ATS é uma sigla usada para designar Applicant Tracking System, que traduzido para o português significa “sistema de rastreamento de candidatos”.
O ATS é usado em várias empresas pelo setor de Recursos Humanos para facilitar a triagem de candidatos dos seus processos seletivos.
Com a automação de diversos processos dentro da empresa, foi uma consequência orgânica que o recrutamento e seleção recebesse um sistema pensado para facilitar o dia a dia dos recrutadores.
Afinal, receber currículos impressos em um papel sulfite ou abrir a caixa de entrada do e-mail e encontrar centenas, às vezes milhares de candidaturas, passou a ser inviável.
E é sobre esse sistema que facilita, de forma eletrônica, a triagem dos candidatos, que vamos falar nesse post. Acompanhe a leitura!
Todo funcionário precisa usar, diariamente, ferramentas que o auxiliem na organização e produção das suas atividades, e com o recrutador e as atividades que ele precisa desenvolver, não seria diferente.
O que vemos acontecer é que as empresas optam por ferramentas que fazem várias funções, mas esquecem do objetivo principal: ajudar o recrutador a contratar a melhor pessoa para a vaga.
Muitas ferramentas disponíveis no mercado estão afastadas dessa real necessidade, e o que seria uma ferramenta que favoreceria o RH, acaba se tornando um agravante para a área.
Um bom ATS, além de automatizar esses processos, também pode ser usado para uma ferramenta de atração de talentos. Saiba como!
Softwares foram criados para contribuir positivamente no trabalho que algumas pessoas precisam desenvolver, portanto, todo software precisa ter mais bônus do que ônus. Dos benefícios de usar um ATS, podemos mencionar:
Isso pode levar a uma onda de comentários negativos na internet, como é comum de vermos em sites de recolocação profissional, portanto, desde que o recrutador faça um bom uso das funcionalidades da ferramenta, é possível fornecer feedbacks consistentes para os candidatos e eles não vão se sentir “no escuro” sobre aquele processo seletivo, pois todas as etapas foram bem comunicadas pelo recrutador, através do ATS. Sendo assim, você garante também uma boa experiência do candidato.
O ônus de não usar um ATS é continuar a fazer, de forma manual, um processo que traz muito mais vantagens sendo automatizado por meio de um sistema desenvolvido especialmente para os problemas que o RH enfrenta em recrutamento e seleção.
É importante lembrarmos que um RH estratégico de verdade deve fazer um bom gerenciamento do capital humano com a intenção de deixá-lo alinhado com as atividades do negócio.
E já que a porta de entrada de candidatos e talentos se dá através do processo seletivo, esses dois pontos são englobados pelo uso do ATS.
Agora você já entendeu que ter um ATS na sua estratégia de recrutamento e seleção é um ganho muito grande para a empresa, RH e para os candidatos, mas fica a dúvida: qual ATS escolher?
A Mindsight desenvolveu um ATS pensando em todos os pontos que o processo seletivo deve abordar, levando em consideração a usabilidade para o recrutador, layout intuitivo, integração com os testes de perfil, banco de talentos, tudo isso com base na inteligência artificial.
O dashboard do nosso ATS te traz os principais resultados dos testes dos candidatos e os principais insights da vaga para a qual você está recrutando:
Isso sem contar a possibilidade de dar retorno para os candidatos (seja positivo, negativo ou para agendamento de entrevistas) sobre o processo seletivo, de forma simples, rápida e personalizável.
A Mindsight acredita na importância de contratar funcionários que estejam alinhados com os valores da empresa, por isso, como não poderia deixar de ser diferente, o ATS te traz uma visão completa do match com a vaga e o fit cultural dos candidatos:
O ATS da Mindsight foi construído pensando em quatro importantes pilares:
Não! É essa a resposta que podemos assegurar. O ATS da Mindsight faz o contrário disso, aliás. Isso porque a inteligência artificial por trás desse sistema não faz distinção de idade, cor, gênero, cursos ou universidades cursadas.
É importante mencionar que quando falamos de um software, ele foi idealizado e programado por uma pessoa, que carrega consigo vieses inconscientes, como já dissemos acima, então existem sistemas que vão priorizar alguns candidatos em detrimento de outros.
Algumas ferramentas do mercado não eliminam ou diminuem esses vieses inconscientes e acabam fazendo distinção entre universidades, cursos, experiência e etc, e esse não é o propósito de um bom ATS.
Em outro conteúdo nosso, já falamos sobre como a inteligência artificial diminui vieses da seleção, e o software da Mindsight utiliza algoritmos de predição de performance com base nos nossos testes psicométricos, que apesar de ter um desenvolvimento da ferramenta mais complexo, traz melhores resultados.
É através desse algoritmo, que é capaz de aprender que um candidato com uma combinação de características é o que terá a melhor performance no cargo, independente de cor, faixa etária ou experiências acadêmicas.
O ATS da Mindsight vai filtrar os candidatos por meio do perfil que você precisa para a vaga, como por exemplo:
Ou seja, dentro dessas possibilidades, a pessoa contratada será selecionada por essas características de perfil, potencial e cultura, três pontos importantes dentro de um ATS eficiente e justo de verdade.
Se formos avaliar o que é dito pelos candidatos sobre as plataformas de ATS usadas atualmente nos processos seletivos, veremos muitos pontos negativos sobre sua eficiência, manuseio e até veracidade das vagas ali encontradas.
Porém, devemos olhar a questão mais atentamente, pois as empresas podem não ter escolhido o melhor sistema para este fim, porque como mencionamos, muitas ferramentas disponíveis no mercado estão distantes de oferecer o que um ATS eficiente deve fazer.
Um ATS pensado para facilitar o processo seletivo, traz todos os benefícios que citamos anteriormente, com a vantagem de eliminar vieses que o recrutador pode vir a ter, afinal, trata-se de um ser humano carregado de preconceitos inconscientes.
Um processo seletivo que consegue fazer uma triagem justa, acaba ganhando mais fama entre os candidatos, que buscarão se candidatar para as vagas que a empresa abrirá, tornando o processo seletivo superior em qualidade e justiça perto das concorrentes.
Logo, um bom ATS não trará riscos para o seu processo seletivo. Muito pelo contrário, porque como vimos, só aumenta a vantagem competitiva da sua empresa na busca por talentos.
E isso resultará em propaganda positiva para a sua empresa, fortalecendo o employer branding, pelas boas práticas adotadas pela organização.
Faça o melhor para o seu processo seletivo e contrate o ATS Mindsight, o único do mercado focado no que realmente importa: te ajudar a selecionar a pessoa certa para a vaga certa!