4 passos para criar a sua pesquisa de clima

A Pesquisa de clima nada mais é do que um questionário que os funcionários respondem e tem como objetivo entender como as pessoas estão se sentindo na organização.

Nela, procuramos entender como as pessoas se sentem sobre diversos pontos como, por exemplo, relação com a liderança, cultura organizacional, benefícios oferecidos, volume de trabalho e até mesmo formato de trabalho adotado, pontos que podem afetar o estado emocional dos empregados dentro da empresa.

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Por que aplicar uma pesquisa de clima?

O objetivo principal da pesquisa de clima é reunir uma série de dados quantitativos e qualitativos em relação ao que as pessoas se sentem mais ou menos satisfeitas dentro da empresa. Tudo isso deverá ser compilado e transformado em planos de ação para a melhoria dos pontos críticos encontrados.

Benefício: A pesquisa de clima organizacional possibilita a tomada de decisão baseada em dados estatísticos., além disso, ela leva os funcionários a se sentirem mais ouvidos e ainda serve como um canal de comunicação com o RH.

 

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Antes de tudo:

Conheça os tipos de pesquisa de clima, suas frequências e número de perguntas indicadas para cada uma delas. Entenda, também, o esforço demandado do time para escolher o melhor modelo e periodicidade de pesquisa para a sua empresa. Dessa forma, você poderá escolher o modelo que melhor se encaixa à sua realidade para aplicação.

 

4 passos para montar sua pesquisa de clima
4 passos para montar sua pesquisa de clima

 

Passo 1: O objetivo da sua pesquisa de clima

Entenda o objetivo da sua empresa com a pesquisa de clima, por exemplo: entender a satisfação de cada time com sua liderança ou com o modelo de trabalho adotado pela empresa.

você pode criar um documento para compilar essas informações. Isso te ajudará a não se dispersar e manter o foco dessa pesquisa. Depois, entenda os pontos que deseja avaliar e, nesse mesmo documento, esboce uma série de perguntas para cada um dos pontos escolhidos para serem avaliados pela pesquisa na organização.

Assim, você terá uma série de perguntas que podem ter suas respostas comparadas ao passar das rodadas da pesquisa, e elas servirão como um termômetro para a análise na organização (a depender do tipo de pesquisa adotado). Essa métrica servirá para o calculo do eNPS e pode te ajudar a obter benchmarking em um segundo momento.

Esse tipo de pergunta mais geral, auxiliará na medição de um quadro mais amplo da satisfação dos funcionários com a organização. Além disso, te ajudará a entender se o problema está em um ponto específico, como na liderança ou nos benefícios, por exemplo.

 

Passo 2: Ferramentas para a sua pesquisa de clima

Defina a ferramenta que utilizará para esse processo: existem muitas que podem te ajudar a dar um melhor andamento à pesquisa de clima, independente do momento no qual a empresa se encontra.

Por exemplo, você pode usar ferramentas, em um momento mais inicial, que te ajudem apenas na automação dos envios de lembretes por e-mail como o Send Pulse, por exemplo. Ou até, utilizar-se de alguma ferramenta já usada na empresa em outras áreas como a RD Station ou o Hubspot, que também podem te ajudar no disparo desses e-mails para o time, em um momento inicial do projeto.

Outras ferramentas podem te ajudar no disparo de formulários nesse início: google forms, Microsoft forms, mailchimp e survey Monkeys são alguns exemplos.

Você também pode contratar softwares específicos para esse fim, quando puder investir um pouco mais de capital no projeto. Um software mais completo poderá te ajudar ao longo de todo o processo da pesquisa de clima, desde o envio do formulários e lembretes até as análises.

Alguns deles possibilitam até o envio de alertas que vão te ajudar na priorização de ações para que não perca nenhuma informação da pesquisa, como é o caso do Cognitive HR:

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Independentemente da plataforma escolhida, é importante que a conheça bem antes de rodar a pesquisa de clima com o time e, garanta que tudo ocorrerá como o esperado. Faça uma rodada teste para ter certeza que tudo estará de acordo com o desejado durante a pesquisa.

 

Passo 3: Comunicações 

Garantir que os participantes da pesquisa de clima entendam do que se trata o formulário para o qual estão dedicando algum tempo, ajudará eles a se engajarem mais nas respostas.

Ou seja, uma boa comunicação pode te ajudar a obter um maior número de respondentes para a sua pesquisa de clima, dando maior credibilidade ao estudo feito e às análises realizadas.

Defina como serão feitas as comunicações pré-pesquisa, se as fará manualmente ou se existe alguma ferramenta que já tenha e que possa te ajudar ou até mesmo, se vale contratar uma nova ferramenta para esse fim.

Além de comunicar o time, teine a liderança sobre o tema, reforce a importância da pesquisa de clima para a organização e o papel dos gestores para o bom andamento do projeto.

Defina datas em que a pesquisa estará aberta para respostas, deixando essa informação clara para o seu time. Durante esse tempo envie lembretes, periódicos, de forma a otimizar e até aumentar o engajamento dos funcionários com a pesquisa de clima da sua empresa.

 

Com a Mindsight é fácil montar sua pesquisa de clima
Com a Mindsight é fácil montar sua pesquisa de clima

 

Passo 4: Defina responsáveis para cada etapa

Durante o planejamento do projeto da pesquisa, é importante que você tenha em mente quais serão os responsáveis em cada uma das etapas. E, que tenha um “dono do projeto”, que ficará responsável por fazer um follow-up, ao longo da pesquisa de clima, na sua empresa.

Ao definir, de forma clara, os responsáveis por cada etapa do processo, você garantirá o melhor andamento da pesquisa de clima, desde a definição das perguntas até a definição e acompanhamento dos planos de ação traçados.

Com isso em mente, o projeto não ficará “perdido” em meio a outras demandas. Coloque prazos para a conclusão das etapas. Além disso, cobre o retorno aos responsáveis envolvidos no processo deixando claro pontos como: o que deve ser feito e até quando deverá entregar.

Dessa forma, o processo fluirá de forma mais tranquila, com poucas ou nenhuma intercorrência.

Construa uma pesquisa de clima na sua empresa
Construa uma pesquisa de clima na sua empresa

Para concluir a pesquisa de clima:

Analise os dados obtidos com a pesquisa de clima e monte um relatório com essas informações. Converse com o time sobre esses pontos observados e colha as percepções da equipe para montar planos de ação ainda mais efetivos.

Junto com a liderança, monte planos de ação para a melhoria dos pontos de atenção obtidos com a pesquisa de clima. Acompanhe o andamento desses planos de ação traçados e suas saídas.

Volte a avaliar os pontos críticos na próxima pesquisa, para entender como foi a efetividade do plano traçado pelo RH e líderes.

Lembre-se: a pesquisa de clima deve ser um processo contínuo e de longo prazo para que haja uma melhoria contínua no ambiente de trabalho da organização como um todo.

Veja também:

 

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