A RD Station nasceu no Brasil, em 2011, com o objetivo de ajudar empresas de todos os portes e segmentos a conquistar resultados reais e efetivos por meio do marketing digital.
A startup foi a precursora do conceito de inbound marketing no Brasil e desenvolveu uma ferramenta de marketing digital baseada na nuvem que integra, gerencia e automatiza as ações de marketing digital em pequenas e médias empresas.
Usando uma metodologia própria chamada “Máquina de Crescimento”, que apoia a estruturação e a execução de estratégias de marketing e vendas, a companhia desenvolveu o RD Station Marketing, uma ferramenta completa para gerenciar e automatizar ações de marketing digital; e o RD Station CRM, uma ferramenta de vendas que ajuda empresas a organizar e controlar o processo comercial.
Com mais de nove anos de mercado, a RD Station se tornou uma gigante nessa área com um crescimento exponencial. São mais de 13 mil clientes, 750 funcionários além de 1,5 mil agências parceiras que também constituem um canal de vendas para a empresa. Durante esse tempo, recebeu mais de US$ 20 milhões de investimento, de fundos como TPG growth, RedPoint eventures, DGF Inova e Astella.
O desafio da RD Station
Uma empresa em alto crescimento em um mercado dinâmico e inovador tem uma necessidade latente: pessoas de alto potencial para sustentar esse crescimento. O grande desafio era selecionar candidatos com perfil de alto desempenho em curtos espaços de tempo.
A solução
A RD Station resolveu incorporar a testagem em massa de candidatos no processo de recrutamento e seleção, diminuindo a conversão e o tempo de contratação e aumentando a assertividade na seleção dos perfis que avançam para as fases seguintes.
O projeto
Tendo em vista seu crescimento de três dígitos percentuais nos últimos três anos e com segmento de tecnologia em ebulição, a empresa se firmou como uma das mais desejadas para se trabalhar no país, atraindo profissionais de diversas áreas em busca de uma oportunidade de carreira.
Nesse cenário, a equipe de recursos humanos sofria com os métodos de seleção utilizados na triagem de candidatos, pois eram pouco assertivos e geravam uma alta demanda de trabalho. Os testes disponibilizados aos candidatos tinham uma alta taxa de aprovação, ou seja, muitos candidatos atingiam uma nota mínima e avançavam, sem necessariamente ter o perfil adequado.
Por consequência, o tempo do processo como um todo aumentava muito, pois era necessário entrevistar muitas pessoas. Também não havia parâmetros confiáveis para medir o potencial de performance na posição e a aderência à cultura organizacional.
Redução da taxa de aprovação nos testes e, consequentemente, do tempo de seleção
Com isso, a RD Station passou a utilizar os testes da Mindsight para aumentar a efetividade da escolha dos candidatos, qualificando os melhores para evoluir para as etapas posteriores do processo seletivo. A filtragem maior de candidatos diminuiu a taxa de aprovação para 35%, frente 65% com outras ferramentas, promovendo uma redução no tempo de seleção de candidatos em 45%.
Maior efetividade nas entrevistas
Além disso, ao observar os perfis com maiores índices de match, uma das notas fornecidas pela Mindsight, a conversão final desses candidatos chegou a aproximadamente 99%, ou seja, quase todos os perfis entrevistados eram contratados, reiterando a assertividade do sistema em indicar os melhores perfis.
Mais recentemente a empresa vem passando pela internalização de suas operações com a abertura de escritórios no México, Colômbia, Bogotá, Cidade do México e São Francisco, além de filiais em São Paulo e Joinville. Para isso a empresa continua usando a Mindsight para selecionar profissionais que ajudem a RD a sustentar seu rápido crescimento.