Como aplicar o Balanced Scorecard ou BSC no RH? 

bsc no rh

O Balanced Scorecard (BSC) foi criado por Robert Kaplan e David Norton, professores da Harvard Business Review, com o intuito de gerenciar o desempenho de uma empresa. 

Foi-se o tempo em que, para medir o êxito da empresa, observavam apenas os resultados financeiros, pois somente eles não fornecem uma visão de todo o desempenho da empresa. 

Atualmente as empresas consideram diversos outros fatores para analisar os resultados, e aí sim, enxergar os erros e acertos dentro das áreas. 

Por isso, empresas de pequeno, médio e grande porte podem implantar o método BSC na sua gestão, pois é um método eficaz e consolidado de análise de desempenho. 

Esses “Indicadores balanceados de desempenho” surgiram para analisar a empresa de uma forma ampla e estratégica, sendo possível aplicar a metodologia em diversos setores da empresa. 

Para a gestão de RH, também é possível implantar esse método e nessa leitura vamos te mostrar como. 

Antes de continuar e para compreender o BSC ao todo, é importante que você saiba de alguns conceitos aplicados no RH, por isso deixaremos algumas indicações de conteúdos abaixo, para que você se aprofunde nos temas de gestão de desempenho. 

Desta forma, ao aplicar o BSC no RH ou na sua empresa, você já estará a par de tudo o que o envolve. 

  1. Avaliação de desempenho: o que é? 
  2. OKR: o que é e por que monitorar? 
  3. 7 passos simples para criar um PDI 

Boa leitura! 

 

Baixe agora o e-book do método Mindsight de Avaliação de Desempenho

 

O que é Balanced Scorecard? 

Como mencionado, o Balanced Scorecard é uma metodologia utilizada para medir o desempenho de uma empresa, baseado em metas e indicadores, e deixando de lado o modelo tradicional, que era medir o desempenho por meio do financeiro da empresa. 

O método surgiu na década de 90, publicado em um artigo da Harvard Business Review e desde então, é utilizado por diversas empresas para medirem o progresso das organizações. 

O BSC baseia-se em torno de quatro perspectivas, sendo elas:  

  1. Financeiro 
  2. Clientes/ mercado 
  3. Processos internos e 
  4. Aprendizados/ treinamentos 

A junção dessas quatro perspectivas é que forma a sua visão estratégica. 

O objetivo do BSC é realizar um planejamento tático na empresa, de modo a abranger outros indicadores, que não sejam somente financeiros. 

Apesar de saber a importância do retorno financeiro e de acompanhá-lo, inserir outros indicadores fornece uma visão 360º da empresa, fazendo com que a gestão se torne ainda mais estratégica. 

BSC no RH: Entenda como essa metodologia pode auxiliar o seu dia a dia

 

Indicadores do BSC 

O BSC é pensado de forma estratégica através das quatro perspectivas principais mencionados no tópico anterior, descritos da seguinte forma: 

Financeiro:

Entender os resultados financeiros da empresa é importante, mas não deve ser a única métrica utilizada na empresa para medir êxito. 

Portanto, é preciso entender os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo, e para isso, é possível utilizar alguns indicadores como: 

  • Retorno sobre Investimento (ROI) 
  • Taxa de churn (churn rate) 
  • Ticket médio 
  • Impacto da folha de pagamento 
  • Demonstração do resultado do exercício (DRE) 
  • Lifetime Value (LTV)/ Valor de tempo de vida 

 

Clientes/ mercado:

Aqui devemos levar em conta o relacionamento que a empresa tem com os clientes e a participação dela no mercado. 

É importante entender que as ações tomadas no presente, ditarão os rumos da empresa e relacionamento com o cliente no futuro, por isso é preciso voltar esforços para esse pilar e solidificar a sua marca no mercado. 

Desta forma, ela terá uma boa participação no mercado e uma base de clientes fidelizados. Alguns indicadores usados para isso são: 

  • Retenção de clientes (RC) 
  • Net Promoter Score (NPS) 
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC) 

 

Processos internos:

Toda empresa precisa se atentar às políticas e processos internos a fim de aperfeiçoá-los, com o intuito de impactar o trabalho realizado. 

Por isso, realizar um acompanhamento das tarefas propostas é importante. Esse acompanhamento pode ser feito através de: 

 

Aprendizados e crescimento:

Para que uma empresa evolua constantemente, é preciso que os funcionários também estejam em constante evolução. 

Sendo assim, podemos analisar esse pilar através do estímulo ao aprendizado dos funcionários, sendo assim, fornecer treinamentos e capacitações para os trabalhadores. 

Além disso, pensar no desenvolvimento de carreira deles e se estão satisfeitos ou engajados com a empresa. 

