5 dicas sobre atração de talentos para a sua empresa

atração de talentos

Atração de talentos é um tema que permeia o dia a dia de todo recrutador, afinal de contas, é esse tipo de candidato que ele deseja para o seu processe seletivo, mas você sabe como atrair talentos? 

Quando falamos de atração de talentos, devemos levar em consideração alguns pontos importantes para que esse público se candidate para a vaga em aberto, pois não adianta apenas divulgar a vaga em vários portais de recolocação profissional, por exemplo. 

A equipe de gestão de pessoas deve ter alguns pontos estruturados e em mente ainda antes da divulgação da vaga.  

Não deixe de ler outros artigos que falamos sobre os talentos que já fazem parte da sua empresa: 

  1. Capital humano: Como adquirir e desenvolver talentos 
  2. Como o engajamento ajuda a reter talentos 
  3. Melhores estratégias para usar na retenção de talentos 

 

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Acompanhe a leitura para saber como a união de alguns fatores te ajudarão na atração de talentos: 

 

1. Employer branding atuando na atração de talentos 

O Employer branding, também chamado de “marca empregadora” diz respeito a união das práticas realizadas dentro de uma empresa, fazendo com que ela seja reconhecida por essa postura e consequentemente, fazendo com que as pessoas tenham o sonho de trabalharem naquele local. 

Tenho certeza de que você pensou em algumas grandes corporações agora, certo? É esse efeito que o employer branding tem e é um bom ponto para a empresa começar a estruturar, para que ela seja reconhecida no mercado dessa forma. 

Por isso, se a sua empresa deseja ser uma referência no mercado e um ideal a ser alcançado por outros trabalhadores, existem alguns fatores fundamentais que não devem ser esquecidos, e são eles que vão te ajudar na atração de talentos. 

Um deles é o fit cultural, que trataremos a seguir. 

 

2. Atração de talentos e fit cultural: estão relacionados? 

O fit cultural hoje é uma etapa importante dentro do processo seletivo, afinal, contratar um funcionário que concorde com os valores e missão da empresa, significa mais satisfação pessoal para ele e baixo risco de turnover futuro. 

E qual a relação do fit cultural com a atração de talentos? Toda! E aqui será importante pensarmos em um terceiro elemento que faz a diferença: o clima organizacional. 

Um grupo de pessoas que está unido pelos mesmos sentimentos, sejam eles profissionais ou pessoais, tende a permanecer mais unido e conviver em harmonia. 

Por isso a importância de contratar pessoas que tenham um fit cultural de acordo com o da empresa, pois existirão menos ideias e comportamentos incoerentes de ambos os lados, tornando o relacionamento empresa-funcionário mais saudável e produtivo. 

Sendo assim, essa imagem de ambiente em harmonia e bom para se trabalhar não existirá apenas na ideia, mas de fato será a realidade dos funcionários dentro da empresa. 

Lembre-se que quem ajuda ativamente na imagem da marca empregadora são os próprios funcionários, pois são eles que levam as práticas da empresa adiante. 

Porém, não podemos nos esquecer de que o fit cultural é analisado (principalmente) no momento do processo seletivo, um outro ponto que merece atenção quando falamos da atração de talentos. Confira a seguir. 

 

3. Atração de talentos no processo seletivo 

Imagine que você está trabalhando para deixar a sua marca empregadora mais forte no mercado, a cultura da empresa já foi mapeada e os funcionários contratados possuem um bom fit cultural com a organização. Agora chegou a hora de contratar mais pessoas. 

Os candidatos se inscrevem na vaga em aberto, mas ao passarem pelo processo seletivo, eles acabam não tendo uma boa experiência. Não ter um processo seletivo estruturado pode prejudicar o trabalho feito até aqui. 

Um processo seletivo bem estruturado otimiza o trabalho do RH, mas também contribui diretamente para a experiência do candidato. 

E um candidato que sai do processo seletivo com uma boa experiência, ajuda a propagar uma boa imagem para a empresa, ainda que ele não tenha sido aprovado no processo seletivo. 

Um candidato que tenha tido uma experiência ruim em um processo seletivo na sua empresa, repassará essa experiência adiante e outras pessoas ficarão com uma má impressão da empresa, mesmo que não tenham participado de um processo seletivo nela. 

E isso afasta possíveis candidatos que teriam não só fit cultural, mas fit com a vaga e que se mostrariam grandes talentos no futuro. 

Por esta razão, você precisa garantir que seu processo seletivo seja bem estruturado e que ofereça uma boa experiência para todos os candidatos. 

atração de talentos
Atração de talentos: sua empresa sabe fazer isso?

Você também deve voltar a sua atenção para as etapas virtuais do processo seletivo, porque eles fazem mais parte do dia a dia do recrutador e dos candidatos do que as etapas presenciais, que estão um pouco esquecidas e ultrapassadas. 

É muito mais prático realizar as etapas iniciais de um processo seletivo de forma virtual, através de testes para recrutamento seleção, além disso, também é mais efetivo. 

Se você ainda tem dúvidas sobre os testes para seleção de candidatos, baixe nosso e-book e em que falamos sobre as 10 perguntas que você deve fazer antes de contratar testes de seleção. 

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4. Feedbacks ajudam na atração de talentos 

Recentemente a Mindsight realizou uma pesquisa entre os candidatos e 66% dos entrevistados informaram que não receber feedbacks sobre o processo seletivo é o que mais os incomoda. 

Entendemos que nem sempre é fácil ou viável dar um retorno para todos os inscritos, mas é importante que ao menos as etapas do processo seletivo sejam claras para aqueles que participam, porque nesse caso estamos lidando com dois cenários: 

  1. O candidato fica aguardando um retorno da empresa que nunca chega. Isso, por si só, já impacta negativamente a imagem da empresa com aquele candidato e você deve se lembrar que está lidando com capital humano, por isso, devemos mostrar consideração e respeito pelo profissional. 
  2. A empresa pode perder um talento para o mercado, porque pela falta de comunicação e de não saber quais as próximas etapas, acabou se decidindo por outra vaga. 

 

Outro tipo de feedback que pode ser útil, é enviar uma “pesquisa de satisfação” para inscritos perguntando como foi a experiência e o que acha que poderia melhorar no processo seletivo. 

Boas ideias podem surgir para agregar na sua estratégia de recrutamento e seleção. 

 

5. Como o onboarding impacta a atração de talentos? 

O onboarding, na verdade, começa antes da pessoa ser contratada, já que durante o processo seletivo, ela terá o primeiro contato com outros funcionários, então é importante que o recrutador tenha isso em mente antes de iniciar as entrevistas com os candidatos. 

Já falamos como o onboarding reforça a cultura da empresa, porque é nesse momento que o novo funcionário terá contato com outros trabalhadores e eles podem ver a cultura aplicada e sentir o clima organizacional. 

Todo início em um novo trabalho gera ansiedade, e por isso é fundamental os demais façam o novo funcionário se sinta acolhido nessa nova etapa. 

Não é incomum encontrar em redes aproximação profissional, um novo funcionário relatar que está iniciando um novo cargo e que foi bem recebido no onboarding. 

Isso é de suma importância para a sua marca empregadora, porque outras pessoas se sentem atraídas a participarem de um processo seletivo na sua empresa, para que ela seja aprovada e possa fazer um relato semelhante e assim por diante. 

E assim voltamos para o início, em que falamos sobre a importância do employer branding. Todas essas etapas estão conectas e agem na atração de talentos, por isso você deve redobrar sua atenção nesses pontos para não perder talentos para o mercado.  

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