O que é um plano de desenvolvimento individual (PDI)?
Caso você ainda não saiba direito o que é um PDI ou quer tirar algumas dúvidas antes de saber quais modelos de PDI você pode usar, sugerimos que confira antes o nosso texto “Plano de desenvolvimento Individual: o que é?”
O PDI surgiu com o objetivo de auxiliar o funcionário na sua jornada profissional, a fim de desenvolver suas habilidades, competências e comportamentos, tudo isso visando um melhor desempenho desse funcionário, de modo que seja possível impulsionar a sua carreira.
Se você já sabe o que é e como funciona um PDI, mas ainda tem dificuldade para criar, selecionamos 7 passos simples para criar um PDI. Com esses passos você já consegue dar início nos PDIs do seu time!
O PDI se mostra essencial para empresas e líderes que desejam melhorar as suas entregas, dado que, uma empresa que se propõe a desenvolver melhor os seus funcionários, tende a se beneficiar melhor com os resultados que advém em decorrência de uma equipe de alta performance.
Com o tempo, a cultura do PDI fará com que a empresa seja reconhecida no mercado, pois ela realiza o acompanhamento dos objetivos e do desenvolvimento dos funcionários.
Esses funcionários, por sua vez, entendem os benefícios do PDI para suas carreiras, já que o cumprimento dessas ações e objetivos estão sendo acompanhados, portanto, existe o reconhecimento do que foi realizado pelo trabalhador. Tudo isso promove de forma positiva o seu employee branding.
O que não pode faltar no seu modelo de PDI?
Antes de falar quais são os modelos de PDI, é importante que você tenha em mente algumas coisas que não podem faltar no seu modelo de PDI, quando você for torná-lo real, são eles:
- Objetivo e foco: quais resultados pretendem alcançar com o PDI?
- Competências necessárias: o que é preciso para alcançar esses objetivos almejados? Quais habilidades são necessárias para isso?
- Período de tempo: É preciso mensurar o tempo que as ações que levarão ao cumprimento dos objetivos serem alcançados, sendo de curto, médio e longo prazo
- Pontos fortes e fracos: o líder deve saber quais são as soft skills do liderado e de que forma elas podem ser melhor aproveitadas, bem como quais são a lacunas em suas competências, que devem ser desenvolvidas.
Assista ao vídeo abaixo e saiba e construa seu modelo de PDI sem errar!
Agora chegou a hora de colocar em prática! Veja os modelos de PDI que separamos, escolha o que melhor se aplica ao seu caso e construa um para o seu time!
📌 IMPORTANTE:
- PDI e avaliação de desempenho são duas coisas diferentes: a avaliação de desempenho é realizada antes
- Não confunda feedbacks com PDI: o feedback independe da aplicação do PDI, porque é através desses apontamentos que acontecem durante os feedbacks que o funcionário saberá dos seus pontos fortes e a melhorar, como seu comportamento está sendo visto e o desempenho das suas entregas. Feito isso, é possível trabalhar em cima de um PDI, para traçar novos objetivos profissionais para esse funcionário.
- Nenhuma das etapas, tanto avaliação de desempenho, quanto feedback, exclui a necessidade de montar o PDI com seus funcionários. Todos esses processos fazem parte da jornada do funcionário.
- Se você quer saber mais sobre PDI na era digital, leia nosso artigo no blog em falamos sobre o uso da tecnologia na gestão de pessoas.
3 modelos de PDI para você começar a usar
Modelo de PDI 1 – Planilha de Excel
Usar uma planilha de Excel é a forma mais simples de modelo de PDI possível. A ferramenta é comum tanto para gestores quanto para funcionários e o programa está disponível para uso em computadores e celulares.
De maneira descomplicada, é possível criar um modelo de PDI no Excel. Para exemplificar, preenchemos o modelo de PDI com algumas informações sobre um funcionário hipotético do setor financeiro:
EXEMPLO – PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL | |||
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Nome do colaborador: | Bruno Silva | ||
Área: | Financeiro | ||
Gestor: | Carla Soares | ||
Cargo: | Analista Financeiro Pleno | ||
Pontos fortes: | Perfil analítico, bom negociador | ||
Pontos a desenvolver: | Comunicação interpessoal e trabalho em equipe | ||
OBJETIVOS | PRAZO | INDICADOR DE RESULTADO | RECURSOS |
Desenvolver mais projetos em conjunto com o time | 12 meses | Trabalhar em pelo menos um projeto do setor financeiro em conjunto com seus pares | O orçamento para novos projetos já foi definido na previsão do ano anterior. |
Treinar o time do uso da nova ferramenta usada no setor | 6 meses | A equipe deve estar operando o novo sistema até o final do semestre | Novo sistema já estava no orçamento da área |
Organizar o fluxo de trabalho dos assistentes do setor (demandas x prioridades) | 3 meses | Ao final do período, as demandas devem ter uma definição de prioridade, de modo que todas entregas do setor fluam melhor e sem atrasos | Ferramenta online e gratuita para acompanhamento das solicitações e entregas |
Fazer curso de comunicação em ambiente profissional | 3 meses | Melhorar comunicação e abertura com as demais pessoas do time | 150,00 (orçamento de especialização de funcionários) |
Apesar de fácil visualização e praticidade de uso da ferramenta, realizar um PDI em uma planilha de Excel não é a forma mais recomendada entre esses modelos de PDI, porque o acompanhamento das metas não é tão simples quando sua usabilidade.
