Como avaliar o desempenho dos funcionários? 

avaliar o desempenho dos funcionários

A avaliação de desempenho visa mensurar a performance dos funcionários em um determinado período, sendo de extrema importância para o ciclo de desempenho dos colaboradores. 

Toda empresa deseja que seus processos internos envolvendo os colaboradores sejam feitos da forma mais justa e acurada possível, e realizar avaliações de desempenho pode colaborar para isso. 

Nesse conteúdo, listaremos algumas dicas que podem ajudá-lo no engajamento da equipe e no bom relacionamento entre liderança e liderados. 

Se você tem dúvidas sobre como avaliar o desempenho dos funcionários, esse conteúdo é para você! Fique atento nas nossas recomendações e avalie seus funcionários corretamente. 

Por que avaliar o desempenho dos funcionários? 

Existem algumas formas de avaliar o desempenho dos funcionários, mas antes é preciso ressaltar alguns pontos que vão te ajudar a entender a importância e valor de avaliar os seus colaboradores. 

Mantenha a frequência das avaliações 

É importante ressaltar que a prática de avaliar o desempenho dos funcionários deve ser periódica, pois a sua constância garante melhorias graduais com relação à performance dos colaboradores. 

Alinhar expectativas 

Avaliar o desempenho dos funcionários é importante porque garante que todos os envolvidos saibam o que é esperado deles com relação aos seus comportamentos e entregas. 

O alinhamento de expectativas envolvendo empregador e empregado vai garantir o sucesso do que será feito após a avaliação de desempenho. 

Clima organizacional 

Avaliar o desempenho dos funcionários influencia o relacionamento dos funcionários com suas lideranças e essa troca vai interferir positivamente no clima organizacional

Afinal, feedbacks, acompanhamento de performance e um plano de desenvolvimento individual são agentes importantes na satisfação dos trabalhadores, que estão cada vez mais em busca de boas relações no ambiente de trabalho. 

 

O que saber antes de avaliar o desempenho dos funcionários? 

Nesse tópico, vamos falar de dois pontos que devem ser compreendidos antes de aplicar a avaliação de desempenho na empresa. 

Sabemos que para o trabalho das equipes continuar evoluindo regularmente, é preciso que os funcionários e a gestão saibam o que será avaliado e como isso será feito. 

Imagine uma situação em que o funcionário não tem metas ou objetivos definidos e não tem clareza sobre sua participação em projetos desenvolvidos pela área. Como ele sabe o que será analisado na sua avaliação de desempenho? 

Ou ainda, imagine que um funcionário tem uma boa performance no que se refere as suas atividades, mas seu relacionamento com a equipe é difícil e está impactando negativamente o dia a dia do setor? 

Para avaliar o desempenho dos funcionários, é preciso entender que a performance também está ligada ao comportamento e que os funcionários precisam de direcionamento durante o período que antecede a avaliação de desempenho, por isso fique ligado nessas duas dicas: 

Avaliação de resultados X avaliação de comportamento 

Os resultados que os colaboradores entregam são importantes, mas a sua postura na empresa também deve ser considerada ao avaliar o desempenho dos funcionários, por isso esse momento é uma boa oportunidade de reforçar a cultura organizacional. 

Isso porque é preciso garantir que o comportamento dos funcionários esteja adequado com a cultura da empresa, portanto, posturas fora do que é esperado devem ser pontuadas. 

Existe uma forma de garantir alinhamento de cultura entre empresa e candidato, que é aplicando testes de fit cultural no processo seletivo, desta forma, a organização diminui o risco de enfrentar problemas relacionados a falta de adesão dos valores organizacionais. 

Porém, não é incomum que funcionários desmotivados ou insatisfeitos, por exemplo, apresentem comportamentos que não condizem com o que a empresa espera de seus colaboradores. 

Um funcionário pode entregar bons resultados e ter uma postura não aprovada pela empresa, e nesses casos, ele deve ser comunicado sobre esse comportamento. 

Por exemplo: um funcionário pode ter uma boa produtividade e apresentar bons resultados para a empresa, mas ser muito centralizador e não envolver o restante do time em suas atividades, no entanto, um dos valores apreciados pela organização seja o trabalho em grupo. 

Ou seja, indo contra o que é valorizado pela empresa, esse funcionário mostra não praticar os valores da organização e ainda pode prejudicar a produtividade, engajamento e satisfação do restante da equipe. 

Caso essa conduta não seja reparada, pode dar margem para outros comportamentos não aceitáveis, que podem ser ainda mais difíceis de resolver e debilitar a cultura da empresa. 

Por isso é fundamental também avaliar a postura e a prática cotidiana da cultura por parte dos funcionários, tanto quanto avaliar suas entregas. 

