Conheça 8 benefícios da psicologia organizacional

O que é psicologia organizacional? 

A psicologia organizacional é o estudo científico do comportamento humano no ambiente de trabalho.  Esse ramo visa avaliar os princípios do comportamento individual, do grupo de funcionários e da empresa em si, e utilizar essas informações para propor ou resolver questões relacionadas ao ambiente corporativo. 

De acordo com a Society for Industrial and Organizational Psychology (SIOP), a psicologia organizacional vai ajudar as pessoas a fazerem seus trabalhos cotidianos, tornando-os mais proveitosos e agradáveis, garantir que os empregadores tratem seus colaboradores de forma justa e contribuir para a produtividade dos empregados. 

Você já pode ter ouvido falar da psicologia organizacional como “psicologia do trabalho”, mas os dois termos carregam algumas diferenças: a psicologia do trabalho visa analisar, avaliar e organizar o trabalho, enquanto a organizacional diz respeito às experiências e conduta dos trabalhadores. 

Toda empresa precisa ter em mente que a psicologia organizacional deve ser um foco do RH, afinal, é ele o responsável pelo gerenciamento do capital humano, que sabemos ser uma das bases de qualquer negócio. 

Continue a leitura para saber mais sobre a importância da psicologia organizacional e os seus benefícios! 

baixe agora! e-book: Passo a passo para implementar people analytics

O que abrange a psicologia organizacional? 

Como a psicologia organizacional se propõe a resolver questões relacionadas aos indivíduos no ambiente de trabalho, ela vai abordar temas como: 

  • Avaliação de competências e personalidade; 
  • Recrutamento e seleção; 
  • Identificar necessidade de treinamentos e desenvolvimento de funcionários; 
  • Avaliação e mensuração de desempenho; 
  • Engajamento de funcionários; 
  • Análise de performance e recompensas; 
  • Saúde e bem-estar no ambiente corporativo e 
  • Desenvolvimento organizacional. 

Os temas acima são abordados e trabalhados através de profissionais especializados para esse tipo de gerenciamento, e toda empresa, seja grande ou pequena, pode se beneficiar das suas propostas de melhoria. Saiba mais como surgiu esse conceito! 

História da psicologia organizacional 

Apesar de ser difícil dizer ao certo como surgiu a psicologia organizacional, podemos rastrear a sua trajetória a partir da Revolução Industrial, em que os psicólogos passaram a analisar com mais atenção o comportamento dos trabalhadores. 

Por isso, nessa época, esses estudos ficaram conhecidos como psicologia industrial, pois os psicólogos passaram a buscar trabalhadores que estivessem alinhados com necessidades da indústria, buscando a melhor mão de obra para aquele trabalho. Nesse período, a psicologia industrial visava a lucratividade e produtividade. 

Essa nomenclatura perdurou até a Segunda Guerra Mundial, mas com os avanços tecnológicos, foi-se entendendo a necessidade de entender habilidades de gestão e liderança, além de motivação e engajamento de funcionários.  

A partir disso, a psicologia industrial, passou a ser reconhecida como psicologia organizacional.  

Psicólogo organizacional: área de atuação e papel no RH 

Para que essas questões do trabalho possam ser analisadas e resolvidas, é preciso um profissional qualificado para esse serviço, e é nesse momento que entra o psicólogo organizacional. 

É ele quem vai garantir que o bem-estar e motivação dos funcionários, usando como base a análise de perfil dos trabalhadores e do ambiente de trabalho, sendo que ele proporá ações que vão ao encontro dos propósitos da empresa e profissionais.  O psicólogo organizacional pode atuar com: 

  1. Recrutamento e seleção candidatos;
  2. Cultura organizacional;
  3. Administração de conflitos;
  4. Benefícios;
  5. Treinamento e desenvolvimento e
  6. Cargos e salários
O que abrange a psicologia organizacional?

A missão do psicólogo organizacional é tornar o trabalho mais recompensador através de informações significativas que vão ditar a tomada de decisão. Com isso, é possível agregar valor e propósito ao trabalho. 

Além dessas frentes, o psicólogo organizacional poderá auxiliar com a ergonomia do trabalho, atuar como pesquisador, consultor ou ocupar cargos no governo. 

Benefícios da psicologia organizacional 

O psicólogo organizacional atuando nas áreas acima, pode trazer inúmeros benefícios para a empresa, já que a sua principal função é zelar pelo bem-estar e motivação dos funcionários, sendo assim, a psicologia organizacional poderá contribuir com: 

1. Clima organizacional 

O clima organizacional é responsável por manter os funcionários engajados, consequentemente, aumentando a produtividade. Se você não sabe como analisar o clima na sua empresa, uma pesquisa de clima pode te ajudar com isso. 

A Mindsight conta com um sistema desenvolvido para este fim, em que é possível ter uma visão ampla sobre o que os funcionários pensam sobre a empresa e através desses dados, propor ações, visando a melhoria do clima. 

2. Comunicação interna 

Uma boa comunicação interna é essencial para que todos os funcionários saibam o andamento dos processos internos e tenham acesso a todas as informações da empresa em sua totalidade. 

Não investir na comunicação interna significa não promover a integração de áreas, os funcionários se sentem no escuro e acontecem ruídos de informação, dando oportunidade para que boatos sejam propagados. 

Conheça os benefícios da psicologia organizacional

3. Efetividade nos processos seletivos 

Se a psicologia organizacional estuda o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, nada mais justo que essas informações sejam utilizadas para transformar o processo seletivo. 

