A avaliação de desempenho visa mensurar a performance dos funcionários em um determinado período, sendo de extrema importância para o ciclo de desempenho dos colaboradores.
Toda empresa deseja que seus processos internos envolvendo os colaboradores sejam feitos da forma mais justa e acurada possível, e realizar avaliações de desempenho pode colaborar para isso.
Nesse conteúdo, listaremos algumas dicas que podem ajudá-lo no engajamento da equipe e no bom relacionamento entre liderança e liderados.
Se você tem dúvidas sobre como avaliar o desempenho dos funcionários, esse conteúdo é para você! Fique atento nas nossas recomendações e avalie seus funcionários corretamente.
Por que avaliar o desempenho dos funcionários?
Existem algumas formas de avaliar o desempenho dos funcionários, mas antes é preciso ressaltar alguns pontos que vão te ajudar a entender a importância e valor de avaliar os seus colaboradores.
1- Mantenha a frequência das avaliações
É importante ressaltar que a prática de avaliar o desempenho dos funcionários deve ser periódica, pois a sua constância garante melhorias graduais com relação à performance dos colaboradores.
2- Alinhar expectativas
Avaliar o desempenho dos funcionários é importante porque garante que todos os envolvidos saibam o que é esperado deles com relação aos seus comportamentos e entregas.
O alinhamento de expectativas envolvendo empregador e empregado vai garantir o sucesso do que será feito após a avaliação de desempenho.
3- Clima organizacional
Avaliar o desempenho dos funcionários influencia o relacionamento dos funcionários com suas lideranças e essa troca vai interferir positivamente no clima organizacional.
Afinal, feedbacks, acompanhamento de performance e um plano de desenvolvimento individual são agentes importantes na satisfação dos trabalhadores, que estão cada vez mais em busca de boas relações no ambiente de trabalho.
O que saber antes de avaliar o desempenho dos funcionários?
Nesse tópico, vamos falar de dois pontos que devem ser compreendidos antes de aplicar a avaliação de desempenho na empresa.
Sabemos que para o trabalho das equipes continuar evoluindo regularmente, é preciso que os funcionários e a gestão saibam o que será avaliado e como isso será feito.
Imagine uma situação em que o funcionário não tem metas ou objetivos definidos e não tem clareza sobre sua participação em projetos desenvolvidos pela área. Como ele sabe o que será analisado na sua avaliação de desempenho?
Ou ainda, imagine que um funcionário tem uma boa performance no que se refere as suas atividades, mas seu relacionamento com a equipe é difícil e está impactando negativamente o dia a dia do setor?
Para avaliar o desempenho dos funcionários, é preciso entender que a performance também está ligada ao comportamento e que os funcionários precisam de direcionamento durante o período que antecede a avaliação de desempenho, por isso fique ligado nessas duas dicas:
1. Avaliação de resultados X avaliação de comportamento
Os resultados que os colaboradores entregam são importantes, mas a sua postura na empresa também deve ser considerada ao avaliar o desempenho dos funcionários, por isso esse momento é uma boa oportunidade de reforçar a cultura organizacional.
Isso porque é preciso garantir que o comportamento dos funcionários esteja adequado com a cultura da empresa, portanto, posturas fora do que é esperado devem ser pontuadas.
Existe uma forma de garantir alinhamento de cultura entre empresa e candidato, que é aplicando testes de fit cultural no processo seletivo, desta forma, a organização diminui o risco de enfrentar problemas relacionados a falta de adesão dos valores organizacionais.
Porém, não é incomum que funcionários desmotivados ou insatisfeitos, por exemplo, apresentem comportamentos que não condizem com o que a empresa espera de seus colaboradores.
Um funcionário pode entregar bons resultados e ter uma postura não aprovada pela empresa, e nesses casos, ele deve ser comunicado sobre esse comportamento.
Por exemplo: um funcionário pode ter uma boa produtividade e apresentar bons resultados para a empresa, mas ser muito centralizador e não envolver o restante do time em suas atividades, no entanto, um dos valores apreciados pela organização seja o trabalho em grupo.
Ou seja, indo contra o que é valorizado pela empresa, esse funcionário mostra não praticar os valores da organização e ainda pode prejudicar a produtividade, engajamento e satisfação do restante da equipe.
Caso essa conduta não seja reparada, pode dar margem para outros comportamentos não aceitáveis, que podem ser ainda mais difíceis de resolver e debilitar a cultura da empresa.
