Antes de calcular o turnover, é importante entender o que ele representa. O turnover ou índice de rotatividade é uma métrica que funciona como um verdadeiro termômetro organizacional.
Ele pode indicar a saúde da empresa, a eficácia dos processos de recrutamento e seleção, além de refletir diretamente na análise da satisfação dos colaboradores, da qualidade da liderança e da gestão todo.
Quer entender como calcular o turnover, na prática, e o que fazer com esse número? Continue a leitura!
Como calcular turnover na minha empresa?
Para calcular o turnover, você precisa reunir alguns dados essenciais. Antes de iniciar a análise na sua organização, é necessário:
- Definir o espaço de tempo para o qual a análise será feita;
- Identificar o número de desligamentos no período definido;
- Identificar a quantidade total de funcionários ativos no período definido.
Agora que entendemos a teoria de como calcular turnover, vamos a um exemplo prático para ilustrar esse cálculo. O primeiro passo seria definirmos o período a ser analisado: vamos supor que optemos por analisar o primeiro trimestre de 2022: janeiro, fevereiro e março.
Depois disso, buscamos os dados sinalizados nos passos 2 e 3 e encontramos que a quantidade de desligamentos feitos nesses meses foram 30 e que temos exatamente 98 funcionários ativos nesse tempo.
Para tais dados temos:
Número total de desligamentos no período = Turnover do período
Número de funcionários ativos no período
Logo, temos que o turnover da empresa nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2022 é de:
30 desligamentos = 0,306 é o nosso turnover
98 funcionários
Como analisar os números após calcular o turnover?
Antes de adentrarmos sobre as análises da taxa de turnover, é importante sabermos como é feita a leitura do índice analisado: quanto menor o número obtido, melhor estará a saúde da sua organização quanto a rotatividade.
É importante entendermos que o índice de turnover é uma análise feita para um período específico e os índices podem ser usados para ser comparados entre si, ou até, em comparação a números obtidos por benchmarking para empresas do mesmo segmento, por exemplo.
Você, RH da organização analisada, pode trazer métricas importantes para a sua realidade como, por exemplo, calcular o turnover apenas dos considerados talentos na organização, pessoas com maior desempenho. Todavia, essa deve ser uma métrica secundária.
Qual o custo do turnover para a minha empresa?
O custo de rotatividade é um daqueles custos ocultos que, se você não enxerga, não considera, mas tem uma influência significativa nos gastos da organização como um todo. Dado isso, é importante prestarmos atenção nesse ponto.
É importante entendermos que, assim como com os clientes, manter funcionários é mais barato do que contratar novos funcionários, que vão refletir na necessidade de treinamentos, tempo de adaptação, gerando uma curva de aprendizado até que se comece a performar bem na função.
O desligamento de funcionários, seja ele voluntario ou involuntário, reflete em custos diretos de contratação com empresas terceirizadas ou testes de seleção, por exemplo. Além disso, gerando dificuldades, também, com pontos como segurança da informação e gestão da informação.
Para calcular estes custos para a sua empresa, acesse agora a planilha que disponibilizamos para te ajudar a entender quanto custa o turnover na sua empresa:
Quais são os tipos de turnover
Nas organizações, o turnover pode ser dividido em dois tipos principais: voluntário e involuntário. O turnover voluntário acontece quando o funcionário sinaliza a demissão da empresa por vontade própria. Já o turnover involuntário, acontece nos casos em que a decisão do desligamento ocorre por parte da organização.
Esse movimento pode ocorrer por uma demissão por justa causa, que ocorre em situações específicas como falta de ética do funcionário, por exemplo. Ou por decisão estratégica da organização por observar um desempenho abaixo do esperado, ou por entender que aquele funcionário não tem match com os valores da organização.
Quais são as principais causas de turnover
Turnover voluntário:
Nesse caso, houve algum tipo de insatisfação por parte deste talento para com a organização, podendo ser com a liderança, a gestão, o salário, benefícios, plano de carreira.
Até mesmo, mudanças na vida pessoal do colaborador podem influenciar na decisão de um talento na hora de pedir demissão, vale uma análise caso a caso.
É válido entender que, até o desligamento de outros funcionários pode ser um fator para que outros peçam demissão, como explicamos nesse texto sobre turnover contagiante.
Esses são os tipos de casos que exigem maior atenção para a liderança e a gestão da empresa, benefícios oferecidos e equivalência do salário ao mercado.
Turnover involuntário:
Para esse tipo de situação, cabe rever o processo de contratação, recrutamento e seleção da empresa, como vem sendo feitas as escolhas desses colaboradores e os motivos pelos quais esses desligamentos aconteceram.
Nesse texto você pode saber um pouco mais sobre como fazer um processo seletivo estruturado de forma a evitar turnover.
Estratégias para diminuir o índice de turnover na sua empresa
Algumas estratégias podem ser escolhidas para reduzir a taxa de turnover. Abaixo listaremos algumas delas:
Para turnover voluntário:
- Revisão e melhoria dos benefícios oferecidos;
- Equivalência do salário ao mercado;
- Estabeleça planos de carreira para os colaboradores;
- Estimule a autonomia nas equipes;
- Entenda se a jornada flexível é possível no contexto da sua organização;
- Reveja o modelo de trabalho exigido e se cabe uma mudança na política da empresa;
- Faça pesquisas de clima periódicas para manter saudável o clima na sua organização;
- Atente-se as suas lideranças;
- Entenda como o uso de dados pode te ajudar a prevenir o turnover.
Para turnover involuntário:
- Reveja seu processo de contratação;
- Os colaboradores estão sendo escolhidos corretamente?;
- Os colaboradores escolhidos têm fit cultural com a organização?;
- Atente-se ao clima, muitas vezes ele poderá estar interferindo na performance dos funcionários.
Conclusão
O RH precisa estar atento a indicadores como o turnover e agir de forma preventiva para garantir o sucesso das estratégias de gestão de pessoas e fortalecer sua influência dentro da empresa.
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