O que você encontrará nesse post:
[lwptoc title=”Navegue pelo conteúdo:”]
O que é e para que serve um banco de talentos?
O banco de talentos funciona como uma reserva de candidatos que, por diversos motivos, estejam alinhados com o perfil que a empresa busca para as suas vagas.
Como a Mindsight acredita que o primeiro filtro de candidatos deve acontecer pelo fit cultural, então todos aqueles que fazem parte do banco de talentos devem estar de acordo com a cultura organizacional.
Só que quando paramos para pensar em toda a estrutura da empresa, são necessários vários tipos de perfis, pois cada cargo tem a sua própria descrição, responsabilidades, conhecimentos técnicos e soft skills, portanto, diferentes trabalhadores ocuparão diferentes vagas.
Um banco de talentos é muito útil para a empresa no momento de seleção de possíveis candidatos, pois os recrutadores entrevistam dezenas de pessoas em um único mês e muitos são os bons candidatos que passam por eles.
Com certeza, em algum momento, o recrutador já entrevistou uma pessoa que combinava com a empresa, mas que não era ideal para aquela vaga.
Em outro texto no nosso blog, já falamos sobre esse tipo de situação e quais tipos de fit existem, como por exemplo, o fit cultural, o person-Job fit, o person-supervisor fit e o person-group fit. Para entender melhor sobre os tipos de fit, leia nosso artigo Fit: o que é e como avaliar?
Então por justamente existirem outras questões que devemos analisar, um candidato pode não ter sido aprovado para determinada vaga, mas combinar com outra posição na empresa, de uma vaga que também está em aberto.
Um banco de talentos também contribui para reduzir os custos de divulgação da vaga, pois você já sabe onde encontrar bons candidatos e triá-los de acordo com as especificações daquele cargo em aberto, eliminando a divulgação dessa vaga em portais de recolocação profissional, por exemplo.
Agora imagine outro contexto: um funcionário pediu demissão, de uma forma inesperada, e você precisa preencher essa posição, e com um banco de talentos, você consegue buscar rapidamente um candidato com esse perfil dentro do banco de talentos.
É por isso que um banco de talentos se faz tão necessário.
Como o recrutamento inteligente atua para formação do banco de talentos?
Se você, enquanto gestor de RH deseja automatizar o setor e deixá-lo ainda mais moderno, é provável que já faça uso de softwares para gestão de pessoas.
Fazer uso de um sistema que gerencie as suas vagas, por exemplo, facilita o trabalho cotidiano do recrutador e ainda te garante uma análise menos enviesada dos currículos que chegam até ele.
E isso é muito importante, porque tornar os processos seletivos mais justos, mas ainda mantendo a sua qualidade, é um dos objetivos de todo RH. Nós já abordamos esse ponto em outro post do nosso blog em que falamos sobre como fazer um processo seletivo ágil sem perder a qualidade.
Agora imagine o dia a dia de um recrutador, que entrevistou um candidato e que por mais que ele não tenha avançado naquele processo seletivo, ele ainda é um talento em potencial?
Com um banco de talentos é possível guardar o currículo e o contato daquele candidato para convidá-lo para outro processo seletivo, mas pensando que o recrutador entrevista várias pessoas por dia, de que forma ele pode gerenciar essas pessoas?
Anotar em uma planilha do Excel ou outras ferramentas de colaboração online não é tão simples quando precisamos avaliar outros indicadores de gestão de pessoas e filtrar pelo tipo de perfil do candidato.
Afinal de contas, não podemos nos esquecer que uma vaga para vendas, por exemplo, precisa de um perfil mais expansivo, comunicativo e negociador, enquanto para um programador, essas habilidades não são prioridade.
É a partir daqui que temos que pensar em um recrutamento inteligente para conseguir selecionar esses talentos e armazená-los em um local que seja de fácil acesso, em um painel que forneça essas informações para o recrutador, formando assim, um banco de talentos.