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Caso a planilha não esteja disponível em meio online (na nuvem), quando os funcionários ou gestores forem acessá-la, podem não estar vendo a versão mais atual da planilha, ou seja, o acompanhamento pode se tornar pouco prático e exigir mais tempo do que o necessário.
E esse é o efeito contrário da automatização e otimização de processos que desejamos para o RH, portanto, por mais fácil que pareça, acaba não sendo a opção mais inteligente para um RH que deseja ser estratégico.
Modelo de PDI 2- Ferramentas de edição de textos e imagens
Toda ferramenta que permita que você crie seções, acrescente comentários em texto, de modo que você consiga colocar os pontos chave do PDI, é possível criar um modelo de PDI.
Isso vale para um documento no Word, Power Point, ferramentas do Google, Canva e outras centenas de opções existentes no mercado atualmente.
Criamos outro funcionário hipotético para o setor de Marketing, que tem como objetivo de carreira se tornar líder do setor, e, portanto, deverá realizar algumas ações ao longo do ano, com o objetivo de estar melhor preparada para as atribuições que esse cargo exige.
Veja abaixo como ficou o modelo e PDI da Tamires, atualmente analista de Marketing na empresa:
Os objetivos estão claros e bem definidos, assim como os prazos para cada ação, e quais os pontos fortes e fracos que ela pode usar a seu favor e que deverá desenvolver para estar mais próxima do seu objetivo.
O ponto negativo desse modelo de PDI criado em qualquer uma das ferramentas acima mencionados está no fato de não ser prático o acompanhamento ou anotações do andamento desses objetivos.
Para um acompanhamento progressivo das ações, o funcionário conseguirá analisar melhor se conseguir controlar o andamento dessas ações, por isso que o ideal para um PDI é que ele seja automatizado e realizado por meio de um sistema, pois até mesmo pelo excel fica difícil fiscalizar a cadência desses objetivos.
Modelo de PDI 3 – PDI Com a Mindsight
A Mindsight desenvolveu a suíte de Performance e Recompensa pensando no ciclo de avaliação de desempenho, essencial para acompanhamento do funcionário, e que também auxiliam para uma tomada de decisão mais justa, com base em dados.
E dentro dessa suíte, contamos com a ferramenta de PDI, totalmente digital, em que o acompanhamento dos objetivos é realizado de forma prática e objetiva, em que tanto os objetivos do funcionário e os da equipe ficam disponíveis para visualização:
Os PDIs realizados com os funcionários ficam disponíveis no sistema, de forma visual e prático, sendo possível analisar quais os objetivos e ações foram propostas para o funcionário ao longo do tempo na empresa.
Esse, com certeza é o melhor modelo de PDI que você pode aplicar com o seu time, porque através dele, é possível que ter uma visão clara dos objetivos, o que é necessário para alcançá-los, quais tarefas já foram realizadas para tanto e qual o prazo desse objetivo.
O sistema sinaliza o que que está em atraso, em andamento e o que foi concluído, sendo possível que o funcionário teça comentários ao longo do período em que a ação foi proposta, podendo incluir quais foram os aprendizados e dificuldades que permearam o desenvolvimento daquela ação.
Além disso, o sistema conta com integração de outros sistemas da Mindsight, o que faz com que a experiência do usuário seja ainda mais completa, facilitando também o trabalho dos gestores, além do funcionário ter uma visão macro de toda a sua trajetória na empresa.
A Mindsight acredita que RH e tecnologia podem – e devem – caminhar juntos. Os processos relacionados a gestão de pessoas não precisam ser complicados e todo o tempo do time de recursos humanos é valioso para ser perdido com etapas manuais.
Se você deseja ver, na prática, como nosso sistema funciona, agende uma demonstração com um dos nossos especialistas e veja como a tecnologia pode te ajudar com um RH muito mais automatizado e pensado para as suas dores ou fale conosco diretamente pelo chatbot, clicando no ícone do canto inferior direito da tela!