Boreout vem do inglês e significa “síndrome do tédio”, e assim como o burnout, atinge os funcionários e seu ambiente de trabalho, prejudicando a produtividade do time e rendimentos da empresa.
A profunda falta de motivação no trabalho e o tédio excessivo dentro desse ambiente são os principais sinais de que o funcionário está sofrendo com a Síndrome de Boreout.
É comum que ela seja confundida com a Síndrome de Burnout, por isso vamos explicar como os dois transtornos se diferem e quais atitudes devem ser tomadas para que o time de gestão de pessoas consiga contornar esse problema.
Síndrome de Boreout vs. Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é uma doença ocupacional, ou seja, oriunda do ambiente de trabalho, em que o trabalhador desenvolve um distúrbio emocional resultado de estresse crônico provocado pelo excesso de trabalho.
A lista de sintomas do Burnout é longa e incluem: sentimento de insegurança; fracasso; dores de cabeça frequentes; cansaço excessivo, tanto físico, quanto mental; falta de apetite; problemas para dormir, dificuldade de concentração, entre outros.
O Burnout assola um em cada três trabalhadores no Brasil e é uma doença que deve ser tratada com seriedade, pois um trabalhador que está sofrendo com esse transtorno, pode levar meses – e até anos – para se recuperar totalmente.
O termo workaholic, expressão que significa “viciado em trabalho”, é outro conceito que já é abordado no ambiente de trabalho e que também merece atenção, pois, ao não colocar limites entre sua vida pessoal e profissional, o funcionário pode ficar mais próximo de desenvolver o transtorno de burnout.
A liderança deve ficar atenta a conduta de seus funcionários e sinalizar o RH caso identifique que algum trabalhador possa estar exagerando na rotina de trabalho ou também, se algum funcionário está menos interessado e desmotivado, pois nesse caso, pode ser um sinal da síndrome de Boreout.
Ao contrário do Burnout, o Boreout não é causado pelo excesso de trabalho, mas pela falta de estímulos intelectuais, o que acaba fazendo com que o funcionário se senta entediado a maior parte do tempo em que está no trabalho.
E assim como no turnover contagiante, um funcionário que está sofrendo com a síndrome de Boreout, pode transmitir essa energia para seus colegas, e o resultado disso é um time inteiro sem força e vontade de trabalhar.
Antes de nos aprofundarmos nas causas e sintomas da síndrome de Boreout, é importante ressaltar que esse conceito existe para poder designar trabalhadores que manifestam esse mesmo comportamento de tédio profundo com o trabalho, mas o Boreout não é reconhecido como uma doença do trabalho como a síndrome de Burnout foi aceita pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Causas da Síndrome de Boreout
Alguns fatores podem causar a Síndrome de Boreout, mas podemos ressaltar as seguintes causas:
- Funcionário qualificado demais para o cargo: caso o funcionário tenha competências, conhecimentos e soft skills além do que o cargo atual que ocupa exige, com o tempo, ele se sentirá depreciado e mal aproveitado naquele espaço. Nesse caso, além de se tornas improdutivo, também poderá ocasionar em turnover para a empresa.
- Falta de novidades no dia a dia: criar uma rotina pode ser um hábito saudável que auxilia na organização diária e priorização de tarefas, porém, caso não aconteçam mudanças, a repetição de tarefas pode ser maçante e contribuir para o aumento do sentimento de tédio no trabalho.
- Falta de desafios: quando o funcionário não se sente instigado a evoluir, pois não existem metas e desafios que devam ser superadas, não existe estímulo intelectual que o mova em prol de algum resultado maior.
- Falta de reconhecimento: um funcionário que está há muito tempo sem ser reconhecido pelo seu trabalho, tende a se tornar mais desmotivado e pouco de interessa em colaborar com o time
- Clima organizacional: quando o ambiente em que se trabalha não é favorável para se manter engajado ou feliz em fazer parte daquele espaço, o funcionário perde o interesse no trabalho e fica descontente.
- Realizar tarefas fora do seu escopo: sejam simples ou mais complexas, mas quando certos afazeres fogem do cargo do trabalhador, essas tarefas conseguem fazê-lo se distanciar ainda mais de encontrar satisfação no trabalho.
- Liderança despreparada: um gestor que não tem as competências necessárias para liderança de sucesso, desmotiva todo o time e ainda pode gerar conflitos no própria equipe.
Ainda é possível encontrar outras caudas que desencadeiam na síndrome de Boreout, dependendo do ambiente de trabalho.
Sintomas da Síndrome de Boreout
Entre os sintomas da Síndrome de Boreout, podemos mencionar:
- Tédio: o que dá nome a síndrome, o tédio é o primeiro sintoma que o funcionário irá manifestar;
- Ansiedade: o funcionário pode passar a ter crises de ansiedade;
- Irritação: o trabalhador se mostra mais agressivo;
- Isolamento: o colaborador afasta-se dos seus colegas e fica isolado a maior parte do tempo;
- Frieza: por sentir desinteresse pelo ambiente e seus colegas, seu comportamento pode ser frio e distante.
O Boreout vai afetar principalmente a saúde mental dos trabalhadores, por isso é importante ficar atento os sinais.
Como escapar da Síndrome de Boreout?
Separamos algumas dicas de como identificar e resolver a síndrome de Boreout na sua empresa!
1 – Pesquisa de clima
Uma pesquisa de clima consegue mapear quais problemas os funcionários estão lidando no dia a dia e desta forma, o RH consegue tomar decisões e propor ações para melhorar o clima organizacional e engajamento do time.
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2- Aplicação de feedbacks
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3- Pesquisa de eNPS
Employee Net Promoter Score (eNPS) é uma métrica utilizada para medir o engajamento dos funcionários e entender se a empresa é um bom lugar para trabalhar, por isso, sua aplicação pode ser conveniente para empregador e empregado.
Saber qual o nível de satisfação dos funcionários é importante para aprimorar os pontos positivos da empresa e corrigir os negativos. Além disso, aplicar pesquisas com os funcionários também é uma excelente forma de manter o canal da comunicação aberto.
Uma boa comunicação entre funcionários, líderes, gestores e RH é um importante passo para que a empresa continue com um bom funcionamento, e contar com uma ferramenta inteligente e feita para as dores do RH vai te ajudar a extrair o máximo do potencial dos seus funcionários.
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