Alguns meios possíveis para realizar essas ações são: 

É importante frisar que esses qualquer um dos indicadores aqui apresentados pode ser modificado ou incluído de acordo com a necessidade do setor ou empresa. 

O que vale é adaptar o método de acompanhar os objetivos da empresa, de modo que faça sentido para os objetivos que devem ser alcançados. 

 

Benefícios do BSC 

Se nesse ponto da leitura você está se perguntando quais as vantagens de aplicar o método BSC na sua empresa, separamos uma lista dos benefícios  

  • Visão e comunicação estratégica  
  • Estabelecimento de prioridades, com foco naquilo que realmente importa 
  • Mensuração real do desempenho da empresa 
  • Integração da empresa 
  • Método focado em ações 
  • Noção das mudanças primordiais 
  • Qualificação do impacto das alterações realizadas 
  • Automatização de processos 
  • Transparência dos processos realizados 
  • Os setores/ funcionários entendem seus papeis dentro da empresa 
  • Aumento da colaboração entre funcionários/ setores 

 

No geral, podemos pensar que a empresa passa a ter uma gestão estratégica, já que diversas áreas são acionadas ao implantar o BSC. 

Agora que você já entendeu do que se trata esses indicadores de desempenho, vamos entender de que forma podemos aplicar o BSB no RH e transformar o setor.

bsc no rh
Bsc no RH: Com o mapa estratégico do setor, é mais fácil descobrir em que aplicar esforços

 

Como aplicar o BSC no RH? 

Muito se fala sobre o RH estratégico, mas você tem certeza de que o seu RH é realmente estratégico? 

Com o BSC aplicado dentro da área é possível analisar e chegar a essa resposta, sendo assim, vamos explicar como podemos aplicá-lo no RH. 

Você pode analisar o departamento através dos quatro pilares propostos pelo BSC, sendo que, eles poderiam ser analisados da seguinte forma: 

Financeiro 

Todo departamento conta com um budget e é preciso saber se o valor direcionado para o setor está sendo aplicado da melhor forma. 

Considerando que o RH conta com um número específico de profissionais, esse número é o suficiente para atender a todos os funcionários ou é necessário mais ou menos pessoas? 

E ainda: qual o custo disso para o departamento? Em um setor onde trabalham mais pessoas do que o necessário para a demanda da empresa, existe um orçamento que não está sendo bem aproveitado, logo, faz-se necessário rever esse quadro de funcionários. 

E no caso contrário, se o setor conta com menos profissionais do que o esperado, os trabalhadores podem estar sobrecarregados e isso impacta em outros setores diretamente, além de afetara satisfação, produtividade e engajamento dos funcionários. 

 

Clientes: 

O mercado do RH, ou seus clientes, são os próprios funcionários da empresa. Nesse caso, aplicam-se as pesquisas de clima para reunir a percepção dos funcionários sobre a empresa, o que fornece ao RH uma visão mais ampla sobre a organização. 

A pesquisa de clima contribui para a melhora da comunicação entre setores, além de dar ao funcionário a oportunidade de opinar sobre a empresa no geral, fazendo com que ele se sinta ouvido e ainda mais parte da empresa. 

Nesse ponto, o RH pode saber se os funcionários estão aderindo às ações propostas pelo setor e se estão satisfeitos com elas. Em caso positivo ou negativo, o RH saberá em qual ponto pode agir para mudar ou melhorar esse quadro.  

 

Processos internos: 

Através do BSC no RH, é possível verificar de forma objetiva quais são os processos internos realizados pela área a avaliar a sua eficiência. 

Além dos processos realizados para a gestão de pessoas, é preciso analisar se os processos feitos dentro da área e para a área ainda se aplicam ou precisam ser revistos. 

Além disso, analisar qual o tempo gasto nesses processos e em alguns casos, otimizá-los para que o RH possa usar esse tempo em outras ações. 

 

Aprendizado e Crescimento: 

Com o método do BSB no RH, o setor pode analisar a evolução da área e ter um panorama da sua evolução, o que foi aprendido e como a área pode crescer e se desenvolver. 

Nesse ponto, pode-se pensar em inovação, visando aprimoramento e modernização do setor. 

 

Outra proposta do BSC no RH 

Inicialmente, o BSC não foi pensado para ser usado no setor de recursos humanos, mas é possível adaptá-lo para utilizar seus benefícios em prol do gerenciamento do seu capital humano. 

Desta forma, para trabalhar o método BSC no RH, em um primeiro momento, vamos dar maior atenção a duas das suas perspectivas: processos internos e aprendizados e crescimento. 