Nós sempre temos em mente que o tempo do profissional que gerencia o capital humano da empresa precisa ser facilitado e otimizado, para que ele possa usar esse tempo para realizar outras ações dentro da empresa, que também envolvem a gestão de pessoas.
Comece seu banco de talentos!
Pensando que o nosso objetivo é sempre ter um RH estratégico e funcional, optar por um banco de talentos, mas não estruturar isso de forma inteligente vai mais atrapalhar do que ajudar.
Em nenhuma hipótese, fazer com que o banco de talentos funcione por meio de planilhas ou ferramentas que não foram criadas para esse fim é funcional, então contar com um sistema que já foi desenvolvido para esse fim é o ideal.
A suíte de recrutamento e seleção da Mindsight tem uma nova funcionalidade que vai te ajudar na construção do seu banco de talentos: a ferramenta de gestão de vagas (ATS), além de te auxiliar nos processos seletivos também te ajuda a guardar os perfis de talentos de forma rápida e prática.
Considerando que os candidatos já fazem a nossa bateria de testes psicométricos, que conferem resultados mais seguros e menos enviesados e que essas informações já ficam todas disponíveis ali para o recrutador, é possível mover os candidatos de etapa ou adicioná-los ao banco de talentos.
Sendo assim, o recrutador poderá buscar sempre nesse banco de talentos algum candidato que possui as características necessárias para aquela vaga, pois ele sabe que aqueles candidatos já têm, no mínimo, um bom alinhamento cultural com a empresa.
Além disso, é possível filtrar esses candidatos por meio de outras características analisadas dentro dos testes, como a nota de raciocínio fluído, teste situacional de inferências e outros. Tudo isso já levando em consideração o escopo da vaga que será aberta.
Agilidade e facilidade: Filtre os candidatos do seu banco de talentos de acordo com a característica que desejar
O filtro de candidatos é feito por meio de uma nota de corte colocada pelo próprio recrutador, que poderá deixar a nota de acordo com o perfil dos funcionários da empresa. Esses dados podem ser obtidos pelo mapeamento cultural.
Esse filtro é feito por meio de uma nota, que é colocada pelo próprio recrutador, que pode colocar uma nota de corte mínima e selecionar apenas os candidatos que estejam dentro desse crivo mínimo.
Se você ainda não mapeou a cultura na sua empresa, fale com um dos nossos especialistas!
Outra funcionalidade é filtrar os candidatos por arquétipos, então se você precisa de um candidato com arquétipo de vendas, como usamos no exemplo mais acima, você pode selecionar apenas esses perfis que correspondem a essa característica principal para o cargo.
A nossa ferramenta está equipada para ser um aliado para o profissional do RH, que terá um sistema inteligente, ágil, com resultados expostos de forma facilitada, de modo que o dia a dia do recrutador será muito mais dinâmico.
O RH que está sempre se modernizando e inovando, não só traz benefícios para o setor, mas contribui para que a experiência do candidato também seja positiva, porque o processo seletivo é mais ágil e o RH consegue dar retorno para os candidatos acerca do andamento das etapas.
Isso faz com que a imagem da marca empregadora (employer branding) também seja beneficiada, porque a sua empresa passa a ser reconhecida como uma organização que está criando um poderoso banco de talentos, alinhado com a instituição de uma forma geral.
E tudo isso é possível tomando a decisão de usar um bom sistema de recrutamento e seleção desde o início do seu processo seletivo, que vai te possibilitar uma nova experiência com recrutamentos, mas também dar os primeiros passos rumo ao seu banco de talentos.
Não deixe que o banco de talentos seja uma realidade somente de outras empresas e mostre que o seu RH está empenhado em ser referência em gestão de pessoas!
Clique no link abaixo e agende uma conversa com um dos nossos consultores.
ATS Mindsight: a forma mais efetiva de transformar o seu recrutamento e seleção de verdade!