Por isso é fundamental também avaliar a postura e a prática cotidiana da cultura por parte dos funcionários, tanto quanto avaliar suas entregas.
2. Crie uma cultura de feedbacks
Oferecer devolutivas para os funcionários é uma prática positiva para desenvolver seus colaboradores e existem diferentes tipos de feedbacks para te ajudar com cada situação.
Aplicados continuadamente na rotina corporativa, os feedbacks podem ser muito produtivos para corrigir condutas inadequadas ou que fogem do esperado, ou ainda, reforçar e reconhecer bom comportamento ou boa performance.
É importante ressalvar que todo funcionário, quando entra na empresa, é ensinado sobre como realizar determinadas tarefas ou o que é esperado dele, mas é comum que esses apontamentos e devolutivas se percam com o passar dos meses, afinal, ele já foi integrado ao quadro de colaboradores e sabe realizar suas atividades.
Porém, estabelecer uma cultura de feedbacks reforça um canal positivo de comunicação e confiança, além de ser possível sempre manter líderes e liderados na mesma página sobre resultados esperados e o que está sendo feito para alcançá-los.
Um gestor que dá um feedback para o funcionário apenas apontando falhas ou metas não atingidas, pouco contribui para o seu desenvolvimento, além disso, ter o efeito de desmotivar o colaborador, interferindo na sua produtividade e engajamento.
O papel da liderança não se restringe a delegar tarefas, mas também direcionar seu time na execução das suas atividades, apontando erros da forma correta e em tempo hábil para que a questão seja contornada.
A aplicação de feedbacks no momento correto pode ser um ponto crítico para evitar desmotivação e prevenir turnover.
E é por meio desses feedbacks que a liderança pode avaliar se o que foi apontado está sendo trabalhado pelo funcionário, a fim de que isso o desenvolva profissionalmente e melhore o seu desempenho.
Através de ferramentas como a do feedback contínuo, é possível oferecer devolutivas de maneira rápida e prática, além disso, o sistema mantém o registro do que foi abordado, desta forma o líder pode usar essas informações para acompanhar sua evolução.
Sistema para avaliar o desempenho dos funcionários
A melhor forma de avaliar o desempenho dos funcionários é com um sistema desenvolvido para este fim. Um software de avaliação de desempenho vai trazer benefícios para a sua empresa, como por exemplo:
- Agilidade nas análises
- Processo automatizado e moderno
- Eficiência para atingir os objetivos estratégicos da empresa
- Armazenamento online das informações dos funcionários
- Clareza para definição e atingimento de metas
Por isso a Mindsight desenvolveu uma plataforma completa para o ciclo de gestão de desempenho dos funcionários: conheça a nossa suíte de Performance e Recompensa!
Além de todos os benefícios e facilidades que listamos durante esse post, a ferramenta também tem uma interface intuitiva e amigável, promovendo uma boa experiência para seus usuários.
Os funcionários sabem exatamente quais são as etapas que precisam realizar na avaliação, qual o período de cada fase e quem são as pessoas que o avaliarão e que ele avaliará.
A plataforma conta com as avaliações de 90, 180 e 360 graus, de forma que o próprio funcionário, seu gestor, pares e stakeholders podem avaliar alinhamento de cultura, performance, desenvolvimento e resultados.
Essas informações podem ser aproveitadas para construir um plano de desenvolvimento individual estruturado para cada funcionário, dentro das competências e habilidades que foram apontadas durante a avaliação, para que sejam desenvolvidas ou aprimoradas.
Nós da Mindsight acreditamos que unir inteligência e tecnologia é a chave para que o RH seja mais eficaz e estratégico de verdade.
Quando o gerenciamento do capital humano passa a ser orientado por dados e não por achismos, as decisões tomadas são mais justas e eficientes, garantindo melhores resultados para a empresa e maior satisfação para os funcionários.
As empresas que estão saindo na frente no mercado de trabalho são as que olham para seus funcionários como parte fundamental do sucesso da organização, entendendo suas necessidades, contribuindo para suas carreiras e satisfação em ser parte do que está sendo construído.
Acesse nosso vídeo demonstração do software e saiba como ele pode transformar a sua gestão de pessoas!
25 perguntas para avaliar o desempenho dos funcionários
O nosso sistema é personalizável e cada empresa pode definir quais as perguntas que mais farão sentido para avaliar o desempenho dos seus funcionários, mas se você precisa de um auxílio para pensar nas perguntas que serão feitas, fizemos uma lista que pode te ajudar. Confira:
- De que forma você avalia o prazo das suas entregas?
