Recolocação profissional: o que é e como o RH pode ajudar?

Recolocação profissional é um tema recorrente na sua área de RH? Saiba que o assunto também deve fazer parte da estratégia do seu RH se você deseja seguir as tendências do mercado e não ser passado para trás pelos concorrentes na busca por talentos.

10 Perguntas a Serem Feitas Antes de Contratar Testes de Seleção

O que é recolocação profissional? 

Recolocação profissional é o movimento que os trabalhadores realizam quando foram desligados do emprego ou quando estão em transição de carreira. 

O que é recolocação profissional?

Existem alguns pontos que levam funcionários a buscarem a recolocação profissional. Podemos citar alguns exemplos 

  • Desligamento voluntário ou involuntário; 
  • Insatisfação com a empresa ou carreira 
  • Transição de carreira 
  • Mudanças na vida pessoal 
  • Busca por novos desafios profissionais 

E apesar dos diferentes motivos que esses profissionais estão buscando a recolocação profissional, todos eles desejam a mesma coisa: todos estão em busca de uma nova oportunidade de emprego. 

Acompanhe o post para saber mais sobre o assunto e como o RH pode ajudar na recolocação profissional através de um sistema inteligente. 

 

Recolocação profissional de trabalhadores +50 

Existe uma parcela da população com mais de 50 anos que estão em busca da recolocação profissional

No nosso post sobre 11 Tendências para o RH em 2023, falamos sobre requalificação de profissionais com mais de 50 anos de idade e a importância de olhar para esse movimento nesse ano, afinal de contas, esses profissionais também buscam por recolocação profissional atualmente. 

Esses trabalhadores podem ter sido desligados da empresa por demissões voluntárias ou involuntárias, e boa parte desses profissionais desejam voltar para o mercado de trabalho. 

“Temos 26% da população com mais de 50 anos, mas nas organizações, a média de funcionários nessa faixa etária é de 3% a 5%”, de acordo com Andrea Tenuta, líder da Maturi, uma plataforma de vagas de trabalho voltada para o público sênior. 

Grande parte dos trabalhadores seniores foram desligados dos seus empregos durante e após a pandemia de COVID-19 e agora eles seguem em busca de voltarem a ativa, mas são poucas as empresas que abrem oportunidade para esse público. 

Como toda empresa deseja um time produtivo e engajado, saiba que os profissionais nessa faixa etária podem contribuir de maneira muito eficaz para melhores resultados da empresa, além de serem um excelente suporte para os profissionais mais jovens. 

 

Recolocação profissional com um sistema inteligente 

Um sistema inteligente te ajuda a fazer uma seleção sem vieses, como por exemplo, eliminando o etarismo

É importante mencionarmos aqui que um bom sistema inteligente de recrutamento e seleção não deve fazer distinção de idade entre os candidatos. 

Todo RH estratégico e que deseja mais justiça em suas contratações deve priorizar um recrutamento livre de vieses inconscientes, por isso, contratar um sistema que realize uma triagem de candidatos justa é o primeiro passo para garantir uma seleção eficaz e honesta. 

Se você não tem um sistema que te auxilie nesse recrutamento inteligente, a Mindsight pode te ajudar! Nosso sistema de recrutamento e seleção foi pensado para a principal dor do RH: realizar um processo seletivo ágil e eficaz de verdade. 

Conheça mais da nossa suíte de Recrutamento e Seleção aqui! 

Vantagens na recolocação profissional 

Agora se você já usa um sistema no seu processo seletivo, saiba como como a recolocação de profissionais +50 pode ser benéfica para a sua empresa! 

Quais as vantagens do RH fazer recolocação profissional?

Profissionais nessa faixa etária já contam com muita experiência profissional e podem ser profissionais valiosos para o crescimento da sua empresa e ainda ajudar com a produtividade do time. 

Esse tempo de experiência também conta na segurança desse profissional, que com essa bagagem de conhecimento pode ser um apoio para os profissionais mais jovens. 

Isso também conta como uma soft skill bem lapidada, porque esse know-how faz a diferença em momentos de pressão e de decisões mais arriscadas. 

Um segundo ponto é qualificar esses profissionais dentro da empresa, oferecendo cursos e treinamentos, qualificando-os para a vaga e ainda, contando com a experiência profissional que esses trabalhadores já têm. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a baixa probabilidade de turnover desses profissionais. 

Isso claro, não esquecendo do fato de que a melhor forma de prevenir turnover na sua empresa é triando os candidatos pelo fit cultural. 

Essa nota deve ser o ponto de partida para as demais análises de perfil do candidato, isso porque podemos ajudar o funcionário a se desenvolver através de treinamentos, por exemplo, mas não podemos ensiná-lo a compartilhar dos mesmos valores que a empresa. 