 

Crie uma cultura de feedbacks 

Oferecer devolutivas para os funcionários é uma prática positiva para desenvolver seus colaboradores e existem diferentes tipos de feedbacks para te ajudar com cada situação. 

Aplicados continuadamente na rotina corporativa, os feedbacks podem ser muito produtivos para corrigir condutas inadequadas ou que fogem do esperado, ou ainda, reforçar e reconhecer bom comportamento ou boa performance. 

É importante ressalvar que todo funcionário, quando entra na empresa, é ensinado sobre como realizar determinadas tarefas ou o que é esperado dele, mas é comum que esses apontamentos e devolutivas se percam com o passar dos meses, afinal, ele já foi integrado ao quadro de colaboradores e sabe realizar suas atividades. 

Porém, estabelecer uma cultura de feedbacks reforça um canal positivo de comunicação e confiança, além de ser possível sempre manter líderes e liderados na mesma página sobre resultados esperados e o que está sendo feito para alcançá-los. 

Um gestor que dá um feedback para o funcionário apenas apontando falhas ou metas não atingidas, pouco contribui para o seu desenvolvimento, além disso, ter o efeito de desmotivar o colaborador, interferindo na sua produtividade e engajamento. 

O papel da liderança não se restringe a delegar tarefas, mas também direcionar seu time na execução das suas atividades, apontando erros da forma correta e em tempo hábil para que a questão seja contornada. 

A aplicação de feedbacks no momento correto pode ser um ponto crítico para evitar desmotivação e prevenir turnover

E é por meio desses feedbacks que a liderança pode avaliar se o que foi apontado está sendo trabalhado pelo funcionário, a fim de que isso o desenvolva profissionalmente e melhore o seu desempenho. 

Através de ferramentas como a do feedback contínuo, é possível oferecer devolutivas de maneira rápida e prática, além disso, o sistema mantém o registro do que foi abordado, desta forma o líder pode usar essas informações para acompanhar sua evolução. 

 

Sistema para avaliar o desempenho dos funcionários  

A melhor forma de avaliar o desempenho dos funcionários é com um sistema desenvolvido para este fim. Um software de avaliação de desempenho vai trazer benefícios para a sua empresa, como por exemplo:  

  • Agilidade nas análises;
  • Processo automatizado e moderno;
  • Eficiência para atingir os objetivos estratégicos da empresa;
  • Armazenamento online das informações dos funcionários;
  • Clareza para definição e atingimento de metas.

Por isso a Mindsight desenvolveu uma plataforma completa para o ciclo de gestão de desempenho dos funcionários: conheça a nossa plataforma de Performance e Recompensa.

Além de todos os benefícios e facilidades que listamos durante esse conteúdo, a ferramenta também possui uma interface intuitiva e amigável, promovendo uma boa experiência para seus usuários. 

Os funcionários sabem exatamente quais são as etapas que precisam realizar na avaliação, qual o período de cada fase e quem são as pessoas que o avaliarão e que ele avaliará. 

A plataforma conta com as avaliações de 90, 180 e 360 graus, de forma que o próprio funcionário, seu gestor, pares e stakeholders podem avaliar alinhamento de cultura, performance, desenvolvimento e resultados. 

Essas informações podem ser aproveitadas para construir um plano de desenvolvimento individual estruturado para cada funcionário, dentro das competências e habilidades que foram apontadas durante a avaliação, para que sejam desenvolvidas ou aprimoradas. 

Acreditamos que unir inteligência e tecnologia é a chave para que o RH seja mais eficaz e estratégico de verdade. 

Quando o gerenciamento do capital humano passa a ser orientado por dados e não por achismos, as decisões tomadas são mais justas e eficientes, garantindo melhores resultados para a empresa e maior satisfação para os funcionários. 

As empresas que saem na frente no mercado de trabalho são as que olham para seus funcionários como parte fundamental do sucesso da organização, entendendo suas necessidades, contribuindo para suas carreiras e satisfação em ser parte do que está sendo construído. 

25 perguntas para avaliar o desempenho dos funcionários 

Nosso sistema de avaliação de desempenho é totalmente personalizável — cada empresa pode definir as perguntas que fazem mais sentido para sua realidade e cultura.

Mas se você precisa de apoio para começar ou está em busca de inspiração, preparamos uma lista com sugestões de perguntas que podem ajudar a estruturar um processo mais completo e eficaz. Confira:

Sobre entrega e produtividade

  • Como você avalia o cumprimento dos prazos nas suas entregas?
  • E quanto à qualidade do que você entrega, como a classificaria?
  • Você conseguiu atingir as metas e objetivos definidos na última avaliação?
  • O que você acredita que pode ser feito para melhorar suas entregas?
  • Como você organiza suas demandas diárias?
  • Como você gerencia seu tempo no dia a dia?