- Quanto a qualidade das suas entregas, como você as avaliaria?
- Você cumpriu as metas e objetivos da sua última avaliação de desempenho?
- Como você poderia melhorar as suas entregas?
- Como você avalia a sua organização das suas demandas?
- Como você gerencia o seu tempo?
- Como você avalia a sua capacidade de inovar/ criatividade?
- Como você avalia a sua capacidade de resolver problemas?
- Você contribui com ideias para sua equipe?
- Cite e descreva sobre seus três pontos fortes
- Cite e descreva sobre três pontos a melhorar
- Como você lida com questões complexas?
- Você considera sua comunicação clara e objetiva?
- Você pede e fornece feedbacks para sua liderança e pares?
- Como você lida com os feedbacks recebidos?
- Você domina o conhecimento técnico para realizar suas tarefas?
- Você domina as ferramentas utilizadas para execução das suas tarefas?
- Você busca novas maneiras de desenvolver seu trabalho?
- Você é uma pessoa proativa?
- Seu comportamento está alindado com os valores da empresa?
- Você aplica os valores da empresa diariamente no ambiente de trabalho?
- Você contribui para um ambiente profissional mais saudável e ético?
- Como você avalia a sua relação com a sua equipe?
- Como você avalia a sua relação com seu gestor?
- Qual sua forma de lidar com conflitos e opiniões contrárias?
As perguntas acima são sugestões para avaliar o desempenho dos funcionários e podem ser adaptadas para cada time ou cargo, sendo que também podem ser personalizadas para a autoavaliação, avaliação da liderança ou dos funcionários que trabalham diretamente com o avaliado.
As perguntas também podem ser dissertativas, pedindo que o trabalhador descreva brevemente sobre cada resposta, ou ainda, as respostas podem ser colocadas em escala, como por exemplo:
- Abaixo das expectativas / Dentro das expectativas / Excede as expectativas
- Insuficiente / Suficiente / Mais do que suficiente
- Abaixo do esperado / Dentro do esperado / Acima do esperado
- Insatisfatório / Satisfatório / Mais do que satisfatório
Por isso que usar um sistema customizável pode ser mais prático tanto para RH quanto para os avaliados, pois cada pergunta pode exigir um tipo de resposta, e no final, ficará mais fácil analisar os indicadores.
10 motivos para usar um sistema para avaliar o desempenho dos funcionários
Um sistema de avaliação de desempenho pode facilitar a gestão de performance dos colaboradores, automatizando esse processo para o RH.
Um sistema que auxilia a avaliar o desempenho dos funcionários traz os seguintes benefícios para a empresa:
- Com ele, é possível identificar se os colaboradores precisam de treinamentos, caso sejam identificadas brechas de conhecimento e competências durante a avaliação de desempenho;
- Criação da cultura de feedbacks, que são muito positivas para fortalecer a relação entre gestores e funcionários, evitando comunicação ruidosa e com isso, propagação de conflitos;
- Auxilia no engajamento dos colaboradores, que enxergam progresso de desenvolvimento e carreira;
- Definição de metas de forma clara e objetiva;
- Customização da ferramenta: personalize de acordo com as necessidades da sua empresa e time;
- Avaliação justa com acompanhamento das metas e objetivos definidos;
- Melhor entendimento do perfil de produtividade dos funcionários, possibilitando a criação de um PDI digital estruturado para cada colaborador;
- Tomada de decisão justa para distribuição de bônus e recompensas;
- Armazenamento do histórico de evolução de performance de cada funcionário;
- Calibração dos resultados: o sistema assegura que os resultados estão dentro da realidade.
Saiba mais sobre calibração da avaliação de desempenho com o case da XP Investimentos em que personalizamos a ferramenta para calibrar os resultados e garantir uma análise justa para tomada de decisão.
Como você pode conferir, são muitos os benefícios em avaliar o desempenho dos funcionários, mas para que essa tarefa seja feita da melhor forma, com análises corretas e sem sobrecarregar o RH com um processo mal estruturado, dificultando o objetivo inicial, é preciso contratar o melhor sistema de avaliação de desempenho.
Fale com um dos nossos especialistas, clicando no ícone abaixo e inicie uma nova fase na gestão de pessoas na sua empresa.