Presente há mais de 20 anos no mercado, a Mazer é uma distribuidora de produtos eletrônicos que atua de forma estratégica no relacionamento com revendedores, integradores e varejistas.
Com foco nos mercados das regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste do país, a empresa atende de forma ampla e eficaz as necessidades de vários segmentos – corporativo, consumer, gamer, mobile, entre outros. Ao total, trabalham com doze frentes de produtos de tecnologia e tem como propósito prover as melhores soluções para o mercado nessa área.
Na visão de crescimento e expansão que a empresa fomenta, um desafio muito grande sempre foi aumentar a efetividade dos processos de seleção e garantir ao candidato uma experiência positiva e justa. A Gerente de Recursos Humanos, Niria Dimas, comenta:
Todo o processo de contratação durava em torno de 6 semanas, desde a divulgação, triagem, entrevista, conversa com gestores… Por fim, tínhamos o processo de tomada de decisão, que é uma discussão entre os envolvidos com o candidato sobre as percepções gerais para fazer aquela contratação.
Não estávamos muito seguros com as decisões dessa etapa, porque elas acabavam sendo mais direcionadas pelo feeling da equipe e focavam mais nos referenciais de hard skills dos candidatos.
Somando isso ao fato de que as contratações estavam crescendo, a Mazer entendeu que seria importante adotar uma ferramenta que os ajudassem a embasar, com maior efetividade, a triagem de seus candidatos e a leitura de atributos de seus perfis. Niria relembra:
O objetivo que tínhamos em mente era tornar o processo de seleção mais justo, de maneira a analisar também as soft skills do candidato. Queríamos garantir que não iríamos perder um candidato com as competências certas, somente porque seu currículo não trazia essa informação.
Em busca de uma solução que apoiasse a empresa nesse melhor processo de tomada de decisão, a Mazer conheceu a ferramenta da Mindsight que utiliza assessments fundamentados nas principais teorias de Psicologia Organizacional para apoiar a seleção de candidatos.
Percebemos que a solução da Mindsight vinha ao encontro das nossas dores porque ela permitia fazer uma leitura dos candidatos de forma escalável e efetiva. O uso de inteligência artificial para qualificar as candidaturas também foi muito importante para nós, pois conseguimos começar a ver o potencial e soft skills dos candidatos antes mesmo da etapa de entrevistas.
Após iniciarem o uso dos assessments nos processos seletivos, a empresa começou a validar os resultados quando conheciam pessoalmente seus candidatos nas entrevistas.
Tendo a ferramenta como um auxílio, ficou mais fácil direcionar uma conversa pelas competências e agora podemos relacionar os atributos dos candidatos com aquilo que é esperado delas em cada função da empresa.
Niria complementa que o nosso software também apoiou a discussão sobre os perfis dos candidatos com o time de gestores da empresa.
Além de ser uma ferramenta fácil de usar e de entender, o que facilita a leitura de perfil pelos gestores, notamos que eles passaram a analisar os candidatos de forma bem mais analítica, por meio do relatório que a ferramenta gera.
Isso nos deu maior segurança para negar ou aceitar alguém, o que impactou diretamente o nosso tempo de tomada de decisão. Se antes todo o processo de discussão com as lideranças chegava a levar até 2 semanas, hoje a Mazer cortou esse tempo pela metade e conseguir diminuir o SLA total do processo em 25%.
Niria finaliza dizendo:
E o que tem nos deixado felizes também é que temos recebido feedbacks positivos dos candidatos. Eles gostam muito da devolutiva de perfil que recebem quando completam todos os testes e isso nos ajuda a ver que estamos trabalhando com um processo também mais humanizado.
Quer se aprofundar no assunto? Continue lendo sobre a triagem de candidatos através de testes específicos para recrutamento e seleção. Boa leitura!