Esse é um ponto que deve ser analisado ainda no processo seletivo, porque contratar um funcionário com baixo fit cultural, muito provavelmente significa que ele estará insatisfeito em pouco tempo. 

Com isso, o RH precisará abrir um novo processo seletivo para a vaga e iniciar do zero a sua busca por um profissional que preencherá esse cargo. 

 

Recolocação profissional com a Mindsight 

Os profissionais mais jovens podem não contar com a experiência e conhecimento de negócio tanto quanto os mais velhos, mas ainda assim é possível avaliar o potencial desses trabalhadores para que eles possam performar bem na empresa. 

Isso também é possível com o nosso sistema de recrutamento e seleção, que pode ajudar os recrutadores a avaliar o potencial dos candidatos através de testes psicométricos. 

Com o nosso sistema, além do filtro para fit cultural, também é possível triar os candidatos pelo potencial bruto para aquela posição: 

Sistema Mindsight: Selecione os candidatos através das notas dos testes psicométricos

 

Na imagem acima, por exemplo, podemos ter uma visão geral sobre as notas dos testes de cada candidato, contrapondo match total com a vaga, potencial, nota de cultura, teste situacional e de inferências. 

O sistema disponibiliza um dashboard com dados sobre a vaga que te ajudarão a contratar a pessoa que tenha mais afinidade para o cargo, maior fit cultural e nota de potencial bruto. 

Sistema Mindsight: Analise o potencial bruto para fazer uma recolocação profissional de forma efetiva

A nossa plataforma também cria tabelas automáticas, que de forma visual e prática, facilitam a análise dos dados para uma melhor tomada de decisão. Tudo isso visando a contratação mais efetiva para a vaga e empresa. 

Sistema Mindsight: Gráficos que ajudam na tomada de decisão

Essas análises, quando pensamos na recolocação profissional, vão ajudar o recrutador a contratar o funcionário de acordo com a sua capacidade para realizar determinado tipo de trabalho. 

Sendo assim, esses dados não levam em consideração a idade ou quais empresas o candidato trabalhou anteriormente. É importante termos em mente que esse tipo de background não vai ditar se o candidato vai performar bem ou não na empresa. 

Portanto, você deve avaliar outros pontos quando quiser saber das chances do candidato ter uma boa performance futura, como por exemplo: 

  • O candidato tem disponibilidade para realizar o trabalho e está interessado nesse cargo? 
  • Se a resposta for sim, o candidato tem as qualificações adequadas? 
  • O perfil do candidato condiz com o que a empresa busca? 
  • O funcionário tem fit cultural com a empresa? 

Essas são perguntas que todo recrutador deve ter em mente quando forem analisar os candidatos, já que elas dão um direcionamento muito mais eficaz seguir ou não com a contratação do funcionário. 

Todos esses dados colhidos na primeira etapa do processo seletivo são muito importantes para otimizar a triagem, ganhando tempo para o recrutador. Além disso, com um sistema inteligente, tudo fica armazenado no histórico de cada candidato. 

Você ainda pode criar um banco de talentos e buscar profissionais sempre que uma nova vaga foi aberta na empresa, já sabendo do perfil de cada candidato, o que também poupa tempo para o recrutador.  

Quando estamos falando sobre um bom gerenciamento do capital humano, é preciso entender que todas os dados de gente podem e devem ser usados como informações para toda tomada de decisão na empresa. 

Desde o processo seletivo, até avaliação de desempenho, criação do plano de desenvolvimento individual, bonificações e outros até o seu desligamento. 

E quando falamos sobre recolocação profissional não é diferente, porque existem grandes talentos no mercado que estão em busca de uma oportunidade para poder somarem com a empresa. 

Por isso desenvolvemos um sistema robusto para recrutamento e seleção de pessoas, que visa avaliar o candidato pelas suas competências, não levando em consideração qual momento de vida o levou até a recolocação profissional. 

Agende uma conversa com um dos nossos especialistas para saber como a nossa plataforma pode ajudar o seu time de RH a tomar decisões mais justas e embasadas no processo seletivo e ajudar outros profissionais que estão buscando por uma recolocação profissional. 

10 Perguntas a Serem Feitas Antes de Contratar Testes de Seleção

Autor

Compartilhe:

Post populares

Ciclo de Gente: que etapas, pontos de contato, times e métricas ele envolve? Tiramos essas e outras principais dúvidas aqui! 
Como contratar um profissional de People Analytics de maneira efetiva?
SIOP Annual Conference: Conheça o maior evento de psicologia organizacional do mundo 
Case Grant Thornton: ferramenta para centralização de dados e inteligência para tomada de decisão
Mindsight + Sankhya: Uma nova era na gestão de RH

Posts relacionados

Ação 1
pexels-photo-1379636
© Mindsight 2024. Todos os Direitos Reservados