Comunicação interna: Como aprimorar na sua organização

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Manter as informações fluindo entre a empresa e os funcionários é um esforço que aumenta o engajamento e a produtividade em toda equipe.

É comum das organizações colocar muito esforço ao se comunicar com o público externo, mas esquecer do capital humano que faz tudo funcionar internamente é um erro que interfere bastante nos resultados alcançados.

Um funcionário desinformado e por fora dos objetivos e conquistas da organização, dificilmente vai estar engajado na estratégia. A transparência é um ponto fundamental ao trabalhar o engajamento e a comunicação.

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A importância da comunicação interna

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Você sabe a importância de ter uma boa comunicação interna?

Ter reuniões semanais ou mensais para transmitir o que cada time está produzindo e quais os resultados esperados e alcançados até o momento, é uma prática simples que permite que todos saibam como chegar ao mesmo objetivo.

Desta forma a cultura é promovida e evoluída constantemente e o clima organizacional melhora com o envolvimento maior de todos os funcionários.

Uma equipe que não converse entre si e não crie laços, sofre com problemas de engajamento. A cooperação ao atingir objetivos fortalece a relação entre todos.

Entre um papo e outro sobre a tarefa a ser executada, as pessoas naturalmente acabam conversando sobre o cotidiano e se conhecendo. Desta forma as relações se tornam mais profundas e um se preocupa positivamente com o outro durante as tarefas.

Entender como as coisas estão funcionando internamente é essencial em momentos de crise. Quando existe algum problema interno e todos sabem como a empresa está financeiramente e no seu posicionamento no mercado, a equipe consegue entender de maneira clara o problema e participar de sua solução.

 

Boas práticas para promover a comunicação interna

Apesar de parecer difícil manter o alinhamento com todos dentro da organização, existem algumas medidas que podem auxiliar a passar a mensagem de maneira correta:

  • Cultivar a cultura organizacional: Deixar claro quais são as práticas e valores da empresa é o primeiro passo para criar o alinhamento do time. Se for possível, encontre os funcionários que servem como referência cultural dentro da organização, desta forma os novos membros conseguem se espelhar em seus líderes para entender de maneira clara a mensagem.
  • Incentivar a comunicação: Esse ponto parece claro, mas em muitos ambientes, existe uma burocracia na comunicação entre cargos diferentes. Promover a comunicação clara e direta entre diferentes funções é um desafio a ser superado para conseguir o alinhamento de ideias e práticas entre todos.
  • Explorar os canais para encontrar o mais adequado: Existem diversos canais de comunicação para serem explorados antes de identificar qual é o mais aceito dentro da organização. São reuniões, e-mails, vídeos, murais e canais digitais. Conseguir passar a mensagem por canais dinâmicos é uma prática que pode auxiliar aqueles que estão com acúmulo de tarefas e sem tempo de ler um memorando, por exemplo.
  • Comunicação é uma via de mão dupla: Aprender a ouvir os funcionários é determinante promover o engajamento da equipe. Quando o time pode expressar como está se sentindo e recebe informações de maneira transparente, todos conseguem se entender, e desta forma, os funcionários se sentem valorizados.
  • Promover a integração: Na pandemia, muitas pessoas mudaram de emprego. Muitas organizações estão com funcionários novos que não se conhecem pessoalmente, por isso eventos virtuais, ou encontros presenciais para preparar o ambiente para o modelo híbrido, permite que todos se conheçam e descubram quais assuntos eles têm em comum.
  • Valorizar os esforços: Funcionários com rendimento acima da média podem servir como exemplos a serem seguidos assim como seus líderes. Ter um espaço para reconhecer os esforços é muito importante para o engajamento da equipe.

Cultura organizacional forte e transparência

A comunicação interna é muito importante para valorizar o capital humano e diminuir a rotatividade dentro da organização. Os funcionários querem sabem como está a estratégia da empresa, os resultados mensais e anuais, quais são as boas práticas e valores.

Manter a equipe informada constantemente é fundamental para o melhor rendimento e ganhos financeiros e pessoais.

É papel da liderança criar canais diversos para todos terem acesso às informações importantes, porém, cabe a equipe participar das reuniões e eventos para fortalecer a cultura e sensação de pertencimento a um time.

Leia nosso outro post sobre comunicação interna pós pandemia e saiba como humanizar sua liderança!

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