Sobre competências e habilidades

  • Como você avalia sua capacidade de inovar e propor soluções criativas?
  • E sua habilidade para resolver problemas?
  • Você costuma contribuir com ideias para a equipe?
  • Quais são seus três principais pontos fortes? Descreva.
  • Quais são três pontos que você acredita precisar desenvolver? Descreva.
  • Como você lida com situações complexas?

Sobre comunicação e relacionamento

  • Você considera sua comunicação clara e objetiva?
  • Você costuma pedir e fornecer feedbacks para sua liderança e colegas?
  • Como você reage aos feedbacks que recebe?
  • Como é sua relação com a sua equipe?
  • E com o seu gestor, como você avalia essa relação?
  • Como costuma lidar com conflitos ou opiniões contrárias?

Sobre conhecimento técnico e inovação

  • Você domina o conhecimento técnico necessário para suas tarefas?
  • Está familiarizado(a) com as ferramentas utilizadas no seu dia a dia?
  • Costuma buscar novas formas de desenvolver seu trabalho?
  • Você se considera uma pessoa proativa?

Sobre cultura e valores

  • Contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e ético?
  • Seu comportamento está alinhado aos valores da empresa?
  • Você coloca esses valores em prática no dia a dia?

As perguntas acima são apenas sugestões para avaliar o desempenho dos colaboradores e podem ser ajustadas conforme as necessidades de cada time ou cargo. Além disso, podem ser adaptadas para diferentes tipos de avaliação, como a autoavaliação, a avaliação da liderança ou a avaliação de colegas de trabalho do colaborador em questão.

Essas perguntas podem ser tanto dissertativas, solicitando que o colaborador descreva brevemente suas respostas, quanto quantitativas, utilizando escalas de avaliação, como por exemplo:

  • Abaixo das expectativas / Dentro das expectativas / Excede as expectativas
  • Insuficiente / Suficiente / Mais que suficiente
  • Abaixo do esperado / Dentro do esperado / Acima do esperado
  • Insatisfatório / Satisfatório / Mais que satisfatório

Por isso, um sistema customizável se torna uma ferramenta ainda mais prática, tanto para o RH quanto para os avaliados. Com ele, é possível definir o tipo de resposta que melhor se adequa a cada pergunta, facilitando a análise de resultados e indicadores de forma mais eficiente.

 

10 motivos para usar um sistema para avaliar o desempenho dos funcionários 

Um sistema de avaliação de desempenho pode simplificar a gestão da performance dos colaboradores, automatizando o processo para o RH.

Ao adotar uma ferramenta de avaliação de desempenho, a empresa pode aproveitar diversos benefícios:

  • Identificação de necessidades de treinamento: Quando gaps de conhecimento ou competências são identificados, a empresa pode direcionar treinamentos específicos para os colaboradores.
  • Criação de uma cultura de feedback: Promove um ambiente de comunicação aberta entre gestores e colaboradores, fortalecendo o relacionamento e evitando mal-entendidos e conflitos.
  • Engajamento e motivação: Os colaboradores enxergam claramente seu progresso e desenvolvimento de carreira, o que aumenta seu engajamento e satisfação.
  • Definição de metas claras e objetivas: Permite estabelecer expectativas transparentes, alinhadas com os objetivos da organização.
  • Customização da ferramenta: O sistema pode ser adaptado às necessidades específicas de cada empresa e time, garantindo flexibilidade.
  • Avaliação justa e transparente: Acompanhamento contínuo das metas e objetivos definidos assegura uma avaliação equitativa de cada colaborador.
  • Compreensão do perfil de produtividade: Facilita a criação de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) digital, adaptado para cada colaborador, com base em dados objetivos.
  • Decisões justas para distribuição de bônus e recompensas: Assegura que as recompensas sejam baseadas em performance real e mensurável.
  • Armazenamento do histórico de performance: O sistema mantém um registro completo da evolução de cada colaborador ao longo do tempo, facilitando o acompanhamento e decisões futuras.
  • Calibração dos resultados: Garante que os resultados estejam alinhados com a realidade da empresa, evitando distorções e garantindo um processo de avaliação mais preciso.

Como você pode conferir, são muitos os benefícios em avaliar o desempenho dos funcionários, mas para que essa tarefa seja feita da melhor forma, com análises corretas e sem sobrecarregar o RH com um processo mal estruturado, dificultando o objetivo inicial, é preciso contratar o melhor sistema de avaliação de desempenho

Fale com um dos nossos especialistas, e inicie uma nova fase na gestão de pessoas na sua empresa.

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