O que é Recrutamento e Seleção? Você sabe?

O que é recrutamento e seleção? Na prática, pode ser definido como o processo completo de atrair, triar, selecionar e escolher os melhores candidatos para uma organização.

Essa função é atribuída a diferentes cargos dependendo da estrutura da empresa. Se a área de RH é mais generalista, eles podem ser os responsáveis. Algumas empresas tem especialistas em recrutamento e seleção. Outras atribuem essa função aos business partners de cada departamento.

.Algumas organizações, ainda, contratam agentes externos para realizar o processo. São os chamados headhunters. No caso dessa escolha, há sempre uma validação interna dos candidatos enviados pelo recrutador externo.

Seja qual for a escolha, é importante não perder de vista a essência do que é recrutamento e seleção: é o processo inicial para construção de um capital humano que gere vantagem competitiva para a sua organização..

Nesse texto você irá entender:

  1. O que é recrutamento: entenda!
  2. Confira: o que é seleção?
  3. As principais diferenças entre recrutamento e seleção

1. O que é recrutamento: entenda!

Sempre falamos muito no Mind Insights sobre métodos de seleção, mas existe uma etapa anterior crucial para o sucesso desse processo. Afinal, você realmente sabe o que é recrutamento e seleção?

O recrutamento pode ser descrito como o processo de procura e obtenção de um pool de candidatos com potencial, conhecimentos, habilidades e experiência desejada para uma vaga.

Uma vez que esse pool é formado, a empresa poderá selecionar quem é mais adequado para preencher a vaga em aberto.

Logo, o propósito do recrutamento é conseguir o maior grupo de aplicantes adequados possíveis, para maximizar a oportunidade da empresa de preencher a posição da maneira mais eficiente possível.

A atração dos melhores candidatos pode ser uma enorme vantagem competitiva para uma empresa. Se ela tem um capital humano que performa mais do que o do concorrente, o impacto nos negócios é direto.

Para garantir essa atração qualificada, é preciso definir bem o employee value proposition (EVP), trabalhar fortemente o seu employer branding e divulgar suas vagas nos canais certos.

O employee value proposition é a proposta de valor que a empresa entrega para os seus funcionários. E o employer branding é o conjunto de ações executadas para divulgar o EVP.

Com uma comunicação clara, honesta e atrativa, a sua organização conseguirá trazer os melhores talentos para o time sem problemas. Vamos entender a seguir o passo a passo desse processo.

O passo a passo do recrutamento

O recrutamento geralmente começa com uma requisição do gestor de uma determinada área. Ele descreve a necessidade que ele tem para a posição e passa para o responsável de recursos humanos.

Dentro da área de recursos humanos, teremos um recrutador responsável pela posição. Ele estará encarregado de conduzir e acompanhar todas as ações relacionadas à vaga.

Dependendo da estrutura de processos da empresa, essa vaga terá um código, um prazo para ser concluída e algum tipo de validação por parte da área financeira ou de remuneração.

O recrutador então consulta o gestor para dar início ao processo de recrutamento e seleção. Ele entenderá mais á fundo as especificações e requisitos da vaga para determinar o melhor caminho a se tomar.

Em seguida, temos a divulgação da vaga. Esse processo pode incluir diversos canais, como o site ou página de carreiras da empresa, divulgação interna, job boards, mídias sociais, jornais, headhunters e pedidos de indicação.

Geralmente, entendemos que o recrutamento se encerra com a etapa de triagem. A triagem envolve utilizar alguns métodos rápidos e assertivos para entender dentre todos os inscritos quais são os mais adequados para a vaga.

Ou seja, com base na triagem, temos um shortlist de candidatos que atendem aos pré-requisitos da posição. Assim podemos partir para etapas de seleção, em que os candidatos serão conhecidos à fundo.

Confira no vídeo mais detalhes sobre o que é recrutamento:

 

Continue lendo para entender tudo sobre seleção!

2. Confira: o que é seleção?

Uma vez que o pool de candidatos adequados está bem definido, passamos para a seleção do melhor candidato para a posição.

O processo de seleção envolve um entendimento profundo da estratégia de recrutamento e seleção da sua organização. Tendo clareza desses critérios, é possível conduzir uma seleção estratégica e assertiva.

Existem vários métodos possíveis para auxiliar na seleção da melhor pessoa para a vaga. Esse processo pode incluir entrevistas, dinâmicas, cases, checagem de referências, entre outros.

É importante sempre lembrar o que o recrutamento e seleção tem como objetivo principal: construir o melhor capital humano para sua organização, a fim de tornar a equipe um diferencial competitivo.

Vamos entender então o passo a passo dessa etapa.

O passo a passo da seleção

O primeiro passo é entender se o candidato atende aos requisitos da empresa como um todo. Ou seja, antes de investigar a melhor pessoa para aquela posição, temos que entender se os candidatos se encaixam na empresa.

Esse papel é responsabilidade do RH, mais especificamente da equipe de recrutamento e seleção. É importante garantir que só evoluam no processo os que tem fit cultural e o potencial adequado para a organização.

Uma vez que esses pontos estão validados, é hora dos gestores conduzirem entrevistas assertivas com os mais qualificados. Eles vão entender de fato qual é a melhor pessoa para aquele trabalho.

Nesse ponto o RH fica como um suporte ao processo, orientando os gestores em relação às melhores técnicas de entrevistas e auxiliando nas avaliações, para garantir que os critérios da vaga estão sendo respeitados.

Após realizar todas as checagens e garantir que a melhor pessoa foi escolhida, é feita uma oferta de trabalho para o melhor candidato. A oferta pode ser feita pelo gestor ou pelo RH.

Com o fechamento da vaga, o RH acompanha todo o processo de admissão e pode concluir e fechar a requisição iniciada no recrutamento.

3. As principais diferenças entre recrutamento e seleção

Para resumir tudo que foi falado neste post, vamos agora ressaltar as diferenças entre o que é recrutamento e seleção. Confira:

CritérioRecrutamentoSeleção
SignificadoBusca ativa de potenciais candidatos e atração de candidaturas para uma vagaProcesso de seleção dos melhores candidatos para uma posição, além da oferta do emprego
AbordagemSoma: procura-se aumentar ao máximo o pool de aplicantes qualificadosSubtração: procura-se diminuir o pool de aplicantes até chegar no candidato ideal
ObjetivoAtrair o máximo de candidatos adequados à vagaSelecionar e contratar o candidato ideal para posição
Fator-chaveDivulgar a vagaSelecionar o candidato
OrdemPrimeiroSegundo

Conseguiu entender os principais pontos desses dois processos? O importante é saber que os dois são essenciais para a sua organização.

Com um recrutamento eficiente, você garante candidatos de alta qualidade para a sua avaliação. Já na seleção, você pode ter certeza de que trouxe o melhor funcionário para a empresa.

Com o recrutamento e seleção andando lado a lado, temos um potencial muito maior de trazer candidatos talentosos para a organização. Esses processos exigem habilidades diferentes e focos diferentes, portanto, se atente e diversifique suas atividades!

Se você gostou do nosso texto, deixe o seu comentário abaixo!

Compartilhe:

Sobre o autor:

Compartilhe:

Post populares

SIOP Conference 2024: Confira os destaques do maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Ciclo de Gente: que etapas, pontos de contato, times e métricas ele envolve? Tiramos essas e outras principais dúvidas aqui! 
Como contratar um profissional de People Analytics de maneira efetiva?
SIOP Annual Conference: Conheça o maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Case Grant Thornton: ferramenta para centralização de dados e inteligência para tomada de decisão

Posts relacionados

Menu de Navegação