Sendo assim, a estratégia de recrutamento e seleção das empresas é aperfeiçoada, pois a organização já sabe qual o tipo de perfil ideal para ela. 

É possível fazer uma seleção de candidatos mais efetiva através de testes psicométricos, em que é possível filtrar os candidatos por fit cultural, por exemplo. 

Os testes da Mindsight oferecem uma seleção livre de vieses e tomada de decisão justa. Saiba mais sobre nossos testes falando com um dos nossos especialistas! 

4. Redução da rotatividade 

Uma vez que o processo de recrutamento e seleção é mais afetivo, e da empresa ofertar ações de desenvolvimento dos funcionários e de no ambiente de trabalho, a risco de turnover também é reduzido. 

Os funcionários se sentem mais satisfeitos em fazer parte da empresa, pois encontram um ambiente saudável de trabalho, uma equipe alinhada com os meses valores e entendem que a empresa está buscando desenvolver seus funcionários. 

5. Retenção e atração de talentos 

Se a empresa está preocupada em oferecer um bom ambiente de trabalho, transformar seus processos de gente e trabalhar para a evolução contínua de funcionários e sistemas, as chances de reter talentos aumentam consideravelmente. 

Uma empresa que usa os benefícios da psicologia organizacional para trazer melhorias na gestão de pessoas, torna-se uma empresa que vale a pena trabalhar, aumentando o desejo de candidatos a fazerem parte dela. Com isso, sua estratégia de atração de talentos estará fortalecida. 

 6. Motivação e engajamento 

Já que a psicologia organizacional é responsável por analisar o comportamento dos funcionários, um dos seus desdobramentos é o aumento da motivação e engajamento dos funcionários. 

O nível de satisfação dos trabalhadores pode ser medido por meio da pesquisa de eNPS, que faz parte da nossa suíte de Performance e Recompensa. 

Por meio dela, e possível saber quão satisfeitos estão os funcionários em trabalharem para a empresa, funcionando como um complemento dos feedbacks e avaliações de desempenho. 

Todas essas informações são importantes para a empresa e RH, que podem trabalhar com todos esses dados, de modo a decidirem questões relacionadas ao ambiente de trabalho, desempenho e liderança. 

7. Employer branding 

Sabemos da importância de ser uma empresa bem-posicionada no mercado de trabalho, pois com uma boa imagem é possível atrair talentos de forma muito mais fácil e fortalecer o seu employer branding. 

Isso vai desde o processo seletivo, em que os candidatos realizam etapas de seleção e entrevistas, com o oferecimento de uma boa experiência do candidato, até a forma como funcionários, clientes e fornecedores falam sobre a empresa. 

A psicologia organizacional pode ser a sua aliada para o aumento da produtividade

8. Aumento de produtividade 

O aumento da produtividade é uma consequência dos pontos abordados acima, visto que um bom clima organizacional oferece um ambiente saudável de trabalho, a melhora da comunicação interna garante mais transparência de informações e não perder talentos significa mais inovação, aproveitamento e crescimento da empresa. 

Só que, além disso, a psicologia organizacional garante o bem-estar dos funcionários, que tem se tornado cada vez mais uma demanda importante da força de trabalho mundial, afinal, eles passaram a buscar equilíbrio entre vida profissional e pessoal. 

Caso a empresa se atente a essas tendências do mercado de trabalho, o nível de produtividade dos funcionários será maior, visto que eles estão trabalhando em um local que preza pelas boas práticas de trabalho e bem-estar. 

Leia nosso post 11 Tendências para o RH em 2023 e fique por dentro de outros movimentos para a gestão de pessoas!   

A importância da psicologia organizacional 

A psicologia organizacional fornece uma visão estratégica para a empresa: analisando o ambiente de trabalho e seus funcionários, é possível que a empresa possa identificar e antecipar problemas que permeiam a gestão de pessoas. 

Como o principal foco da psicologia organizacional é o funcionário, a oferta de um ambiente de trabalho agradável e justo, beneficia todos os envolvidos, refletindo nos resultados da empresa. 

Agora que você sabe um pouco mais sobre como a psicologia organizacional auxilia positivamente a gestão de pessoas, saiba como implementá-la na sua empresa! 

Como implementar e utilizar a psicologia organizacional na gestão de pessoas? 

A Mindsight é uma empresa focada em gestão de pessoas e psicologia organizacional. Nosso foco é unir inteligência e tecnologia para facilitar o gerenciamento de pessoas nas empresas. 

Por isso, contamos com softwares que foram desenvolvidos para as dores do RH, pautados em estudos e metodologias da psicologia organizacional. 

Nossos produtos e serviços abrangem: 

Conheça o Cognitive HR Software!

Conheça o Cognitive! Nosso sistema integrado de gerenciamento de pessoas, desenvolvido para um RH inteligente!  

baixe agora! e-book: Passo a passo para implementar people analytics

Autor

Compartilhe:

Post populares

Ciclo de Gente: que etapas, pontos de contato, times e métricas ele envolve? Tiramos essas e outras principais dúvidas aqui! 
Como contratar um profissional de People Analytics de maneira efetiva?
SIOP Annual Conference: Conheça o maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Case Grant Thornton: ferramenta para centralização de dados e inteligência para tomada de decisão
Mindsight + Sankhya: Uma nova era na gestão de RH

Posts relacionados

Ação 1
pexels-photo-1379636
© Mindsight 2024. Todos os Direitos Reservados