Clima e cultura organizacional: quais as diferenças?
O clima organizacional irá refletir o estado momentâneo em que a empresa se encontra, o qual pode ser alterado de acordo com situações especificas ocorridas em determinado período.
Já a cultura tratará da essência, da forma pela qual a organização enxerga o mundo e como lida com situações específicas, falando de crenças e valores compartilhados por seus funcionários.
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O que é clima organizacional?
O clima organizacional descreve a atmosfera social predominante na organização, percepções, sentimentos, atitudes das pessoas a respeito dos processos sociais e os significados que são compartilhados por meio das interações sociais.
Considera-se um indicador do grau de satisfação dos funcionários da empresa e para um bom clima organizacional é necessária uma atmosfera de confiança, abertura e baixa ameaça, segundo Argyris (1960).
O que é cultura organizacional?
Freitas (1991) fala que a “Cultura organizacional é o modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna.
Uma vez que estes pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados como uma maneira certa de se perceber, pensa e sentir em relação àqueles problemas”.
Ou seja, cada organização tem uma maneira própria de ver o mundo, o que faz de cada uma delas únicas.
A Cultura envolve as regras sociais e formais de uma empresa, maneiras de se comunicar, estilos gerenciais, formas de tratamento dos funcionários, benefícios etc.
Podemos considerá-la como a forma como a empresa se posiciona com relação a questões diárias. É o modo de vida da organização, ideias, crenças, costumes, hábitos regras, técnicas, atitudes compartilhadas.
Benefícios de investir em clima e cultura organizacional
1 – Ajuda a encontrar os talentos certos
Ter a cultura da organização definida significa mapear o perfil cultural e conjunto de valores realmente importantes para as pessoas da sua empresa.
Utilizando esses critérios, você conseguirá entender o “fit” que um candidato tem (ou não) com a empresa desde os primeiros processos, ainda durante a seleção, o que ajudará a garantir que a cultura seja reforçada por seus funcionários.
2 – Diminui conflitos
O fit cultural citado acima, bem como um bom clima organizacional ajudará na contratação de pessoas que tenham propósitos alinhados aos da empresa, contribuindo para boas práticas de comunicação no time, ajudando a evitar desentendimentos no ambiente de trabalho.
3 – Times mais integrados
Um propósito comum aos integrantes do time, com uma cultura organizacional alinhada à um clima agradável contribuirá para um bom relacionamento entre os membros da sua empresa e, como consequência, times mais integrados.
4 – Traz maior autonomia ao time
“O modelo de gestão proposto estabelece o melhor nível de harmonia entre os interessas da empresa, dos gestores e dos proprietários através de constante interação e do melhor aproveitamento das potencialidades dos gestores, pela descentralização das decisões e respectiva responsabilidade, capacitando a empresa a desenvolver uma cultura adequada ao ambiente turbulento dos tempos atuais” (CROZATTI, 1998, P. 18)
Ou seja, uma cultura alinhada a um ambiente saudável refletirá em confiança entre seus membros, resultando em um cenário em que os funcionários tomarão decisões acertadas com maior autonomia, afinal, teremos um direcionamento claro para toda a empresa.
Tornando fácil pensarmos: “O que a empresa faria nessa situação?” Reduzindo o viés pessoal da equação.
5 – Maior engajamento da equipe
O alinhamento à cultura da organização entre os seus membros e um clima organizacional saudável, em um ambiente onde os funcionários sentem que são ouvidos e suas opiniões refletem em planos de ações reais por parte da empresa, refletirá em um time mais engajado com os propósitos comuns e maior fluidez no andamento da organização como um todo.
*Veja esse texto sobre como a pesquisa de clima ajuda no engajamento*
6 – Aumento na produtividade
Todos os pontos anteriores refletirão em um aumento na produtividade de cada colaborador resultando em um melhor andamento do time como um todo, o que trará maiores e mais consistentes resultados para a organização.
Reduzindo também o presenteísmo, fenômeno que se dá quando o funcionário está presente apenas fisicamente no ambiente de trabalho, mas tem uma produtividade baixíssima ou até mesmo nula.
7 – Reflete em um ambiente de trabalho saudável e agradável
Uma real preocupação da empresa com o ambiente de trabalho, o qual ela oferece ao time no dia a dia, refletirá em uma atmosfera mais saudável e agradável para todos. Visto que, pesquisas de clima refletem em planos de ação que trazem melhorias constantes ao ambiente organizacional de acordo com o feedback obtido pelos funcionários.
8 – Retenção de talentos
Os talentos da sua organização se sentirão satisfeitos e cada vez mais engajados com o propósito o que, unido ao bom clima, fará com que eles pensem mais vezes antes de sair da empresa e, até mesmo, antes de estar aberto a escutar novas propostas de trabalho.
*Veja esse post com as melhores estratégias para a retenção de talentos*
9 – Reflexo positivo na marca empregadora
Com os funcionários satisfeitos e engajados com a empresa, fruto do reforço do clima e cultura organizacional, haverá uma propaganda positiva sobre a organização por parte dos empregados, nos mais diversos canais, o que será refletido em uma imagem positiva na sua marca empregadora para o ambiente externo.
*Veja esse texto sobre como atrair candidatos estrategicamente*
Resultados alcançados com investimentos em clima e cultura organizacional:
Como vimos a clima e cultura organizacional não são sinônimos. Podemos entender a cultura como a personalidade da empresa e o clima como o humor da organização, podendo ser alterado com fatos em dado espaço de tempo.
Entretanto, o investimento em clima e cultura organizacional pode trazer diversos benefícios para a empresa como um todo e refletir em pontos como:
- Ajudar a encontrar os talentos certos
- Diminuir conflitos
- Times mais integrados
- Maior autonomia ao time
- Maior engajamento do time
- Aumento na produtividade
- Reflete em um ambiente de trabalho saudável e agradável
- Ajuda na retenção de talentos
- Reflexo positivo na marca empregadora
Para te ajudar a investir em clima e cultura organizacional entenda como medir ambos na sua organização. Você também pode falar com nossos especialistas e obter uma consultoria gratuita sobre clima e cultura organizacional para a sua empresa: