A Soluti é uma empresa de tecnologia da informação com ênfase em certificação digital, que tem como compromisso garantir conectividade, segurança e praticidade nos meios eletrônicos. Aliando tecnologia e conhecimento, ela está presente em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo líder de mercado no segmento e em franca expansão em território nacional.
Sua linha de produtos une o que há de melhor e mais confiável para atender companhias de todos portes e setores, pessoas físicas e profissionais liberais.
Com o objetivo de ser a melhor empresa para se trabalhar, eles contam com mais de 400 funcionários espalhados de norte a sul do país. Com o RH concentrado na matriz em Goiânia, o desafio da Soluti tem sido recrutar a distância, mas com a mesma efetividade, confiança e qualidade, em um curto espaço de tempo e usando processos simples e que não demandem tantas atividades manuais e demoradas.
No entanto, Sabrina Miranda, Analista de Pessoas da empresa relata:
Nossa equipe de gestão é toda formada por psicólogos, então a gente tem um pouco de cuidado e desconfiança com ferramentas que não sejam cientificamente embasadas e foi até por isso que a gente não tinha tentado nenhuma outra ferramenta antes.
Foi assim que a Soluti chegou até a Mindsight, mais especificamente até nossa suíte de Recrutamento e Seleção, que é uma bateria de testes psicométricos aplicados online que tem como objetivo avaliar a aderência do candidato a cultura da organização e a posição que irá ocupar. Sabrina continua:
Quando eu conheci o sistema da Mindsight, foi uma coisa que me brilhou os olhos porque eu fui convencida com dados da base teórica do produto, então isso foi o que me deixou segura. Quando falamos de gente, pelo fato da nossa formação ser em psicologia, acaba que somos mais criteriosos para não colocar as pessoas em caixinhas. Precisamos de uma ferramenta que de fato seja capaz de avaliar comportamento e que me dê subsídio na tomada de decisão.
Desde o princípio, decidiram aderir a plataforma com cautela. O plano inicial da Sabrina, era entender se a nova solução era mesmo tão efetivo quanto os testes psicológicos aplicados até então. Isso aconteceu de janeiro de 2020 até março do mesmo ano, logo antes de começar a pandemia do coronavírus. Ela conta:
No início, eu admito que aplicava os testes da Mind só por aplicar, mas só levava em consideração os resultados do teste que eu já estava acostumada. Nesse primeiro momento, o objetivo era saber se de fato os testes estavam fazendo a avaliação que a gente precisava no sentindo comportamental e de avaliação de perfil, e foi o que a gente percebeu: os resultados eram muito semelhantes.
Essa constatação aconteceu quando, por causa da necessidade de distanciamento social e a mudança da rotina de trabalho para o home office, todo o processo precisou ficar online. Sendo assim, aplicar os testes psicológicos, sempre presenciais e demandantes de equipe, ficou fora de cogitação.
Por um tempo todos os processos foram congelados e no final de abril, os ventos voltaram a soprar. A Soluti voltou a ter demanda e as vagas voltaram a aparecer, com uma urgência ainda maior que a de costume. A Mindsight ajudou muito nesse processo porque de abril até junho, a equipe de R&S contratou mais de 100 novos colaboradores.
Com um time enxuto e que não cuida somente de novas contratações, foi nesse momento que se tornou perceptível a diferença entre as soluções de triagem testadas pela equipe: antes, os recrutadores gastavam de 3 a 4 dias somente aplicando testes presenciais, corrigindo-os e dando o parecer, fazendo com que todo processo durassem de 5 a 7 dias úteis.
O processo seletivo é composto por uma entrevista inicial, bateria de testes e entrevista com gestor. Usando o sistema, Sabrina relata ter conseguindo realizar todo o processo em até 3 dias úteis, o que configura uma redução de mais de 50% de SLA.
Além dessa melhoria para o processo, os gestores também tem percebido a diferença. Segundo Sabrina:
Eles sentem mais clareza do processo. Porque antes eu levava um parecer psicológico de uma folha, com nomes técnicos e muita escrita, então pra eles não ficava tão claro e intuitivo. O principal feedback que eu recebo são relatos que agora faz muito mais sentido porque quando o gestor bate o olho, ele já consegue visualizar de maneira simples e gráfica todas as informações do candidato, facilitando a melhor decisão na hora da contratação.
Outro ganho importante relatado pela Sabrina, é que de todas as contratações que foram realizadas desde março até agora, somente duas pessoas foram desligadas após o período de experiência, o que ela considerou um retorno bem positivo do processo usando o software com um índice de efetividade de 98%. Ela finaliza:
A bateria de testes me ajudou a manter a efetividade técnica que eu precisava e sempre busquei e trouxe a rapidez para o meu processo que antes não era possível e que nesse momento foi muito crucial.