Sobre o Agibank
Com mais de duas décadas de existência e presença em todo o território nacional, o banco Agibank foi pioneiro no pagamento por QR Code no Brasil e a primeira empresa bancária a fazer com que a conta corrente dos clientes fosse igual ao seu número telefônico.
Presente de forma online e física, investe na multicanalidade para entregar conveniência ao cliente e está disponível por meio de aplicativo, internet banking, atendimento telefônico e também nos mais de 800 hubs de atendimento presencial em todos os estados do Brasil.
Hoje, o Agibank possui quase 3 milhões de clientes e 4 mil colaboradores, que trabalham em modelo híbrido: de uma das sedes – o Agi Campus, em Campinas, ou no Agi Lab, em Porto Alegre -, ou no formato home office.
O desafio
Alguns dos grandes desafios em gestão de pessoas são identificar profissionais com alto potencial de desempenho, os high performers, nos processos de promoção, assim como reter os melhores talentos. E era exatamente essa a realidade do Agibank até 2019.
Chama-se de talentos potenciais os funcionários com alta produtividade e que apresentam alta aderência à cultura organizacional. Ou seja, que atingem e até superam as expectativas em relação à entrega de resultados.
De forma geral, perder pessoas pode impactar o andamento dos processos internos e gerar um alto custo já que será necessário a substituição do profissional e o treinamento do novo talento, além de uma jornada de inclusão à cultura da empresa.
Para aprimorar o cenário do Agibank na identificação dos talentos potenciais e retenção das pessoas, foram compreendidas algumas necessidades de mudança:
- Maior embasamento na tomada de decisão sobre promoções;
- Criação de planos de ação para elevar a taxa de retenção de talentos
Os planos de ação
O começo do trabalho foi debruçado na frente comercial com foco em três níveis: Coordenador/ Gerente, Supervisor e Consultor. Nessa faixa de cargos, a empresa continha aproximadamente 1500 pessoas.
Depois do mapeamento, montou-se um cálculo de predição de potencial com base nas notas dos testes do sistema da Mindsight aplicado na admissão. A partir desses resultados, foi possível perceber que pessoas com as notas mais altas eram as que apresentavam melhor desempenho quando eram promovidos e assumiam novos desafios.
Ao aplicar uma série de testes através do nosso software de Recrutamento e Seleção, foram selecionados cerca de 100 funcionários para fazer parte de um programa de Potenciais.
O programa foi composto pelas três divisões de negócios da empresa: call center, varejo e corporativo, e a primeira ação do programa foi propor um exercício de imersão, em que os participantes puderam transitar entre as unidades para conhecer mais profundamente as demais áreas de negócios.
Com a chegada da pandemia do COVID-19, as Business Partners assumiram a responsabilidade de auxiliar os potenciais para orientar na sua capacitação, com auxílio para seleção de cursos e ferramentas para desenvolvimento com acompanhamento próximo e individualizado. A projeção para os próximos passos é conseguir aumentar a retenção e apoiar a construção de jornadas mais longas e proveitosas para todos os talentos potenciais.
Além do programa de Potenciais, a empresa identificou a oportunidade de utilizar os resultados dos nossos testes também para trabalhar a questão de sucessão. Para isso, foram cruzados os dados de potenciais com as pessoas indicadas como possíveis sucessores para cargos de liderança.
Resumo
A partir das soluções oferecidas pelo Mindsight, o Agibank conseguiu aproveitar para três principais usos:
- Fornecimento maior de insumos na contratação, no processo de recrutamento e em seleção externa;
- Identificação de potenciais como forma de avaliação interna para diminuição de turnover;
- Cruzamento de dados para definições de sucessão de líderes.
Com esse leque de possibilidades de uso, a flexibilidade do nosso software de R&S permitiu que a performance dos funcionários fosse identificada, estudada e reconhecida.
O alto desempenho dos empregados foi levado em consideração para tomada de decisão, reduzindo a chance de vieses. Além disso, as iniciativas ajudaram na identificação e na preservação de funcionários considerados modelos.