Afinal, ao falarmos sobre o retorno financeiro e clientes, todos os departamentos da empresa trabalham em conjunto para fazer com que os resultados desses pilares cresçam. 

Porque é um trabalho que abrange a empresa toda, uma vez que cada setor é responsável por uma parte desse todo, que tem o propósito de fazer a empresa ganhar cada vez mais o mercado. 

Pensando sobre clientes e trazendo isso para a etapa de venda e pós-venda, todos os funcionários precisam estar em consonância na forma de se comunicarem e alinhados com a cultura organizacional. 

Por isso é importante garantir que a cultura esteja aplicada em todos os departamentos, pois isso auxilia até mesmo no employer branding da empresa. 

Logo, uma vez que os clientes e funcionários mantém um bom relacionamento, a marca passa a se solidificar cada vez mais. 

Então quando pensamos no método BSC e RH, podemos pensar em alguns objetivos, metas e indicadores, como por exemplo: 

 

Perspectiva de processos internos: 

O departamento de RH pode precisar de melhoria nos processos seletivos, de modo que eles sejam mais ágeis, portanto, o objetivo é um processo seletivo mais ágil. 

Nesse caso, por exemplo, a meta é aumentar a efetividade das triagens realizadas, e para tanto, será necessário contratar um software de recrutamento e seleção. 

Utilizar o sistema inteligente da Mindsight, nesse caso, aumentará a produtividade do time de gestão de pessoas e ainda centralizará as informações dos candidatos, facilitando o acesso e ainda criando um banco de talentos. 

Outra questão que pode ser considerada na mudança dos processos internos é reduzir a taxa de turnover, entendendo qual o ponto em que a empresa tem mais rotatividade de funcionários. 

As ações que serão tomadas para garantir o sucesso desse objetivo é revisão de contratos e salários, pesquisa de clima ou reforçar a marca empregadora são propostas que visam a redução futura dessa taxa. 

 

Perspectiva de aprendizagem e crescimento: 

A empresa pode implantar um programa de treinamento para os funcionários recém-contratados ou ainda de reciclagem para os antigos funcionários, de maneira que todos saibam como a empresa funciona ou quais as inovações realizadas pela empresa nos últimos tempos. 

Implantar e executar o PDI dos funcionários também é uma excelente forma de promover o crescimento da carreira dos trabalhadores, além de avaliação de desempenho,  feedbacks, OKRs, por exemplo, são ótimas formas de gerenciar o seu capital humano. 

 

Quer saber mais sobre OKRs? Veja nosso Vídeo no youtube sobre o tema! 

 

Existem outras várias formas de montar o BSC no RH ou da empresa, considerando outros objetivos, utilizando outros indicadores, para alcançar diferentes metas. 

Existem outros temas que fazem parte do dia a dia que podem ser usados dentro do BSC do RH a fim de reavaliar a forma como são feitas para assim, aprimorá-las. 

O BSC também é uma boa ferramenta para analisar a aplicabilidade das metas e tangibilidade dos resultados, que devem ser sempre pautados na realidade da empresa e do que ela se propõe.  Por isso não perca tempo e aplique o BSC no RH agora mesmo!

E ao unir essa metodologia com outras ferramentas de acompanhamento ou sistemas inteligentes, expande a capacidade da empresa e trabalhadores, que se veem caminhando para a ampliação da participação da empresa no mercado e no desenvolvimento da carreira dos funcionários. 

A Mindsight tem um sistema integrado e inteligente, que além de te auxiliar na sua estratégia de recrutamento e seleção, também conta com uma suíte de Performance e Recompensa, para acompanhamento de metas, PDI, OKRs e fórum de gente. 

Além disso, também temos a suíte de Pesquisa e Engajamento, que auxiliará com pesquisas de clima, eNPS e pesquisa de liderança. 

Nosso sistema te ajuda a transformar todos os dados em informações sobre gente, o que ajudam em uma melhor tomada de decisão, além de ser possível elaborar planos e metas de acordo com as estratégias da empresa. 

Conheça agora nosso sistema integrado Cogntive HR Software e una nossa ferramenta com uma metodologia como o Balanced Scorecard para evoluir sua estratégia de gente! Fale conosco diretamente pelo whatsapp clicando no ícone abaixo!

Compartilhe:

Sobre o autor:

Compartilhe:

Post populares

SIOP Conference 2024: Confira os destaques do maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Ciclo de Gente: que etapas, pontos de contato, times e métricas ele envolve? Tiramos essas e outras principais dúvidas aqui! 
Como contratar um profissional de People Analytics de maneira efetiva?
SIOP Annual Conference: Conheça o maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Case Grant Thornton: ferramenta para centralização de dados e inteligência para tomada de decisão

Posts relacionados

Menu de Navegação