A alfabetização de dados é uma habilidade profissional que cada vez mais passa a ser requerida pelos profissionais de RH, isso porque, é através dela que a empresa pode tomar decisões mais inteligentes e orientadas para o sucesso do negócio.
Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura para poder dar início a alfabetização de dados na sua empresa!
O que é alfabetização de dados?
Alfabetização de dados no RH é a habilidade de ler, analisar e interpretar os dados, aplicando-os no dia a dia da gestão de pessoas.
O profissional de RH que consegue entender esses dados, desenvolve um olhar crítico sobre o gerenciamento do capital humano, sendo o responsável por gerar insights importantes e anteceder questões que poderiam se tornar problemas no futuro.
Como a transformação digital trouxe grandes mudanças para as empresas, olhar para os dados de gente passou a ser uma necessidade para as organizações que desejam tomar decisões mais estratégicas, sendo indispensável para a área de recursos humanos.
Só que não é todo profissional de RH que está ciente da importância de conhecer e interpretar dados, ou ainda não atingiu o grau de maturidade no assunto para oferecer soluções de negócio baseadas em dados de gente.
Por isso, vamos nos aprofundar na alfabetização de dados, entender seu valor e como o RH pode criar valor comercial a partir dessas informações.
RH Data Driven e alfabetização de dados
O RH Data Driven visa usar os dados sobre os funcionários para orientar as principais decisões da empresa, e para isso, além de coletar e organizar os dados, é preciso fazer a leitura dessas informações.
Desta forma, a alfabetização de dados e o RH Data Driven andam de mãos dadas para garantir que o RH tome as decisões mais inteligentes para a empresa, tendo como norte os registros históricos dos funcionários e os processos que os cercam.
Sabemos que o RH sempre coletou e coleta dados sobre os funcionários, mas nem sempre isso era utilizado em benefício da empresa, mas com a mudança de mentalidade, os profissionais de RH passaram a enxergar o valor de usar essas informações.
Logo, a alfabetização de dados está ligada diretamente com o RH Data Driven, que vai tratar de ler e aplicar dados, métricas e indicadores de RH, e por fim, traduzir essas percepções e transformá-las em ações.
Só que isso não é possível sem que exista um profissional de RH que tenha conhecimento sobre a alfabetização de dados.
Esse conhecimento tende a se tornar um padrão dentro do RH, já que cada vez mais os dados se mostram uma parte fundamental da gestão de pessoas.
As empresas estão distantes da alfabetização de dados?
A Data Camp apontou em uma pesquisa que 89% das empresas entrevistadas entendem que construir um RH orientado a dados é uma prioridade, enquanto 46% das organizações que não estão investindo em análise de dados tem dificuldade para contratar novos talentos.
Outro estudo da Harvard Business Review revelou que 90% dos líderes acreditam que a alfabetização de dados é a chave do sucesso das organizações, porém, somente 25% dos funcionários se sentem seguros com as suas competências na área de dados.
Isso demonstra o quão distante as empresas estão de conseguir uma base sólida na gestão, análise e interpretação de dados, ainda que seja o desejo das empresas e gestores traçarem uma estratégia orientada a dados.
Para diminuir essa distância, as organizações precisam fazer da alfabetização de dados um objetivo da empresa inteira, ou seja, todas as áreas devem estar cientes de como os dados estão conectados às estratégias de negócio da empresa.
Isso cria proximidade e familiaridade entre setores, estratégia da empresa e os negócios, fazendo com que uma cultura orientada a dados seja instalada.
Porém, ainda que a empresa comece a pensar na alfabetização de dados, é preciso ter um bom software de RH que consiga apoiar e facilitar a transição para um RH orientado a dados. Saiba como!
Qual a importância da alfabetização de dados?
Como mencionamos, o RH é uma área que historicamente já coleta dados dos funcionários desde a sua admissão, e deixar esses dados de lado, ignorando que eles são úteis para o planejamento e tomada de decisão da empresa, é prejudicial para a própria organização.
Entendendo que os dados dos funcionários merecem atenção, o que o RH deve se preocupar em um primeiro momento é na qualidade dos dados coletados, porque nem toda informação pode ser relevante.
Identificar as métricas e indicadores que devem ser acompanhados é essencial para coletar e fazer análises mais efetivas, afinal, quem olha para tudo, acaba não olhando para nada.
Por isso, a primeira tarefa para um RH que deseja começar com a alfabetização de dados é saber quais as dores que precisam ser analisadas.
Por exemplo, se a empresa está preocupada com a grande rotatividade de funcionários, é preciso entender se o problema está ligado ao cargo, ao gestor, ao job description ou até mesmo o onboarding dos funcionários pode estar relacionado com o turnover.
Identificadas as origens dos problemas, o RH pode promover ações de melhorias, a fim de mitigar essas questões.
Tudo isso não é possível sem um profissional inteirado com a alfabetização de dados, já que é ele o responsável por pegar esses dados, interpretá-los e “traduzir” a situação para a empresa tomar providências.
Só que ainda que a empresa tenha um profissional alfabetizado em dados, tudo isso não é um trabalho que se faz apenas com a força de trabalho humana, pois é preciso usar um sistema automatizado que dê conta de processar todas as informações.
O trabalho é feito de dois lados: o sistema coleta, armazena e apresenta os dados, enquanto o profissional alfabetizado em dados realiza a leitura e interpreta o que está sendo mostrado em gráficos e painéis.
Pense nessa situação como um livro complexo: todas as pessoas alfabetizadas, conseguirão lê-lo, mas somente aquele que possui as competências dentro do que foi escrito consegue saber o que foi dito pelo autor.
Por isso que a alfabetização de dados se faz importante nas empresas e que isso faça parte da cultura organizacional, pois os dados são o futuro e as empresas que não se atualizarem observarão as consequências disso diretamente em seus resultados.
Sistemas de RH x Alfabetização de dados
Verdade seja dita: Nem todo sistema de RH vai te ajudar com a alfabetização de dados, mas toda ferramenta que auxilie na alfabetização de dados vai te apoiar com todos os processos de RH, ou pelo menos a maioria.
Entendemos que a contratação de um software deve ser pensada de forma inteligente para o sistema abraçar as necessidades da área e dos profissionais.
E é por isso que a Mindsight desenvolveu o software integrado de RH da Mindsight: o sistema mais completo do mercado para acompanhar todo o ciclo de gente, desde a admissão até o desligamento dos funcionários.
Uma ferramenta que usa a inteligência artificial para te ajudar a organizar os dados de maneira simples e objetiva, facilitando o trabalho diário do RH.
Ter uma plataforma inteligente na área de Recursos Humanos será fundamental para que os profissionais do setor consigam estar mais próximos da alfabetização de dados, conseguindo ler, interpretar as informações e levar soluções e propostas inteligentes para a estratégia da empresa.
Não fique para trás e conheça hoje mesmo o nosso sistema! Agende uma conversa com um dos nossos especialistas e entenda por que o Cognitive é a melhor ferramenta para seu RH atualmente.