O que é absenteísmo no trabalho?
O absenteísmo no trabalho refere-se à ausência do funcionário durante o expediente, seja por faltas, atrasos no horário de início ou final da sua jornada, fazendo com que o colaborador não cumpra a sua carga horária diária de trabalho.
No dia a dia, sabemos que acontecem imprevistos que afetam os horários dos colaboradores, mas quando a falta de pontualidade no início da jornada de trabalho ou saídas antes do final do expediente se tornam frequentes, a empresa precisa tomar atitudes sobre esse comportamento.
Essas entradas ou saídas antecipadas do trabalhador comprometem não só a sua produtividade, como a do time, que fica prejudicado pela falta de comprometimento e de entregas de um dos integrantes.
Por conta disso, a equipe pode ficar sobrecarregada com as demandas de trabalho, já que precisam suprir a presença de um funcionário que tem se ausentado com frequência das suas atividades.
Esse tipo de situação causa um efeito dominó, porque um funcionário com problemas de absenteísmo no trabalho, sobrecarrega o time, que passa a ficar insatisfeito, o que afeta a sua produtividade, que pode afetar outras áreas. Tudo isso aumenta os custos da empresa e diminui seus lucros.
Quando a empresa percebe a taxa de absenteísmo no trabalho está alta, consegue contorná-la a tempo de virar um problema maior, por isso vamos tratar nesse artigo sobre as suas principais causas e como é possível reduzir esse indicador.
Quais são as causas do absenteísmo?
Muitos fatores podem levar ao absenteísmo no trabalho, e saber das suas causas é um ponto importante para conseguir evitar ou reduzir essa taxa.
Algumas das causas mais comuns são:
- Saúde física: ninguém está ileso de ter um problema de saúde, e nesses casos, o trabalhador precisa se ausentar por um período do trabalho em razão de consultas, exames ou tratamentos. Nesse caso, chamamos de absenteísmo justificado, porque suas faltas ou atrasos são informados para a empresa.
- Saúde emocional: saúde mental é uma pauta importante para o RH em 2023, portanto, é preciso ficar atento se o problema não é causado pelo próprio ambiente de trabalho, como por exemplo Síndrome de Burnout, problemas no clima organizacional ou paranoia da produtividade. O bem-estar dos funcionários também precisa ser uma prioridade para a empresa.
- Insatisfação com o ambiente, cargo ou carreira: além do clima, um funcionário desmotivado, insatisfeito ou sem perspectiva de crescimento pode contribuir para o absenteísmo no trabalho. É possível evitar essa situação criando o plano de desenvolvimento individual para os colaboradores. Estruturar o PDI ajuda a fortalecer e ampliar o potencial dos funcionários.
Como calcular o absenteísmo no trabalho?
Se você notou esse comportamento dentro da empresa, você precisa calcular essa taxa para verificar se está dentro dos níveis aceitáveis ou já se tornou um problema que precisa ser solucionado.
A taxa de absenteísmo pode ser calcular analisando um único funcionário, a equipe ou a organização como um todo. O absenteísmo individual pode ser calculado pela fórmula abaixo:
Taxa de absenteísmo = dias ausentes no trabalho ÷ dias úteis de trabalho x 100
Por exemplo, caso um funcionário tenha se ausentado seis dias de trabalho, em um mês com 20 dias úteis, você deverá fazer o cálculo da seguinte forma:
Taxa de absenteísmo = 6 ÷20 x 100
Taxa de absenteísmo = 0,3 x 100
Taxa de absenteísmo = 30%
A taxa de absenteísmo desse funcionário é de 30% no mês.
Se a empresa deseja saber o cálculo da equipe ou de todo o quadro de funcionários, o cálculo é feito da seguinte forma:
Taxa de absenteísmo = (quantidade média de funcionários x total de dias ausentes) ÷ (quantidade média de funcionários x total de dias úteis de trabalho) x 100
Então em um cenário com 100 funcionários, a empresa recebeu 15 justificativas de ausência, o cálculo é:
Taxa de absenteísmo = (100 x 15) ÷ (100 x 20) x 100
Taxa de absenteísmo = (1.500) ÷ (2.000) x 100
Taxa de absenteísmo = 0,75 x 100
Taxa de absenteísmo= 75%
A taxa de absenteísmo nessa empresa é de 75%
Caso você precise calcular o absenteísmo de um funcionário que tem muitos atrasos ou tem muitas saídas antecipadas, basta você transformar as horas de ausência em dias, por exemplo:
Considerando oito horas de jornada diárias, um determinado colaborador tem 16 horas de atraso no mês, ou seja, dois dias de trabalho. Você deve usar a mesma fórmula do cálculo individual para chegar a taxa de absenteísmo desse funcionário.
Nenhuma empresa tem uma taxa de presença em 100%, então o absenteísmo é esperado dentro de qualquer organização, mas quando as taxas estão acima de 5%, é preciso ficar atento e buscar formas de reduzir essa porcentagem.
Quais são os impactos do absenteísmo no trabalho?
Ignorar a taxa de absenteísmo vai ser prejudicial para a empresa a longo prazo, porque o impacto será sentido de diversas formas. Dentre os mais importantes, podemos citar:
- Excesso de trabalho para a equipe
- Falta de integração entre a equipe
- Pode gerar dúvidas da capacidade da liderança
- Rotina desorganizada
- Boatos/ Comunicação ruidosa
- Cultura organizacional desestruturada
- Improdutividade
- Insatisfação generalizada
- Sentimento de injustiça
- Diminuição dos lucros
- Aumento de despesas com desligamentos e novas contratações
Por isso que identificar o problema na empresa e investigar suas raízes é importante, pois se a origem da questão tem relação com o ambiente profissional, é preciso encontrar uma solução antes que os demais funcionários também passem a demonstrar o mesmo comportamento.
Com isso, é uma boa oportunidade de a empresa fazer valer a cultura organizacional, consolidando os comportamentos que são exemplos, e corrigir aqueles que são menos apreciados.
O que fazer para reduzir o absenteísmo no trabalho?
Uma vez que a empresa identificou que tem sofrido com o absenteísmo dos funcionários, e sendo elas provenientes do ambiente profissional, é possível promover ações para reduzir seus impactos ou eliminar de vez o problema.
Faça o plano de desenvolvimento individual dos funcionários
Como mencionamos, funcionários desmotivados tendem a se comprometer cada vez menos com o trabalho, e muitos não tem perspectiva de crescimento ou desenvolvimento de carreira.
Para esses casos, estruturar um plano de desenvolvimento individual vai auxiliar na motivação do funcionário e no seu amadurecimento profissional.
O PDI faz com que o funcionário se sinta valorizado pela empresa, porque ele enxerga possibilidade de crescimento, entende o que a empresa espera que ele entregue e com isso, ele também se sente mais estimulado profissional e intelectualmente.
Realize feedbacks com o time
Existem outras causas que podem fazer com que o funcionário se sinta desmotivado ou outros sintomas da Síndrome de Boreout, que podem ser contornados com a aplicação de feedbacks ou pesquisas de clima.
Aplicar feedbacks com os seus funcionários é uma prática efetiva que estimula a boa comunicação e evita comunicação ruidosa entre os trabalhadores.
Outro ponto positivo é a relação de confiança que se cria entre líder e liderado, que conseguem alinhar demandas e expectativas, deixando claro quais atitudes ou atividades foram realizadas de maneira eficaz, e quais precisam ser melhoradas.
Uma rotina de feedbacks contribui para que as avalições de desempenho também sejam melhores aproveitadas, pois existiu um acompanhamento prévio das atividades do funcionário.
Solidifique a cultura organizacional
Um funcionário que está infeliz em seu ambiente de trabalho não tem o mesmo nível de engajamento e entregas dos que estão motivados.
Em alguns casos, uma boa cultura organizacional consolidada pode ajudar a reduzir a taxa de absenteísmo, pois uma cultura atrasada ou nociva para os colaboradores impede que o funcionário se sinta parte do todo.
Os funcionários tendem a se sentir isolados, insatisfeitos e não pertencentes ao grupo, portanto, é importante que os valores da empresa sejam vistos e praticados no dia a dia.
Uma empresa que não tem a cultura organizacional bem definida não consegue realizar contratações por meio de fit cultural, porque não existe uma cultura pré estabelecida e por isso, não consegue promover o comportamento esperado dentro da empresa.
Para solidificar a cultura e viabilizar um ambiente saudável de trabalho, é necessário fazer o mapeamento cultural organizacional. Leia nosso case de sucesso com a Energiza e saiba os benefícios de mapear a cultura da sua empresa!
Use a pesquisa de clima para reduzir o absenteísmo no trabalho
Nem sempre é fácil identificar quais fatores levam os funcionários ao absenteísmo no trabalho, e realizar as ações que mencionamos acima pode levar tempo para que os resultados sejam sentidos na prática.
Inicialmente, para saber ao certo o lugar em que deve aplicar esforços e melhorias, o RH pode realizar uma pesquisa de clima com a intenção de saber quais as percepções dos funcionários e quais as necessidades da empresa.
A pesquisa de clima pode ser usada pela organização para identificar questões ou obstáculos enfrentados pelos funcionários, a fim de que sejam resolvidos antes de se tornarem grandes problemas.
A pesquisa de clima pode abranger variáveis como:
- Escopo do trabalho realizado
- Remuneração
- Benefícios oferecidos pela empresa
- Segurança do trabalho
- Metas, objetivos e resultados da empresa
- Liderança e Gerência
- Treinamento e desenvolvimento
- Integração entre departamentos
- Relacionamento interpessoal
- Estrutura organizacional
- Ética e responsabilidade social
- Estabilidade no emprego
- Processo decisório
- Ergonomia e Infraestrutura
- Plano de carreira
- Pagamentos de salário e benefícios
- Comunicação interna
- Disciplina
- Employer branding
Essas categorias de perguntas vão te ajudar a identificar quais lacunas você tem dentro da empresa e que precisam de atenção, e se você precisar de ajuda com as perguntas, você pode conferir o nosso conteúdo 55 perguntas para pesquisa de clima organizacional!
A suíte de Pesquisa e Engajamento da Mindsight foi desenvolvida para te ajudar a medir a satisfação e engajamento dos seus funcionários de forma contínua, sendo que, através dessas análises, você obtém insights para melhorar diversos aspectos da empresa.
Apesar de ser possível realizar a pesquisa de clima através plataformas como Google Forms, usar um sistema que foi criado especialmente para o RH vai te ajudar a estruturar a pesquisa de clima de acordo com a realidade da sua empresa.
Contamos com um time de especialistas que vão ajudar no processo de elaboração e aplicação da pesquisa, além disso, o sistema ainda é integrado com as demais ferramentas da Mindsight, então é possível visualizar dos dados de acordo com grupos de interesse que você deseja analisar.
Todas essas informações podem ser cruzadas com o histórico do funcionário, que oferecem uma análise macro da jornada individual dos colaboradores, sendo assim, você consegue conectar as informações, de modo a compreender os resultados que a pesquisa te trouxe.
Então, ainda que seja possível montar e aplicar uma pesquisa de clima por meio de outras ferramentas de pesquisas online, não será possível atingir o nível de análises que o software da Mindsight traz.
E é com base nessas respostas da pesquisa que o time de gestão de pessoas consegue sugerir melhorias e realizar ações com o intuito de reduzir o absenteísmo no trabalho.
Questões relacionadas ao clima organizacional, comunicação interna, liderança ou carreira podem estar ligadas a taxa de absenteísmo e a pesquisa de clima pode colaborar para reduzir esse número e melhorar o engajamento dos funcionários.
Agende uma conversa hoje mesmo com um dos nossos especialistas e saiba mais sobre a nossa ferramenta!